28.2.07

Beijos para a Luiza!


Assistir ao nascimento da Luiza, num dia 28 de fevereiro, 24 anos atrás, foi uma das experiências mais marcantes da minha vida! Na verdade a idéia de era que eu apenas fotografasse o parto, mas, por uma dessas coisas inexplicáveis, acabei virando uma ajudante de enfermeira improvisada mas dedicada, que passou algumas horas absolutamente envolvida com o milagre da vida, sem nem ter tempo de parar para pensar!
O que aconteceu é que a Luiza nasceu numa sala de parto, do Hospital de Lavras, acabada de inaugurar. Cidade pequena, na hora do parto não havia nenhum médico e nenhuma auxiliar disponível e quem cuidou de tudo foi a tia Olma, extremamente experiente e competente - quem é de Lavras sabe que a Cristina não poderia estar em melhores mãos! Só que eu virei a única ajudante e lembro de correr (literalmente!) pelos corredores do hospital, buscando, na sala de enfermagem, tudo o que a tia Olma ia pedindo, desde luvas e tesoura até álcool e balde(?!)!
A Luiza foi a quarta filha da Cristina, que teve os outros filhos de parto normal, o que nos tranquilizou.
Sempre conto que a Cristina ganhou a Luiza falando muito e muito alto, uma espécie de prece: "que ela nasça logo, que seja perfeita, que tenha saúde..." Tudo sendo falado, repetido, repetido, repetido, durante todo o trabalho de parto... até que a Luiza nasceu! Tão linda! Tão linda! Até hoje me emociono e sinto vontade de chorar!
Virei a madrinha mais coruja que pode existir! E ela virou uma mulher batalhadora, inteligente, interessante - porque linda, sempre foi! E ela é engraçada, observadora, falante, inquieta! E tem tudo pra ser muito feliz, sempre, que é o que desejo, com todo o meu amor!

27.2.07

Bahhhh!

Se a moda pega, a frota de tratores deste país vai aumentar consideravelmente!!!

Enjoei!

Será que é só comigo?
Enjoei tudo que é publicado sobre carnaval, neste país! A cobertura na TV do carnaval do Rio, o desfile das escolas de samba, as madrinhas da bateria, a exploração da nudez feminina, as fofocas de bastidores, os desfiles dos egos...
Vi estas fotos da Ivete Sangalo no blog da Ana Lúcia e chego a conclusão de que tá tudo errado, equivocado e ficando de um mau gosto absurdo!


Então vim registrar que bom mesmo é o Carnaval de Lavras, onde as pessoas ainda não desaprenderam que carnaval é alegria, palhaçada, festa e reencontro!
Na foto, aqui embaixo, meus primos Samuel e Mariano. Porque uma imagem vale mais que mil palavras! (Foto roubada do Orkut!) Observem a cara da dupla! Imagino o que não aprontaram, lá!!

Metamorfosear

Pode doer, no início...
Mas, depois, é puro encantamento!

Enfim, voar!

26.2.07

Inesperado



Receber um simples telefonema pode mudar um dia que parecia ser igual a todos os outros. Hoje foi assim. Falar com o Paulo Sérgio fez toda a diferença, me deixou feliz e emocionada. Hoje foi um dia muito importante pra ele e lhe desejo toda a felicidade do mundo, porque ele merece!



- Alô?
- Quem tá falando?
- É a Ana.
- É a Ana Lúcia Bulcão Teixeira?
- É.
- Aqui é o Paulo Sérgio Teixeira Bulcão.
-
Não acreditooooooooo!!!!!!!!!

...
Coisa maluca! E bem boa!! Heheheh!
Tantas saudades!

Internautas carentes

...podem ter seu computador infectado!

Oh, céus! Vírus "emos" exploram carência do internauta para infectar PCs!

No Folha Online.

João 100 Gilberto


Estavam em Pelotas, neste final de semana, o Jacinto e a Cema, meus amigos queridos! Pra pôr a conversa em dia, nos encontramos no "João 100 Gilberto", uma barzinho-pub charmoso e com música ao vivo.
Entre os amigos que estavam lá, a Camila (bem à direita, na última foto), que é de Lavras e tá começando um blog que é a cara dela: "Um Chá, Por Favor" , recheado de poesia, reflexões e algumas confidências!

Mudança de hábito!



Mamão + Granola+ Iogurte de Ameixa+Leite!!
Só pra começar bem o dia!! :)

25.2.07

Uma Vida Plena, Livre, Feliz e Fora do Comum

de NINA WISE
.
"Este seu corpo maravilhoso e cheio de possibilidades que você mantém rígido, estressado, tenso, imobilizado diante do computador, na frente da TV, em salas de espera, nas várias filas que enfrenta, é capaz de fazer os mais variados movimentos que o soltem, liberando a esplêndida criatividade que está aprisionada dentro de você.
O que ofereço aqui são os caminhos que descobri: atividades de canto, dança, poesia e arte visual que têm o poder de nos transformar. Quero ajudar você a levar uma vida plena, livre, feliz e fora do comum. Uma vida divertida e cheia de entusiasmo.
Quero ensinar você a relaxar e soltar a sua criatividade. Se você se abrir para aprender o que descobri, em breve se verá dançando na sala, cantando no carro, escrevendo poesia em guardanapos de coquetel, indo se maravilhar com o pôr-do-sol, chamando amigos para programas absolutamente originais. E tudo isso renovará sua vida, lhe trará alegria, abrirá seus canais afetivos. Você será mais livre para se expressar e fazer suas próprias escolhas. E será mais feliz e capaz de contribuir para criar um mundo melhor para todos."

Tá bom! Eu confesso: enquanto meus filhos eram pequenos eu tive um bom pretexto pra cantar, dançar, brincar, gargalhar assistindo desenho na TV, fazer palhaçadas, desenhar, brincar de massinha de modelar, mexer na terra, tomar banho de mangueira no pátio! Heheheheh!

E, pior, nesta época perdi o hábito de ler e de ir ao cinema, simplesmente porque não sentia vontade ou não encontrava tempo! Minha atenção estava voltada pra eles, tempo integral! Me sentia realizada, fazendo o que gostava, com imenso prazer e dedicação.

Quando eles estavam crescidos comecei a trabalhar fora, num banco, e chegava em casa exausta e outro tipo de rotina se estabeleceu na minha vida. Uma certa burocracia mental se instalou, digamos assim!

Filhos adolescentes trouxeram de volta a música, as discussões filosóficas, o repensar a vida! Não sei quem inventou que ensinamos alguma coisa aos filhos: na verdade aprendemos com eles! Ou aprendemos na infância e vamos desaprendendo, com a dita maturidade, tudo aquilo que faz sentido, que nos torna alegres, inteiros, conectados com a nossa essência - de corpo e de alma.

Comecei a percorrer o caminho inverso, a tentar redefinir ou entender o que estava me fazendo tanta falta e descobri que era exatamente esta capacidade de simplesmente ser alegre! Poder brincar, me expressar, sem medo de ser/parecer ridícula, inadequada ou completamente pirada!

Este livro da Nina Wise fala, de um jeito divertido, exatamente sobre isto! Sobre como transformar o cotidiano com criatividade e alegria.

Foi uma das minhas leituras mais proveitosas destes dias em que estive longe da internet! Recomendo!

23.2.07

Imagem da minha infância

Foto de Pedro Teixeira (Pedruka)

Olhando as fotografias que o Dude trouxe das férias fiquei com uma saudade esquisita, um nó na garganta, uma vontade de voltar no tempo que raramente sinto...
Esta foto, especialmente, é do galpão lá das Cordilheiras. Tudo tão igual! O fogo no chão, a carne assando devagar, o portão de onde se vê o campo e o Cerro Partido, a sombra das árvores imensas, que ficam na frente da casa...
Posso imaginar o cheiro da lenha queimando e da carne sendo preparada. Quase ouço o barulho do fogo e do vento lá fora. Talvez canto de passarinho, ou um mugido, lá longe... Chego a sentir, na pele, o vento, que balança com força a copa das árvores... Tudo tão igual!
Mas é a imagem do meu pai, alí no portão que mexe comigo. Dói. Ele está mais magro, mais envelhecido e continua representando, pra mim, segurança, exemplo, força. Isso parece mais imutável que qualquer coisa que eu possa imaginar.
E foi exatamente nas Cordilheiras que meu irmão morreu, num acidente. O lugar mais alegre que conheci. Lugar da minha infância, da minha ingênua capacidade de ser feliz e de acreditar que isso duraria pra sempre.
Acho que estou com saudade de mim.

No caminho para Lavras


Foto de Anselmo Teixeira La-Rocca

Quem sente saudades de Lavras reconhece esta paisagem! Fica na estrada entre Caçapava-Lavras e é um dos lugares mais bonitos que conheço!
Imensidão verde e silenciosa, num vale protegido por morros imensos de uma beleza difícil de descrever!
Passar por ali é saber que estamos perto de casa. É reconhecer o cheiro do mato, o contorno do horizonte e o caminho do rio. É ter a sensação de que pertencemos a um lugar, por mais que a vida nos leve pra longe! É saber que sempre teremos pra onde voltar e que não há nenhum lugar melhor no mundo.
Mais alguns quilômetros e se vislumbra a cidade. Tão pequena e tão cheia de significados, de vidas e de história.
Costumo dizer: "Lá ainda mora um pedaço de mim".
.

(Clique na foto para ampliar!)

22.2.07

Carnaval em São José do Norte

Passei o carnaval em São José do Norte. Na minha vida inteira, apenas 3 vezes não passei em Lavras, então sabia que seria uma experiência diferente! Sou festeira, gosto dos bailes e de toda a programação do carnaval, que, em Lavras, é intensa, com desfile dos blocos, churrascos, reuniões... Mas, confesso, não senti falta de nada disso. Só lamentei ter deixado de rever meus amigos que se reunem na Lavrinha, nesta época!

Na travessia muita chuva! Os pássaros chegavam bem perto da barca e não pude deixar de observar os palíndromos, nas placas dos carros!


Baile no Clube. Típico de cidade pequena, animado, alegre! Adorei!

Delícias, leituras e a sensação de ter uma praia inteira, só pra mim!

Algumas fotos:



O universo dos pescadores:









17.2.07

Bom Carnaval!


"Se você pensa que cachaça é água
Cachaça não é água não,
Cachaça vem do alambique,
E água vem do Paredão!!
"



Um feliz carnaval pra todo mundo!
Parabéns ao "Bloco Vai de Qualquer JGeito", de Lavras do Sul, pelos seus 70 Carnavais!!
.
Foto: Praia do Paredão / Lavras do Sul

12.2.07

Te amo, Dude!








Pequena interrupção nas férias pra comemorar o aniversário do Dude! Amo tanto, tanto, tanto este Gurizinho que nem cabe dentro de mim! É impossível descrever, mas maravilhoso de sentir!
Espero que ele seja cada vez mais feliz!

(** As fotos são das férias dele, e roubei descaradamente! Mas mãe pode, né??)

6.2.07

Até a volta!

Vou sair uns dias, viajar, ficar longe do computador...
Beijinho em que passar por aqui.
Não estranhem minha ausência nos blogs que adoro visitar!
Na volta mato as saudades!

Paralelepípedos

Caminhar pelas ruas de Lavras é como voltar no tempo. Tempo das descobertas, da minha infância, em que aquela pequena cidade era meu universo. Imenso, estranho, cheio de ruas desconhecidas, caminhos a serem percorridos, pessoas que não conhecia.
Hoje, quando volto lá, revejo as casas dos meus avós, a Igreja, o Clube, as ruas que pareciam sem fim e constato que tudo mudou de tamanho. As distâncias diminuíram, as subidas não parecem tão inacessíveis, a escadaria da Igreja diminuiu de tamanho! Sensação maluca de que está tudo lá, do mesmo jeito, os paralelepípedos ainda são os mesmos - reconheço cada pedra, mas tudo redimensionado, mais palpável, menos desconhecido...
O que não fica claro é quando eu percebia as coisas como exatamente como elas são: antes ou agora?





5.2.07

13º Encontro dos Primos

Como descrever um turbilhão de saudades, abraços, risadas, novidades, traços, presenças, ausências (e mais saudades), chimarrão, churrasco, fotos, conversas, piadas, violão, sombra, paisagem, afinidades, semelhanças, diferenças, lembranças, doces delícias e tantas histórias?!
Simplesmente impossível! É tudo em exagero! Alegria, gente, emoções, sentimentos...
Então ficam as imagens: (Para ampliar é só clicar em cima.)
.



.


.

Filhos, genros e noras de Valério e Maria Júlia.
.

Netos.
.

Bisnetos. Lindoooooooooooooooss!!
.
.
Família reunida!
Related Posts with Thumbnails