30.3.07

Arte na rede

A Espanha acaba de colocar no ar o site Artelista.com, primera iniciativa a publicar coleção de obras de artes plásticas sem copyright, denominadas Creative Commons. Os usuários podem utilizar, modificar e reproduzir livremente as mais de 9 mil obras disponíveis, de mais de 29 países diferentes. (Notícia daqui.)

abstraccion abstracto acrilico acuarela agua amarillo amor animal animales arbol arboles arte arte digital atardecer azul blanco bodegon caballo caballos campo casas chica cielo ciudad collage color colores colour conceptual desnudo desnudos dibujo escultura expresionismo figurativo fantasia figura figura humana figurativo flor flores hojas hombre light luna luz madera mar marina marti montañas mujer mujeres naturaleza negro niño obra de arte oil oil paintings oleo painting paisaje paisaje urbano papel pintura plantas plata playa pueblo retrato rio rojo rostro sol ventana verde villa de leyva women

Fotos


Recebi estas fotografias da palestra do Lama e da exposição do Madu. Foram enviadas, a meu pedido, por Ademir F. Soares, com o seguinte comentário:
"O seu encantamento não foi o único com a palestra, nossa avaliação é que rolou uma micro energia do Dharma naquele momento, por mérito dos presentes talvez. Pela capacidade de
diálogo do Lama com certeza! Um forte abraço, participe, será bem vinda!!"
Adorei a gentileza, as fotos e o e-mail!

Lama Padma Samten em Pelotas

Nunca li nada mais profundo sobre Budismo, mas, ultimamente, comecei a me interessar pelo tema. Então, quando soube que o Lama estaria em Pelotas, falando sobre "Cultura de Paz" (obrigada, Isabel!), fui correndo assistir!
Ele é simpático, doce, alegre, leve, engraçado... Fala, com extrema simplicidade e sabedoria, coisas que vão fazendo sentido e se transformando em esperança, aprendizado, auto-conhecimento...
.

O Lama fala "báhhh"... E é gremista! :(
Embaixo a Kika, na fila de autógrafos:

.

Alguns ensinamentos, valiosos:

"A primeira coisa que podemos analisar em relação à paz é que se trata de nossa experiência natural, uma condição não-construída. Não podemos conquistar a paz, pois ela é nossa experiência básica. Podemos perdê-la se surgirem perturbações, mas ganhá-la não tem sentido. Se pensarmos que a paz surgirá por uma boa razão ou sob condições externas, nunca a encontraremos. Uma vez perdida, a paz só retornará se removermos as perturbações que surgiram. "

"Paralelamente ao processo de transformação das tendências cármicas, o Buda ensinou a prática ininterrupta das "quatro qualidades incomensuráveis", que são o método positivo de manifestação no cotidiano solucionando as confusões e conflitos.
A primeira é a compaixão, o desejo que os seres realizem sua natureza interna e se livrem de suas complicações. Essencialmente é o desejo que o outro supere suas dificuldades e possa melhorar. Atenção: compaixão é diferente de "pena". Quando temos pena, estamos validando a imagem que a pessoa faz de si mesmo, e justamente por isso ela está mal. Compaixão é reconhecer no outro a sua natureza estável, perfeita, de luz, sua condição verdadeira, quebrando o encanto dos jogos que estão produzindo as complicações.
A segunda é o amor, o desejo que o outro seja feliz, completamente. Não exclui ex-maridos, ex-esposas, ex-sócios...
Depois a alegria, a capacidade de se alegrar com as alegrias e vitórias dos outros, pequenas ou grandes. É um poderoso antídoto contra a inveja.
Finalmente a equanimidade: perceber as flutuações das alegrias e tristezas da vida; num momento se tem uma grande alegria, em outro aquilo mesmo vira uma grande tristeza. Surge uma serenidade estável frente a essas flutuações e uma fé permanente, inabalável na natureza de todos os Budas, que é a sua própria natureza."

Instituto Caminho do Meio

29.3.07

Madu Lopes

Conheci o trabalho de Madu Lopes bem recentemente, quando um de seus quadros foi mostrado pelo Prof. Marcos Ferreira na palestra Mitologias Pampeanas. Pesquisando sobre ele cheguei no blog taurusetcancer , da Isabel Nogueira, e fiquei encantada com todo o universo da sua obra e com a forma como ela descreve este universo:

"Recanto de Margarida"/acrílico sobre tela, 2007

"Madu apresenta nesta nova série de trabalhos uma continuidade de sua sempre intensa percepção do universo feminino, seja de seus aspectos ancestrais como de suas tendências contemporâneas. Os aspectos ancestrais estão presentes nas luas, estrelas, espirais e formas circulares que circundam as figuras femininas e os espaços por elas ocupados. Estes elementos creio que podem ser já considerados como parte do estilo de Madu, cuja sensibilidade parece sempre pronta a captar os elementos subjetivos que envolvem o mundo das mulheres." (Por Isabel Nogueira, em 13 de julho de 2005)

Ontem e pude ver uma mostra dos seus trabalhos no saguão do prédio do Mercosul - mesma hora e local da palestra do Lama Padma Samten. Rara oportunidade de encontrar generosas doses de beleza, reflexão, aprendizado e constatar os infinitos talentos e possibilidades que vem da alma de quem sabe ver, criar e reconhecer beleza e esperança.

Obs: As duas últimas fotografias mostram apenas parte das telas de Madu Lopes.

28.3.07

As minhas 5 coisas

Recebido da Pinta! (Adorei a sua "versão patife"!)

5 coisas que eu quero fazer antes de morrer
Conhecer a Europa
Ter um jardim bonito
Escrever um livro
Morar, um tempo, numa prainha do nordeste
Me desfazer de tudo que tenho guardado em minhas caixas e gavetas

5 coisas que eu faço bem
Sonhar
Ser mãe
Ficar sozinha
Ficar perto de quem amo
Ouvir e ser discreta

5 coisas que eu mais digo
Putz!
Que coisa...
Bahhhh!
Não a-cre-di-tooo!
Yessssssssss!

5 coisas que eu não faço (ou não gosto de fazer)
Costurar
Passar roupa
Assistir novela na TV
Ir no supermercado
Prometer o que sei que não poderei cumprir

5 coisas que me encantam
A sensação de liberdade
Meus filhos, tocando suas vidas
Pessoas inteligentes & bem humoradas
Algumas paisagens
Alguns encontros

5 coisas que eu odeio
Quem só fala e não sabe ouvir
Acordar com hora marcada
Esperar na fila, no médico, nos lugares...
Não poder acessar a Internet
Gente mal educada (crianças, inclusive)

A Lu é:

Linda
Unica
Calma
Incrível "mãe"
Amiga
Namorada do Zé
Especial

E está de aniversário hoje!
Admiro muito esta guriazinha e desejo que ela seja muito feliz! Hoje e sempre!



(Tiramos esta foto no Reveillon.)

26.3.07

Projeto Gaviões de Penacho

Alguém tem informações??


Recebi a seguinte correspondência:

"Ana:
Buscando informações sobre Lavras, encontrei o seu belo blog.
Sou Biologo e estou estudando aguias de penacho, conhecidas como as aguias cinzentas.
Trabalho na Associação Montanha Viva, sediada em Floripa onde moro e levamos alguns projetos de conservação como o Projeto Gaviões de Penacho.
Passei por Lavras em 1974 quando visitei o Rincão do Inferno com o pessoal da UNISINOS - estudava Biologia na epoca. Nunca mais voltei a regiao, mas as imagens das belezas do local perpetuam em minha memoria. Na época achamos um ninho de um casal de aguias mouras nas escarpas sobre o Camaqua.
Te escrevo para perguntar se voce, ou sua familia conhece alguma aguia de grande porte na regiao de Lavras. Toda informação sobre a presença atual destas aguias de grande porte da campanha gaucha serão de grande valia ao nosso projeto de conservação destas aves ameaçadas."

Quem puder ajudar deixe recados aqui ou no blog do Jorge Albuquerque, PROJETO GAVIÕES DE PENACHO. É um lindo trabalho de preservação!

Palíndromos!

Recebi por e-mail estes palíndromos em placas de carros de Pelotas!! Adorei!!



Fotos J.Fonseca


... o que prova que esta história de palindromar pode ser contagiosa!! (Atualizado em 29/03/07.)

Vide post da Rosamaria!!!!!!!!!

9º Aniversário da Gabriela

.

A Gabriela é filha da minha amiga Débora e comemorou seu aniversário, no sábado. A Débora foi minha colega do banco, virou uma grande amiga. Fui madrinha do casamento dela, convivemos diariamente durante oito anos e aprendi a admirar a grande pessoa que ela é. Acompanhei toda a gestação da Gabriela, seu nascimento e suas descobertas!
A Gabriela é uma figura! Fala coisas inacreditáveis, para sua idade! É inteligente demais, pega tudo no ar e tira suas conclusões - inesperadas e, na maioria das vezes, absolutamente corretas e engraçadas!
Passei férias juntas, com a Deby e a Gaby, num hotel em Torres, três anos atrás! Rapidamente a Gabriela conhecia todos os hóspedes, conversava em espanhol com os hermanos e todos a cumprimentavam no saguão, na piscina, no café da manhã!
Lembro que, lá pelas tantas, ela resolveu saber a minha idade e quando falei que tinha 46 anos ela ficou absolutamente chocada e penalizada! Isso transpareceu no seu olhar e na sua expressão condoída! Era muuuuito tempo!
Quando saquei isso, pedi que ela mantivesse segredo absoluto sobre isso! Que não contasse pra ninguém! E ela concordou, cúmplice!
Só que, pouco depois, estávamos na piscina e ela começou a me chamar, pra entrar pra água, com ela. Eu tava com frio, não queria entrar e ela disse, bem alto (e a piscina estava cheinha de gente):
- Tia, se tu não entrar eu vou contar pra todo mundo a tua idade!
Olhares divertidos pra ela e pra mim, e eu respondi:
-Não conta não, que é segredo!!
Então ela falou, com aquela cara que nem sei descrever:
- Vem pra água, comigo, ou eu conto que tu tens 46 anos! (E ela soletrava lenta e cruelmente aqueles qua-ren-ta-e-seis!!
E eu disse:
- Se tu contar, eu te afogoooooo!!
Moral da história: todo mundo ria da nossa conversa e eu tive os meus famigerados 46 divulgados pra todos os hóspedes do hotel!
Aliás, até agora ela ameaça divulgar a minha idade, mas o bom é que, de lá pra cá, ela nunca mais atualizou! Pra Gabriela minha idade congelou, naquele verão, em Torres, o que não é uma má idéia! :)

24.3.07

Conheça satoleP, com Kleiton e Kledir!

Eu querooooo!

Este banho!! (Só porque é época da Páscoa!)

"Ando devagar, porque já tive pressa..."

Desejo um feliz aniversário pra Cidinha! Querida amiga do Orkut, palindromeira de plantão, exemplo de alegria e de bom humor!

"Cada um de nós compõe a sua história

Cada ser em si carrega o dom de ser capaz de ser feliz"

(Tocando em frente / Almir Sater e Renato Teixeira)

23.3.07

Planos para Páscoa


Sempre me reúno com minha "Turma de Lavras" no feriado de Páscoa. Este anos iremos para o Cassino, então fiquei pensando que poderemos conhecer a Festa do Mar. Como há anos encontro com a turma nestes dias, nunca tive oportunidade de ir.
A programação é bem bacana:
"A 11ª. Festa do Mar terá quatro palcos para as mais de 100 apresentações de shows musicais e artes cênicas, a maioria constituída por artistas locais. A programação cultural prevê, além das atrações nacionais e regionais já divulgadas (Fábio Jr., Cidade Negra, Revelação, Terça Insana, Tchê Barbaridade/Tchê Garotos, Cidadão Quem, Nei Lisboa e Banda Sinfônica da Marinha) a presença de Cadica Borghetti, Tholl, Jamaica me Crazy, Cadillac 59 e Orquestra Rossini, entre outras, como a peça teatral Terça Insana, que conta com a participação da rio-grandina Greice Gianoukas."
Com o slogan "Navegue nessa história", a festa fará uma homenagem alusiva ao bicentenário de Tamandaré. Terão 230 estandes e espaços dedicados aos diversos serviços que serão oferecidos durante as feiras, num cenário que ressalta às belezas históricas e naturais de Rio Grande.
A 11ª Festa do Mar contará com quatro palcos:
Principal - na antiga estação marítima, com capacidade para 15 mil pessoas, dotado de camarotes e sanitários químicos;
Teatro Porto Velho - no armazém 5 (A-5), com capacidade para 800 espectadores sentados e mezzanino e que contará com uma decoração especial que pretende lembrar os antigos teatros do Rio Grande como o Sete de Setembro e Polytheama, lembranças de tradição e cultural da cidade.
Palco da Gastronomia - com capacidade para 1,7 mil pessoas sentadas;
Palco Flutuante - montado na cábrea, junto ao cais do Porto Velho, que permite uma platéia de cerca de duas mil pessoas em pé.

Também não dá pra deixar de falar nos pratos deliciosos a base de frutos do mar. Anchovas, camarão...

22.3.07

Cada segundo!

A gente tem mania de querer que tudo dure para sempre e, nesta busca da eternidade, deixamos de aproveitar o aqui e agora.
Fico guardando "provas" de tudo o que vivi e me marcou: fotografias, cartas, bilhetes, diários, desenhos dos filhos (além dos dentinhos de leite, 1º corte do cabelo e até os umbigos!!). Que coisa mais inútil! O que realmente queria guardar era o cheiro, o abraço, o calor...
Constato que estou aprendendo que as coisas não precisam durar para sempre para serem infinitamente importantes e valiosas. Bastam terem tocado profundamente nossa alma. Cada vez tenho mais certeza disso! E cada vez presto mais atenção nestas sensações e sentimentos que provam que viver pode ser assim, sem querer guardar, só deixar acontecer e aproveitar, cada segundo!

Terapia!


Tá a fim de cantar no chuveiro? É só clicar aqui!
É impressionante: tem de tudo, na internet!

Grande Hotel de Pelotas pode reabrir à hospedagem

Fotos SkyscraperCity

No Diário Popular de hoje, uma ótima notícia:

"Depois de mais de quatro anos desativado, o Grande Hotel pode reabrir as portas à hospedagem. A hipótese faz parte de um termo de intenções assinado recentemente pelo prefeito Fetter Júnior (PP) e o presidente do Centro Superior de Hotelaria e Turismo em Valência, na Espanha, Angel Campillo Soler. Em abril, o secretário de Turismo, Marcelo Terra, deve viajar à instituição para conhecer de perto a proposta e negociar detalhes. A idéia é de que representantes das Universidades Federal e Católica de Pelotas - que oferecem o curso de Turismo - também se desloquem à Europa, já que são parceiros em potencial do projeto. O governo espanhol irá realizar estudo de viabilidade econômica, para decidir se também aposta no Hotel-Escola, que ainda garantiria intercâmbios na área educativo-cultural." ... (http://www.diariopopular.com.br/22_03_07/p0301.html)

Me hospedei algumas vezes neste hotel, há muitíssimos anos atrás, quando vinha a Pelotas com meus pais! Era maravilhoso, com a vista para Praça Coronel Pedro Osório e sua arquitetura, mobiliário... Dá uma saudade!

21.3.07

Qual é o seu?

Símbolos ciganos relacionados a data de nascimento:

PUNHAL (21/03 a 20/04)

O Punhal é a imagem da luta e vontade de vencer, representa honra, vitória e êxitos. Os ciganos também usavam o punhal para abrir matas, sendo então, símbolo de superação e pioneirismo. A pessoa sob esta influência é uma pessoa irrequieta, firme e dona de si mesma. Ousada, tem uma personalidade forte e odeia ser subestimada. Quando isso ocorre, torna-se agressiva. Ama demais, é fiel e adora sexo. Não é econômica, mas sabe controlar o dinheiro. Sai-se bem em desportos, artes marciais e cargos de chefia e liderança.

COROA (21/04 a 20/05)
Relaciona-se ao ouro e a nobreza. É símbolo de amor puro, força, poder e elegância, o que torna a pessoa desse elemento valorizada e importante. A pessoa sob esta influência luta pelo que quer, pois a estabilidade financeira lhe é fundamental. Nasceu para administrar e querer ser dona do seu próprio trabalho. É fiel no amor, sensível e não suporta que brinquem com os seus sentimentos. Gosta das artes e tem grande criatividade para trabalhar nesse setor.

CANDEIAS (21/05 a 20/06)
Representa as luzes e a verdade, portanto a sabedoria e a clareza de idéias. As candeias eram usadas para iluminar os acampamentos. Também simbolizam a esperteza e a vivacidade. A pessoa sob esta influência é comunicativa e tem uma inteligência brilhante fazendo muitos amigos. Adora estudar e pesquisar, principalmente o que se relaciona com ela mesma. É romântica e nunca desiste de uma conquista, mesmo que não se envolva por completo. Quando quer algo, consegue.

RODA (21/06 a 21/07)
Por representar o ir e vir e estar relacionada à Lua, pela sua forma arredondada, as pessoas regidas por este signo tem uma forte ligação com as mulheres e gestantes em geral. A emoção é a palavra que traduz a sua maneira de ser. A Roda move a sua vida na alegria e na tristeza. É dócil tranqüila, mas, quando se irrita, "sai de baixo!". É um pouco insegura e tem certa tendência à nostalgia. Ama com intensidade e sente muito ciúme.

ESTRELA (22/07 a 22/08)
A estrela cigana possui seis pontas, formando dois triângulos iguais, que indicam a igualdade entre o que está acima e o que está abaixo. Representa sucesso e evolução interior. A pessoa que nasce sob esta influência é otimista e "alto astral", nasceu para brilhar. Vive a vida intensamente e tem um talento especial para atrair as pessoas. Vive rodeada de amigos, mas tem a mania de querer que tudo seja como deseja. Conseguirá ótimas oportunidades como atriz, dançarina, modelo, cantora, etc.

SINO (23/08 a 22/09)
Exatidão e perfeição. Nos séculos passados, o sino era usado como relógio, e os ciganos associaram-no à pontualidade, à disciplina e à firmeza. A pessoa sob esta influência é bastante organizada, ambiciosa, e supera sempre as suas próprias expectativas. Acha que a vida é para ser aproveitada nos mínimos detalhes, porém, com consciência e sem exageros. Muito inteligente, analisa e critica tudo o que está ao seu redor. Dá-se bem a trabalhar em administração.

MOEDA (23/09 a 22/10)
A moeda é associada ao equilíbrio e à justiça e relacionada à riqueza material e espiritual, que é representada pela cara e coroa. Para os ciganos, cara é o ouro físico, e coroa o espiritual. A pessoa sob esta influência é sensível, charmosa, vive de amores e sentimentos. Tem de estar apaixonada sempre. As atenções voltam-se para si facilmente. Tem talentos artísticos e decorativos. Adora ajudar as pessoas e vive para isso. Razão pela qual está sempre cercada de amigos e companheiros.

ADAGA (23/10 a 21/11)
A adaga é entregue ao cigano quando ele sai da adolescência e ingressa na vida adulta. Por isso, é associada também à morte, ou seja, às mudanças necessárias que a vida nos oferece para crescermos. A pessoa sob esta influência tem um temperamento forte e enigmático, torna-se irresistível e respeitada. Possui uma mente analítica, percebendo tudo o que está ao seu redor. Procura sempre aprofundar-se no que está à sua volta, seja no amor ou no trabalho. Ama de maneira sensual e arrebatadora.

MACHADO (22/11 a 21/12)
O machado é o destruidor de bloqueios e barreiras. Ele simboliza a liberdade, pois rompe com todos os obstáculos que a natureza impõe. A pessoa sob esta influência tem a liberdade como preferida. Aventureira, jamais permanece parada num só lugar. É como o vento, que tudo toca, em tudo está, mas em nada fica. Otimista, até as dores para si são sinais de alegria. Apaixona-se e desapaixona-se facilmente. Dá-se bem com trabalhos sem rotinas em que possa aprender sempre.

FERRADURA (22/12 a 20/01)
A ferradura representa o esforço e o trabalho. Os ciganos têm a ferradura como um poderoso talismã, que atrai a boa sorte e a fortuna, e afasta o azar. A pessoa sob esta influência tem bom senso, às vezes até se torna séria demais. Tem, então, de se soltar um pouco mais. Raramente, confia em alguém. Procura amores estáveis e concretos. Pretende casar e ter filhos. É completamente familiar, ama os poucos amigos que tem e dedica-se à profissão.

TAÇA (21/01 a 19/02)
É união e receptividade, pois qualquer líquido cabe nela e adquire a sua forma. Tanto que, no casamento cigano, os noivos tomam vinho numa única taça, que representa valor e comunhão. A pessoa sob esta influência sente uma grande preocupação com os assuntos à sua volta. Inteligente, humana, inquieta, tem vários amigos sinceros. Original, está sempre a inovar. Vive em busca da felicidade. No amor, aprecia a sinceridade e a fidelidade.

CAPELA (20/02 a 20/03)
Representa o grande Deus. É sinal de religiosidade e fé. É o local onde todos entram em contato com o seu Deus interior e onde desperta a força e o amor. A pessoa sob esta influência é emotiva, sensível, leal, justa, espiritualizada e sonhadora. É o próprio amor encarnado. Tem muita força espiritual e dons para a clarividência. Ama cegamente e, às vezes, desilude-se. É romântica e carinhos a. Quanto ao trabalho, gosta de tudo o que se relaciona com ajudar o próximo.

Guru Web

Festinha


O aniversário da Kika foi comemorado no Cruz de Malta - choperia e parrillada, com clima de festa de criança! A Kika tava engraçada, falante e contou muitas histórias hilárias, inclusive como está sentindo a maioridade! (Alguma coisa relacionada a tendinite, bursite e dedos empilhados!) Ela tava bem feliz com a presença dos amigos queridos!
Ela acaba de completar 21 anos e se forma em Direito, no final do ano, mas espero que mantenha sempre esta alma de criança e esta disposição para rir, brincar e compartilhar sua alegria!
Não pude deixar de lembrar o seu aniversário de 2 anos, quando ganhou uma gatinha (de verdade!) de aniversário e finalmente o "Parabéns a Você" fez sentido:

♪♪ Muito bens pra você
Nesta gata queridaaaaa!♪♪

20.3.07

Te amo, Kika!



Minha neném faz 21 anos, hoje! Ela é linda demais! É um amor tão bom, tão doce, tão completo e me deixa tão feliz que desisto de tentar explicar! Transborda! (Qualquer coisa assim como minha corujice!)
Então quero apenas registrar esta data e desejar que ela seja sempre muito, muito feliz!!

.

17.3.07

Colônia Z3, Pelotas








Fotos tiradas na Colônia Z3, uma aldeia de pescadores, banhada pela Lagoa dos Patos, próxima a Praia do Laranjal.
Fazia tanto silêncio que eu tinha a impressão que até os pássaros evitavam cantar. Talvez em reverência ao entardecer, que chegou bem devagar...

Mitologias Pampeanas

Só para registrar o prazer de assistir a uma palestra. O imenso prazer de acompanhar um bom professor dando uma aula sobre um tema que domina profundamente!
Na quarta-feira assisti, no auditório do Instituto João Simões Lopes Neto, o Prof. Marcos Ferreira Santos falar sobre os mitos dos pampas, ressaltando a importância do feminino, especialmente da Teniaguá e da Ana Terra e suas ancestrais relações com a terra, a água, o fogo, o vento e o pampa. Ele falou com fluência, conhecimento e sensibidade, recitando poesias, tocando flauta, trazendo vídeos, músicas (inclusive do Gujo Teixeira), telas, fotografias etc.

Proposta:
"Pretende-se apresentar ao público as características principais das mitologias pampeanas de matriz ameríndia e de matriz afro-descendente. Neste sentido, ressaltar uma concepção de mito e de ancestralidade que auxilie na constituição de nosso processo identitário frente às interferências de matrizes européias. Entre a “casa que habitamos” e “a casa que em nós habita”, há sempre um “mestre” (no sentido ancestral do termo) que nos apresenta as várias possibilidades de ser, numa “apresentação do mundo”: reconstituição de nossa própria paisagem cultural e assunção de nossa jornada interpretativa como pessoas. Desta forma, assumem papéis importantíssimos as noções de ancestralidade, a dimensão sagrada da vida, a palavra como potência, o canto como forma de iniciação, a dança circular como recriação do cosmos, o comunal-naturalismo como forma social de organização e sensibilidade e o anarco-humanismo como exercício de autonomia." (Do folder.)
.

16.3.07

1º Aninho da Vitória!


Ela nasceu em Portugal, terra dos seus avós e do seu tio Carlos (Portuga), mas sua mãe, Adelaide, é brasileira!
Só que, tempos atrás, a Adelaide se formou, foi passear em Portugal, se apaixonou e decidiu morar lá. O tempo passou, a Vitória nasceu, a saudade bateu forte e a Adelaide voltou, com seu amor, Ernesto, para o Brasil.
Chegaram na segunda feira e, na quarta, dia 14, a Vitória comemorou seu primeiro aninho aqui, cercada do carinho do seus tios, primos e muitos amigos!
Foi dupla a comemoração, numa festinha feita com muito carinho pelos seus tios Portuga e Rose: o aniversário e a volta deles, ao Brasil!
Fiquei feliz demais em presenciar tanta alegria! É tão bom ver reencontros, pessoas matando as saudades, futuro sendo sonhado juntos!
E a Vitória é linda e tem um olhar tão doce...

Doce Mistério da Vida


Minha vida que parece muito calma
Tem segredos que eu não posso revelar
Escondidos bem no fundo de minh'alma
Não transparecem nem sequer em um olhar
Vive sempre conversando à sós comigo
Em uma voz eu escuto com fervor
Escolheu meu coração pra seu abrigo
E dele fez um roseiral em flor
A ninguém revelarei o meu segredo
E nem direi quem é o meu amor

(Maria Bethânia canta, de V. Herbert/versão de Alberto Ribeiro)

15.3.07

Tão triste!

Cine Pelotense vira supermercado!
"Poltronas de cinema viram atração com valor sentimental e decorativo Com assento estofado, as poltronas de madeira da tradicional sala de projeções viraram atração. Vendidas a R$ 10,00 cada, num conjunto mínimo de cinco, farão parte do acervo pessoal de muitos freqüentadores do antigo Cine Pelotense."

14.3.07

Jaguarão e Rio Branco, Uruguai

Fui a Jaguarão, ontem. Fica a quase 150km de Pelotas e a viagem, numa estrada absurdamente plana, vai repetindo, na paisagem, enormes plantações de arroz e de soja e as intermináveis "avenidas" de eucalíptos. Constato os "longes" de que fala Vitor Ramil! O sul do país é realmente assim: longas distâncias sem se ver uma única casa ou uma única pessoa, numa monotonia verde e descampada! É de encher os olhos e o coração. Me identifico e vou absorvendo cada detalhe, com imenso prazer!
.
Jaguarão
.

Já conhecia Jaguarão, mas, desta vez, pude olhar tudo com mais calma. Cidade bilíngue, é ligada a Rio Branco, no Uruguai, pela Ponte Internacional Barão de Mauá.

"Jaguarão tem mais de 800 prédios antigos com suas fachadas conservadas. As suas portas, todas trabalhadas e originais, vêm sendo uma atração que tem atraído não apenas brasileiros mas também uruguaios e argentinos.
Um dos cartões postais da cidade é a sua rua XV de Novembro, mais conhecida como Rua das Portas, por ter a mais importante coleção de portas artesanais antigas do Sul do país. É um esplendor arquitetônico, definem as pessoas da cidade." (RS Virtual)

Não tirei muitas fotos, mas fiquei impressionada com a conservação das casas! A cidade é tranquila e bonita e tem muitas fotos nesta página!

Rio Branco
.
É uma cidade-contraste! Um certo ar de abandono e os modernos free shops, os carros antigos transitando pelas ruas quase vazias e os últimos lançamentos em informática e eletrônicos nas vitrines! De qualquer lugar se avista o Rio Jaguarão e há um certo charme na ponte e nas ruas da cidade uruguaia!

.
Comprinhas!






.

Queijos, vinhos, azeites, doce de leite... Hummmmm!
Confesso que gostei mais desta parte das compras!! Claro que há muitas opções (roupas, perfumes, comésticos, eletrônicos), mas nada tão irresistível!
Um site bacana: Neutral

Comidinhas!


Almoçamos numa parrilla na beira do Rio Jaguarão, num terraço cheio de sombra onde os passarinhos não tinham medo de brincar! Um espetáculo à parte! Comida deliciosa e Patricia gelada! Adorei o chimichurri, um molho cheio de ervas e segredos!
De tarde, um Pomelo bem gelado - refrigerante super hidratante, que não é doce demais, e, como ninguém é de ferro, brownie quentinho com duas bolas de sorvete com calda de chocolate! Inenarrável!
.
Lagoa Mirim
(lado uruguaio)



O silêncio, os tons de azul, o verde invadindo á agua doce...
Um paraíso perdido e inexplorado! Bom de ficar contemplando e respirando tanta imensidão!
Related Posts with Thumbnails