31.7.06

Geada em Lavras

Idade


Reconheço que ando meio delirante. Que a idade madura não me fez ficar séria, centrada, segura, cheia de respostas. Pelo contrário. Me descubro cada vez mais fora-do-padrão. Acho que é mais internamente, e chego a conclusão que sou dissimulada. Penso coisas malucas e ninguém percebe. Nada de grave: me refiro a um senso de humor que não seria bem recebido, ou fantasias que não ousaria contar pra ninguém, ou sonhos por demais juvenis, típicos de adolescentes românticas e desatentas. Ninguém, com um mínimo de bom senso, faria os planos que eu faço. Desconfio que não me levariam à sério se soubessem que fico um tempão esperando pra ver o meu beija-flor, enquanto tenho gavetas para arrumar. Ou que escrevo coisas sem sentido ao invés de listas para o supermercado. Que presto atenção nas nuvens e não na limpeza da casa, que sonho com algodão doce e nem cogito uma dieta balanceada. Que ando acariciando árvores no parque, mas ainda não tive coragem de abraçar nenhuma, porque imagino que seria intenso demais. Não assisto TV e acho que devo estar completamente fora da realidade, mas as más notícias acabam chegando. E acho que vou envelhecer sem entender as razões da guerra e da miséria, em todos os seu níveis. Esperava uma compreensão da vida que a idade não me trouxe, definitivamente. Me desencanto com algumas coisas mas me apaixono por outras. Não me conformo com a mesmice e acomodação e acho que deveria - e seria bem mais simples. Não acho que sentimentos e sonhos possam ser descartáveis. Reconheço que a opção de ficar presa a comodidade de relacionamentos estáveis, de empregos seguros, é tentadora e pode ser uma forma de sobrevivência. Mas o preço é muito alto.
Tenho aprendido a chorar.
E ando com vontade de pegar a estrada e sair por aí, sem roteiro nem data pra voltar.

O que eu fiz em Lavras?

.
Fiquei na beira do fogo todo o tempo que consegui!
Quando criei coragem, fui até a Telúrica (onde fiquei dentro da lareira, também! Heheheh), vi minha avó Electra, que tem 97 anos e tá ficando tão pequeninha, mas adora ganhar beijo, fui no Chá de Fraldas da Maria Júlia, que vai nascer em outubro e achei a Fabiane linda, grávida, cortei o cabelo no salão da Luciana e fiquei feliz, fui no Benedito jogar conversa fora e descobri alguns leitores deste blog que jamais suspeitaria, comi um camarão com quiabo delicioso, feito pelo meu irmão Guga, achei que ele e a Gisela estão lindos e não me cansei de olhar para eles, beijei muito meus sobrinhos, revi pessoas que não via há tanto tempo, como minha tia Carminha, que eu adoro...
Em Lavras congelei as mãos, os pés e a ponta do nariz, em muitos momentos, apesar de estar cheia de roupas, mas meu coração ficou aquecido o tempo inteiro!
.

30.7.06

Centenário de Mário Quintana

"Amar:
Fechei os olhos para não te ver
e a minha boca para não dizer...
E dos meus olhos fechados desceram lágrimas que não enxuguei,
e da minha boca fechada nasceram sussurros
e palavras mudas que te dediquei...

O amor é quando a gente mora um no outro.
"

28.7.06

Rodoviária de Pelotas

Pego um ônibus, hoje, destino Lavras do Sul.
Lembrando das coisas que preciso fazer, passagens, etc, me veio a imagem da rodoviária de Pelotas! E lembrei de uma descrição muito engraçada (e verdadeira) da sua arquitetura.
Foi no blog Obnubilado, de onde tirei também a foto da escada.
Vale à pena ler:


"A rodoviária de Pelotas tem uma arquitetura de outro mundo. Externamente parece um pagode japonês misturado a uma pista de esqui. Internamente, é um quase toda um vão frio, com uma gruta tenebrosa na parede, onde vive a estátua de uma santa e luzes.
No segundo andar ainda está a réplica do mercado público feita em açúcar na Fenadoce há três anos, e goteiras. As rampas que dão acesso ao piso superior são a alegria da criançada. Eu me divertia lá, porque a gente vai subindo em caracol, sem parar. Vertiginoso. (...)
Antigamente o prédio era pintado de uma cor estranha, meio cor-de-rosa. O novo prefeito resolveu pintar de amarelinho (ou bege, ou algo por perto disso). Lá dentro há formas interessantes, que resultaram, algumas, nessa foto, tirada da escada e do início de uma das rampas, em setembro. Nunca subi pelos degraus sinistros; a rampa é muito mais simpática."

Voar



Quero janelas abertas, sol entrando na minha casa, vento morno balançando as cortinas. Quero saborear as frutas devagar, tomar banho de chuva, girando sem parar, até ficar tonta, embriagada de tanto riso e ar! Quero andar de pés descalços, na beira da praia, olhando o mar sem me deprimir. E entrar numa banheira de água quente como quem volta para o útero. Preciso fechar os olhos, mergulhar na minha própria pele, entender meus sentimentos e voltar à tona, fortalecida e serena. Quero, ainda, acordar leve e gostar do dia que terei pela frente. E, nos intervalos das tarefas cotidianas, se não for pedir demais, voar!

27.7.06

Dúvida existencial

Pergunta às mulheres:
Alguém de vocês tinha uma mãe que recomendava que tinham que estar sempre usando calcinhas impecáveis, caso passassem mal e tivessem que parar num pronto socorro?

Sou leonina!

O que posso fazer se os leoninos nasceram para brilhar? Heheheheh!
Olha a timidez do leão da fotografia...


"A inteligência de Leão sabe valorizar e extrair o máximo de exuberância da vida.
Saber selecionar intuitivamente as pessoas, situações e circunstâncias que lhe favorecem e garantem um bom espaço para a individualidade é outro trunfo dos que têm o Sol em Leão. Tudo o que diminui, abafa e escurece o EU será inteligentemente excluído pela percepção dos leoninos. Eles procuram, intuitivamente, as pessoas e os lugares que o façam sentir-se bem consigo mesmo e rechaçam aquilo que ameaça sua auto-estima.
Leão tem a consciência de merecer o que há de melhor na vida, como se fosse um filho bem vindo deste mundo, podendo dirigir-se para o que há de bom dentro dele. Eles percebem sua vivência através da fartura, da beleza e da satisfação.
Apta a imprimir calor e amor a tudo que foca, a consciência leonina mantém o coração constantemente aquecido. Estas pessoas nos ensinam que sem o calor do coração pelas pessoas e atividades que compõem a existência, a vida corre, mas não pulsa. É isto que dá a eles um certo brilho especial e uma exuberância: o pulsar e a alegria de se estar vivo." (
Porto do Céu)

Alguns leoninos famosos:
Alfred Hitchcock
Burle Marx
Caetano Veloso
Coco Channel
Daniela Mercury
Jacqueline Kennedy
Jennifer Lopez
Jorge Amado
Madonna
Napoleão Bonaparte
Robert de Niro
Salvador Allende
Sandra Bullock
Yves St. Laurent

Viva o Orkut!

.
Graças ao orkut, acabo de reencontrar a Cristina, amiga querida, da época da faculdade, em Santa Maria!
Nos formamos juntas, em 1980 e, de lá pra cá, nossos encontros foram rareando, pela distância - ela mora em Quaraí, e pelas atribulações da vida, trabalho, filhos, etc.
E agora a reencontro, às vésperas da formatura da sua filha , a Clarissa, em Direito, também!
.
Estas são algumas fotos do nosso 25º Aniversário de Formatura ( a Cris não pode comparecer).É so clicar em cima da foto, para ampliar!

26.7.06

Inferno Astral?!

.
"O período conhecido popularmente como "Inferno Astral" é o mês que antecede o aniversário de alguém. Nesta época, muitas pessoas acreditam viver momentos de angústia, depressão ou até mesmo azar, atribuindo as turbulências a alguma configuração astrológica misteriosa. Será que ela realmente existe e é mesmo inevitável?
Existem algumas explicações para entender estes trinta dias temidos antes da inauguração de uma nova idade. O aniversário nada mais é do que o marco de um novo ciclo solar na vida de uma pessoa, ou seja, o Sol passa pelo mesmo ponto do Zodíaco que estava quando ela nasceu, sinalizando uma nova etapa para a sua consciência. Os dias que antecedem esta renovação são exatamente os últimos do ciclo anterior que a consciência vinha atravessando.
Apesar de não ser uma força misteriosa desenfreada como muitos imaginam, existem explicações simbólicas consistentes para a crise do último mês de uma idade, mas isto não significa que acontecerão apenas coisas negativas na vida de alguém ou que seja impossível lidar bem com este período de transição. Todos têm livre-arbítrio e podem, ainda mais compreendendo o ciclo no qual estão inseridos, dedicarem este momento à reflexão e avaliação da etapa terminada, preparando-se sem tantos atropelos para a próxima." (Roberta Tótora)
___________________________________

Desalento (de Alexandre Beanes)

Eu desencontro
Desalento de cabeceira de rio
Dono da fronteira
Entre o que há
E o que haverá de ser.
Espalho no vento
Um desencanto
Esparramo no céu um desalinho.
Eu desespero dos sem medo
Descaminho do sossego
Sem anseio ou esperança.
Eu jardim de espinho
Desandança
Carinho de ferro e fogo
Limite entre o escuro
E a total claridade
Desamparo...
Eu... solidão.
Eu desafinado
Caminho torto de nota musical
Desacato, desespero.
Eu sem meio termo
Sem fruto inteiro
Eu rumo do outro rumo
Solto
Desaprumo.
Eu sem amor
Um desabono
Desafogo, desapego,
Desarmônico corpo sem razão.
Eu, que no planeta vago.
Desmascaro, desbarato,
Rastejo e não parto
Eu despaixão.

Ouça Gal Costa, na Rádio Uol.

25.7.06

Dunga

Depois de tantas analogias entre futebol e política, não deixa de ser uma boa surpresa o nome do Dunga, para técnico da seleção brasileira.
Melhor ele, com sua inexperiência, do que qualquer outra possibilidade entre os conhecidos técnicos de futebol que andam por aí!
Colorado e gaúcho, Dunga passa uma imagem de garra, vibração e estréia como treinador no dia 16 de agosto em um amistoso contra a Noruega.
Tomara que, também na política, apareçam novas possibilidades! Não tá fácil escolher entre os candidatos que já exerceram mandato! Talvez seja a hora em que as mudanças comecem a acontecer!

__________ __________________________________
.
Urgências para o amanhã

Adoro as coisas que o Samarone fala, enquanto conta suas histórias!

... "Você pode estar num bucólico, singelo, pacato boteco, tomando sua cervejinha, pensando nas besteiras que fez e que deixou de fazer, anotando as providências e urgências para o amanhã (urgência para hoje cansa), aquele silêncio pacato e misterioso da vida, quando chega um sujeito, abre a tampa do bagageiro e manda ver, um "Aviões do Forró", "Caldinha Preta", coisas do tipo. Eu fico arrasado, fecho meu caderno, pago a cerveja e vou me embora. Isso é muito normal, ninguém reclama, faz parte da cultura, e não vou ficar brigando com o mundo."

Aniversário da Márcia

"Jornalista, pesquisadora da UFRGS e blogueira eventual. Crítica de plantão, filósofa de boteco e pinta patife. Um dia vou escrever como Leminski e amar como minha vó." (do Patifaria)
.Como o Sean falou, num de seus comentários, a Márcia tem o dom de transformar sentimentos em palavras. E, como naqueles comerciais da TV, "ela esta de aniversário, mas quem ganha presente é você"!
Leiam, sem pressa este texto que tirei do seu blog, e vejam porquê sou fã desta Pinta, a quem desejo um feliz aniversário e sempre - e muita - inspiração!
.



" epifania

um dia, já longe no tempo, passamos a nomear todas as coisas, as concretas e as abstratas. criaram-se então os adjetivos, para diferenciar um olhar tímido de um olhar mentiroso, um toque desajeitado de um toque áspero, uma lua triste de uma lua envergonhada. na sofisticação da linguagem, tentamos sempre, e desesperadamente, encontrar o sentido menos ambíguo, o termo perfeito, a expressão exata. por trás de tudo, por baixo de tudo, permeando tudo, o insistente silêncio, o teimoso silêncio que perturba, desconcerta e, em sua densa escuridão, angustia.

há coisas, porém, que não são nomeáveis. contêm em si tanta beleza ou tanta verdade, que não há palavra capaz de condensá-las. não há verbo que lhes seja suficiente e não há cor que com precisão as represente. quando estes sentimentos são percebidos, quando se tornam repentinamente visíveis embora permaneçam paradoxalmente disformes, somos confrontados com a pobreza de toda linguagem diante do mais cálido silêncio. estes momentos de pura epifania, porém, bastam para alimentar o que temos de mais humano, de mais singular e de absolutamente intransferível para outra pessoa. só aquele nariz é capaz de conter aquela dignidade, só aquela voz pode reter aquele tom, só aquela mão pode ofertar aquela verdade.

não há, no mundo, sentimento mais precioso do que aquele que não cabe em nome já dito. nem calor mais bendito."

(Foto capturada do Orkut. Efeitos "espaciais" da minha autoria!:) )

Crônicas dos desfiles de moda

"Não há crônica ou conto que me divirta mais que críticas de desfile de moda. Se não conhecesse as pessoas que as escrevem diria tratar-se de bons escritores, poetas remanescentes do concretismo ou do construtivismo. O mais gostoso disso tudo é que eles são reais, os jornalistas e seus textos. Enfim, antes do fim do evento multiétnico e racial tomei a iniciativa de destacar algumas pérolas do nosso jornalismo de moda. Promoção absurdinha: juntando as frases, você compõe automaticamente uma música para o novo disco de Arnaldo Antunes". (H.Galvão)

“Manifesto de resgate memórias perdidas, emoções roubadas, sensações de opostos, jogos de esconder e revelar.”
“Exercícios de edição e montação na passarela, ainda mais que o mote aqui é o minimalismo vigente.”
“Resposta fashion às notícias trágicas dos jornais com uma coleção que usa o conceito contemporâneo de bem-estar como mote.”
“O ato é acertaderrerézimo.”
“Vem mais afiado do que nunca, enterrando a imagem fragmentada.”
“A sequência de looks é um megamix das paixões.”
“As referências borbulham no caldeirão com fragmentos barrocos.”
“O forte da coleção são justamente essas peças que dialogam com o hoje.”
“É a essência da performance.”
“Um bucolismo às avessas.”
“Um perfume de romantismo que passou.”
“Colocam a gente com um pé numa realidade mais cósmica.”
“Renova seu repertório com tendencinhas e uso de cores fortes e novos materiais.”
“Os exercícios no feminino estão mais fortes, mas quando se envolve na estética do olhar são desejáveis.”
“A apresentação foi longa, com edição burocrática, blocada por cores e peças corseletadas.”
“Há um grito preso na garganta. Uma vontade de quebrar as regras. Uma paixão desenfreada pela moda.”
“Seu look mais basiquinho é sessentinha, com luvinhas, amplos e macaquinho com capuz, estampinha listradinha, batinhas soltas e vestidinhos tropicais fofolitos.”

-> Adorei! Vou adotar este vocabulário! Me aguardem!
-> Li aqui


-> Meus objetos de desejo: as sandálias/botas da Gloria Coelho, os vestidos/camiseta da Vide Bula e a roupa íntima que vi neste blog bem interessante: MonocromáticoMulticolorido
.

Euzinha nunca desejei alguma coisa destes desfiles, mas sempre tem uma primeira vez! :)

24.7.06

Nova associação de imagens!

.
Quando eu era criança, este corredor não tinha fim e me levava para todos os lugares... A casa parecia tão grande, tantas coisas guardadas, tantas histórias de família... Nas paredes fotos dos bisavós, nas gavetas documentos amarelados, pastas, registros, certidões, cartas. Tantos livros, roupas de antigos bailes, que minha mãe fazia questão de guardar. As coleções do meu pai, algumas louças da vó Julita, copos de cristal, a vitrola que toca discos de uma música só, com um som maravilhoso. Revistas de fotonovelas, filtro d'água de barro, lençóis de linho, toalhas com monogramas, bordados à mão. Um quadrinho na parede, que diz "a vida é como dados, tem seus pontos marcados", a velha despensa, com suas tulhas enormes, as paredes com escariolas, o fogão à lenha, o barulho dos passos, os sons, as risadas, o silêncio. Tudo continua lá.
Nunca mais voltei nas Cordilheiras.
.
.Todas estas lembranças, quando vi o mural de Kamille Saabre.

Parabéns, Néka


Um beijo pra Néka, pelo seu aniversário!
Pra brincar um pouquinho com ela, aqui vai uma foto de quando ela fez figuração no filme "Netto Perde Sua Alma"!
A Néka é uma amiga de Lavras, artista da Rádio Galocha, e tem sido extremamente carinhosa em elogios e trocas, aqui no blog!
Aliás, quero esclarecer que falo, aqui, dos aniversários das pessoas que fazem parte, de alguma forma, deste convívio, no Roccana!
Os outros amigos, cumprimento de outra forma, mas sempre com enorme carinho!

23.7.06

Verde, verdejante!

"Ninguém merece olhar pela janela e enxergar isso!!! Merece?"
Imaginem alguém que é tão ligado em formas, cores, construções, paisagismo, desenhos, que escolhe, para sua profissão, a Arquitetura. Que sabe o quanto as cores influenciam no ambiente. E que passa várias horas do seu dia, debruçado em sua prancheta, desenvolvendo projetos e escolhendo as cores, que estão intimamente ligadas às sensações. E que, provavelmente, escolheu as tonalidades das paredes do seu apartamento, dos revestimentos, dos móveis, dos quadros e dos acessórios de decoração com dedicação, conhecimento, bom gosto e sensibilidade.
Conheço alguém exatamente assim, que tem um blog delicioso e o apelido de Zéca.
Pois o Zéca mora numa cidade do oeste de Santa Catarina, exatamente do lado deste prédio pintado, recentemente, de verde, mas tão verdejante que esverdeia todas as peças do seu apartamento, incide nas suas paredes, nos desenhos, cuidadosamente dispostos nas sua prancheta e está deixando meu amigo arquiteto completamente insano! É compreensível, não é?
Se alguém declamar, perto dele a famosa poesia Romance Sonâmbulo, de Federico Garcia Lorca, acho que ele surta! Mas não resisto...
.
"Verde que te quero verde.
Verde vento. Verdes ramas.
O barco vai sobre o mar
e o cavalo na montanha.
Com a sombra pela cintura
ela sonha na varanda,
verde carne, tranças verdes,
com olhos de fria prata.
Verde que te quero verde.
Por sob a lua gitana,
as coisas estão mirando-a
e ela não pode mirá-las."
.
Recadinho para o Zéca:Tirei as as fotos e legendas do teu ábum, do Orkut! Espero que ainda consigas te divertir com isto tudo! :)

Associação de imagens!

.
Isso me acontece sempre: olho uma foto e lembro de uma imagem parecida.
Achei um vestido igual ao que usei no casamento da minha sobrinha Luciana, no ano passado, numa tela de Jack Vettriano. Acho que dá pra ver o quanto são iguais!
De qualquer forma, foi bom rever as fotos do casamento da Lu e do Jacques: na primeira, estou com a Luiza. Depois com meus sobrinhos Alexandre e Maurício e meu filho, Anselmo. Na seguinte com a minha filha, Kika. Na última a Luciana, uma noiva realmente linda!!

22.7.06

Maturidade


"Só a maturidade nos encoraja a procurar quem realmente somos e, melhor ou até mais desafiador, gostar do que encontramos."

(Alda Palma)

Alô, Léo!


No Indizível, uma superdica de telefonia internacional gratuita!
Vá lá e conheça o site Gizmo Project!

21.7.06

Castigo

Quando era criança, costumava passar as férias lá fora, na casa do meu avô Augusto e da minha avó Electra (ela odiava este nome!). Lá era o paraíso. O vô tinha uma carpintaria com tudo o que se pode imaginar. Ele fazia móveis para minhas bonecas, pazinhas de madeira, tábuas de cortar legumes, pandorgas, enquanto a minha avó costurava roupas para elas, com montes de retalhos de tecidos que tinham numa cesta, que era meu objeto de desejo. Como meu avô era farmacêutico (manipulava remédios), me deu uma infinidade de potinhos, vidrinhos, tubos e medidores que eu cuidava como a um tesouro. Tudo o que eu tinha, lá fora, eram duas bonecas de plástico e estas coisas que ia juntando e transformando em brinquedos.
Água, terra, pétalas de flores, folhas, pedrinhas... Terra com água virando barro que virava bolo de aniversário, enfeitado com flores. Uma porta velha era a mesa. Papel de embrulho, cuidadosamente recortado,era a toalha de rendas. Em vidros, latas, fazia a comidinha das bonecas, "cozinhava" as folhas picadinhas. Tudo embaixo de uma parreira enorme.
Minha avó ensinava a não colher as frutas e os legumes da horta. Dizia que era desperdício, que precisavam amadurecer...
Numa tarde de sol, depois do almoço, quando meus avós sesteavam, inventei de ir na horta. Tinha um portão, que empurrei devagar e vi todas aquelas cores, que adoraria usar no "almoço" que tava preparando. Mas lembrei das recomendações da vó e desisti de arrancar os legumes, ainda verdes. Só que não resisti e arranquei duas pimentas vermelhas, de uma pimenteira enorme que tinha bem ao lado do portão. Considerei que ela estava carregadinha e que duas pimentas não fariam falta. Voltei correndo, com a sensação de estar fazendo o que não devia...
Eu tinha uma tábua onde cortava as folhinhas e fui picando a pimenta vermelhinha, que usaria na minha "salada". Piquei tudo... fiquei olhando... e, nem sei por que, esfreguei o olho. Meu Deus! Ardeu muito! Doeu! Queimou! E eu não fazia a menor idéia do que tava acontecendo. Só podia ser castigo de Deus, que tava vendo tudo!
Corri ao banheiro, lavei com muita água e a dor foi acalmando.
Voltei na "minha" cozinha... Limpei tudo... E passei o resto da tarde quieta, sentada numa calçada que tinha em frente da casa, pra espanto da minha avó que não entendia porquê eu tava tão calada...

Ele mora no meu coração!


Para o Alessandro, que tá de aniversário hoje, ofereço esta música, desejando que a gente ainda possa comemorar muitos encontros, sempre com muita alegria, muita cantoria e menos desafinação! Heheheh!

Maluco Beleza
Raul Seixas
Enquanto você se esforça prá ser
Um sujeito normal
E fazer tudo igual
Eu do meu lado, aprendendo a ser louco
Um maluco total
Na loucura real
Controlando a minha maluquez
Misturada com minha lucidez
Vou ficar
Ficar com certeza
Maluco beleza
Este caminho que eu mesmo escolhi
É tão fácil seguir
Por não ter onde ir
Controlando a minha maluquez
Misturada com minha lucidez
Vou ficarFicar com certeza
Maluco beleza
Eu vou ficar...


Ouca aqui!

20.7.06

Gráfico do Roccana


A imagem acima é a representação gráfica de todo o conteúdo deste blog. Adorei ver a imagem se formando! Pra fazer, é só clicar aqui: Websites as Graphs

As cores mostram o seguinte:
azul = links
vermelho = tabelas/células
verde = formatação de blocos
violeta = imagens
amarelo = formulários
laranja = quebra de linha e blocos de texto
preto = nó inicial do código da página (html)
cinza = outras tags

Estabilidade


É bom ficar sozinha, andar pela casa, sentir seus cheiros. Olhar as fotos, nos porta-retratos, fechar as cortinas e sentir a luz que chega mais suave. As plantas estão há tanto tempo ali e não perdem o viço, apesar dos poucos cuidados. Elas simplesmente se adaptaram à casa e colhem a luz do sol que só entra nas primeiras horas da tarde. Preguiça. Calma.
Minha casa sempre foi o melhor lugar do mundo, o mais seguro...
Fico pensando que não devemos esperar segurança, ou estabilidade no trabalho, no casamento, nas relações com os filhos, nas amizades, no amor. A única estabilidade que realmente depende de nós e que vale à pena perseguir, é a emocional. Até para que possamos administrar as instabilidades que fazem parte da vida, sem desesperar a cada acontecimento que foge do nosso controle ou da nossa vontade.
Tanto silêncio... até que, na cozinha, a água no fogo pra fazer um mate "chia". Temperatura certa, quebrando o silêncio e me trazendo pra vida. Rotina. Repetição.
Volto a olhar os porta-retratos e tenho a consciência que a minha estabilidade só é possível na medida em que sei que meus filhos estão bem. O resto, tiro de letra.

1 ano no Orkut

Resisti a entrar no Orkut, apesar dos inúmeros convites do meu primo Júnior. Só que, em julho do ano passado, a Kika simplesmente abriu uma página pra mim e mandou vários convites. Os primeiros foram para as amigas dela (estas fofas, das fotografias) que eu adoro! E começaram a chegar scraps carinhosos, divertidos, alguns de amigos que não via há anos!
Achei tão mais fácil que manter contato através de emails, tão divertido de xeretar, olhar os álbuns de fotografias, ler sobre o perfil, saber as novidades...
Não acho que haja exposição, se quisermos evitar. Não tenho grandes paranóias! Deleto todos aqueles bichinhos, bombinhas e mensagens com "clique aqui", sem o menor remorso !
"Conheci" algumas pessoas extremamente interessantes, dou boas risadas, mato as saudades. O resto é drama e exagero, de quem é azedo e implica com estas coisas!

Meus primeiros scraps:

Mariana: Oieeeee!!!! =DQ bom q entrou no orkuut!!!Bjooosss
Lídia: Manhê!!
=DFico feliz q finalmenteeeee (por livre e espancada pressão) tenhas deixado eu t colocar no orkut!
ehehehe
Bjoo!!!
Bonnia: Até que enfim!!!!!!Eu ja estava pensando em montar uma comunidade: Queremos a Tia Ana no Orkut!!!E ai "frô"? Como ta? Bunitona essa foto hein!=@@@@@@@@@@~
Camila: e aí gatinha, finalmente resolveu participar da modinha orkutiana, é?! jóia!! saudades, tia ana! bjos
Aline: Oi LINDA!!! Que bom que decidistes entrar no orkut!! ;) Muuuuuito show te ver por aki! !te adorooooooo...........bjinhos

-> Na 1ª foto, a Mariana. Depois, comigo, a Bonnia, Camila, Kika e Aline.

Algumas comunidades:
Eu me amo e sou correspondido
Amo q Mexam no Meu Cabelo
LOUCOS por CAFUNÉ
Comer dá Sono e Dormir da Fome
Chocólatras
Vida deveria ter Trilha Sonora
Leonino não nasce: ESTRÉIA!
**Vamos Fugir**
Adoro Estrelas - I love Stars
Eu aMo MeU TrAvEssEiRo!!
Inteligência é Afrodisíaco
Curta a vida pq a vida é curta
Eu Amo Sol

Quem sabe o que é Mandiopã??

(Fui procurar no Google! Só achei esta imagem!!)

19.7.06

Dia do Amigo.

(Pretexto pra falar na Turma de Lavras)

Lavras do Sul e meus amigos Cássio, Maninho, Jacinto, Cazuza e Waguinho!

Sabe o que é poder falar bobagem, fazer bobagem, brigar, fazer as pazes, ficar de cara feia, ficar feliz, fazer confidências, inconfidências, contar tudo, não contar nada, ficar em silêncio, tomar banho de rio, ver o sol nascer, andar na chuva, na rua, na fazenda, viajar, viajar na maionese, ter uma história em comum, ter uma história incomum? Tudo isto e muito mais?
Pois é... Isto é a nossa turma. Turma de Lavras, turma de amigos, turma de loucos, de irmãos, desvairados, emocionados, passionais, permissivos, intransigentes, doces, brigões, diferentes e iguais, com vontade de abraçar, de beijar e de matar?
Isso somos nós. Ou fomos. E queremos continuar sendo. À duras penas, com sacrifícios, descontentamentos, encontros, desencontros...

Quem quiser ler na íntegra, taqui! Esta é uma parte de um texto que escrevi para ser falado num documentário feito pelo Júnior e que acabou não saindo... O texto é imenso, foi escrito num só fôlego, em letras maiúsculas (não entendo porquê!) e cheguei a gravar num áudio que está no Júnior e que ficou bem bacana. Talvez vire um pod cast! Tô louca pra fazer um!
Fala de uma turma de amigos, que por acaso é a minha, que começaram a conviver quando tinham entre 13 e 14 anos, numa cidadezinha pequena e interiorana chamada Lavras do Sul. O passar dos anos afastou alguns, de quem sinto muitas saudades, mas a maioria permanece unida, sempre em contato, sempre muito próxima.
Nos reunimos na Páscoa, todos os anos. Ficamos juntos de quinta à domingo, tentando matar as saudades e por os assuntos em dia. Nunca conseguimos!

Mais alguns da turma, que não aparecem na foto lá de cima: Júnior, Olguinha e Neneca!

____________________________________________________

♥ Desejo que todos os meus amigos estejam bem e saibam como são importantes: os antigos, os novos, os virtuais, os do Orkut... Me sinto feliz porque aprendi a admirar e a amar cada um deles!

17.7.06

Mulheres e suas fases

Nas três primeiras fotos Angelina Jolie, Laetitia Casta, Britney Spears e, nas últimas três fotos, Luiza Thomé, Sophia Loren e Sharon Stone.

A gestação, a maternidade e a maturidade: três momentos, na vida de uma mulher, em que a sexualidade ficava excluída.
O papel de mãe sempre foi santificado e, até, assexuado (idéia ressaltada pela formação católica, na Virgem Maria). Até muito pouco tempo, mulheres, depois dos 40, eram consideradas "senhoras", prontas pra assumirem o papel de avó - mãe duas vezes, portanto duas vezes santificada!
Mas não há como negar: cada vez mais a mídia mostra imagens sensuais, associadas a estas fases: atrizes e modelos posando nuas e grávidas, a maternidade sendo realçada como momento de extrema feminilidade, beleza e, até, erotismo. Sophia Loren, aos 70 anos, acaba de posar para o calendário Pirelli que é famoso pelas suas mulheres sensuais.
Estas mudanças são reais ou são imagens criadas pelas agências de publicidade e revistas especializadas em famosos? É saudável? É melhor? O que mudou?
Não sei. Mas se traz menos culpas, menos traumas, se dá mais liberdade, mais verdade, mais prazer, que se repense todos estes papéis. Até porque, cada mulher tem direito de escolher como quer viver a sua vida, sem ter que obedecer a padrões e a estereótipos, nem de imagem e e nem de comportamento.


Nas bancas, hoje, a atriz Gabriela Duarte, nua e grávida.

16.7.06

Peregrinos de Santa Maria

Sempre acompanho as caminhadas do Rafael e dos peregrinos de Santa Maria. Eles escolhem lindos roteiros, pelo interior do Rio Grande do Sul, e as fotografias mostram paisagens de sonho:
.


.

Vale Vêneto, RS / Fotos daqui.

15.7.06

As mulheres de Leão

Vinícius de Moraes, em “A mulher e o Signo”.


A mulher de leão
Brilha na escuridão.
A mulher de leão, mesmo sem fome
Pega, mata e come.
A mulher de leão não tem perdão.
As mulheres de leão
Leoas são.
Poeta, operário, capitão
Cuidado com a mulher de leão!
São ciumentas e antagônicas
Solares e dominicais
Igneas, áureas e sardônicas
E muito, muito liberais.

14.7.06

Aniversário do Júlio

Quero desejar toda a felicidade pra este primo querido, que tem estado tão próximo nesta minha aventura de escrever um blog e dizer que suas palavras de estímulo sempre foram muito, muito importantes. Cheguei a ficar preocupada, quando soube que ele era leitor destas mal traçadas linhas, já que escrevo sem o menor critério! Mas o Júlio pareceu se divertir tanto quanto eu, então relaxei! Heheheh!

Quero que ele saiba o quanto as lembranças que temos em comum fazem parte do que tenho de mais valioso e importante: o amor por nossa família, lembranças da nossa infância, saudades das mesmas pessoas, dos mesmos lugares, valores, senso de humor - e até mau humor - parecidos!

Gostamos das coisas simples, das reuniões embaixo das árvores, do churrasco e do chimarrão, de ver nossos filhos se tornando amigos, e a certeza de que este amor não tem tempo nem distância que mude. É amor de imãos, que não dá "mão de obra" e nem precisa de convivência diária pra permanecer intacto e fazer tanto bem à alma!

Que o Júlio seja muito feliz e saiba o quanto é querido por esta prima!



Foto do Júlio com suas filhas Rafaela e Isadora, "capturadas" daqui. Também coloquei uma foto do Donairão, das Cordilheiras, dos primos, de gadinho de osso, de Lavras... Todos assuntos de correspondência trocada entre nós!

13.7.06

My Way

Quem me acompanha aqui sabe: ouço muitas vezes uma mesma música, em algumas épocas. Nos últimos dias andava ouvindo My Way, que me deixava meio nostálgica...
Hoje recebi um e-mail da Rosa com um vídeo de "Happy Feet", uma animação australiana, lançada no ano passado. Não assisti ao filme, mas adorei a palhinha de "My Way" na voz de Robin Williams como o pingüim Ramón.
Demora um pouquinho pra baixar, mas é muito bonitinho! :)

PS: Adorei usar trema em pingüim!!
PS2: Adorei escrever PS!!
PS3: No blog da Rosa, hoje, tem uma receita de Rosca de Chuva! Hummmmm
_________________________________________
Ops!! Fiz uma confusão! Ainda bem que o Leonardo me salvou:
"Ana, apenas uma correção: Happy Feet é um longa metragem de animação feito pela Warner que você ainda não viu porque ele ainda não foi lançado!! Hehehe :) O lançamento será em novembro. O videozinho a que você se refere é só um teaser do ano passado. :)"
Obrigada, Léo!!

Coisas de Kika

"Teve um dia que elas passaram uma pela outra e não se reconheceram.
E passaram perto, bem perto, mas não adiantou.
Uma só queria olhar o próprio umbigo e mesmo assim não se via.
E a outra andava preocupada demais com alguma coisa que nem lembra o que era.
Não viu também."
.
Daqui .

O cio da terra


Debulhar o trigo
Recolher cada bago do trigo
Forjar no trigo o milagre do pão
E se fartar de pão
Decepar a cana
Recolher a garapa da cana
Roubar da cana a doçura do mel
Se lambuzar de mel
Afagar a terra
Conhecer os desejos da terra
Cio da terra, a propícia estação
E fecundar o chão


(Milton Nascimento e Chico Buarque)
Para ouvir, clique aqui.
(Gostei da versão da Banda de Pau e Corda e do Quarteto em Cy)

12.7.06

Conversinhas na cozinha

.
Kika e Bonnia, conversando hoje de tarde, enquanto faziam bolo de chocolate:
Bonnia: - "Se o Ronaldo, com aquela "lata", consegue namorar uma modelo, como a Raika, imagina quem aqueles deuses italianos escolheriam?"
Kika: - "Mulheres mais do que bonitas: bonitas e inteligentes. Assim como nós!"
Elas se juntam e falam tanta besteira e dão tanta risada que acabam me contagiando! Acho que elas estão certas: são lindas e inteligentes!

PS: A foto da dupla eu tirei no dia da Formatura da Bonnia. Devo dizer que estou publicando sem autorização, porque elas implicariam com meu post! :)

_______________________________________________

Aliás, hoje minha tarde (e minha cozinha) esteve movimentada! Além da Bonnia e da Kika, que fazem faculdade de Direito (a Bonnia se formou em Administração), estava aqui em casa a Isara, que também cursa Direito, a mãe dela, Mara, e o Dude. Falávamos no Exame da OAB, sua inconstitucionalidade e as razões que justificariam sua manutenção. A OAB preocupa-se com o nível do ensino do Direito e a proliferação de faculdades em todo o país. O argumento de que é função da OAB afastar os maus profissionais, a meu ver, está mal aplicado.
Mais do que exames de conhecimento jurídico, a OAB deveria fiscalizar a atuação dos advogados, cada vez mais envolvidos e associados a crimes como sequestros, narcotráfico, formação de quadrilha, etc. Isso é mais grave e mais assustador. E muito mais urgente.
Nos jornais, hoje, está a notícia de que o menino Lucas foi libertado depois de 63 dias de cativeiro, (onde fez aniversário, perdeu o primeiro dente-de-leite e jogou videogame enquanto esperava os pais 'voltarem de viagem'). Um advogado, vizinho e amigo da família pode ter sido o responsável pelo sequestro. Vamos aguardar a posição da OAB.

Related Posts with Thumbnails