31.12.06

Reinventando o Novo Ano!


Reinvenção
(Cecília Meireles)
.
A vida só é possível
reinventada.
.
Anda o sol pelas campinas
e passeia a mão dourada
pelas águas, pelas folhas...
Ah! tudo bolhas
que vem de fundas piscinas
de ilusionismo... — mais nada...
.
Mas a vida, a vida, a vida, a vida
só é possível
reinventada.
.
Vem a lua, vem, retira
as algemas dos meus braços.
Projeto-me por espaços
cheios da tua Figura.
Tudo mentira! Mentira
da lua, na noite escura...
.
Não te encontro, não te alcanço...
Só — no tempo equilibrada,
desprendo-me do balanço
que além do tempo me leva.
Só — na treva,
fico: recebida e dada.
.
Porque a vida, a vida, a vida,
a vida só é possível
reinventada.

29.12.06

No meio do caminho tinha uma árvore...


Fotos J. Fonseca

Não sei dizer quantas vezes passei por ela, já que fica numa rua em que passo todas as vezes que saio de casa ou quando estou voltando. O que sei é que nunca tinha notado como é bonita!
Até que recebi estas fotos, com o seguinte texto:
"O foco de quem foca... o mesmo objeto visto de outro ângulo."
Acho que é bem isso! Um novo olhar, um jeito novo de encontrar beleza, simplesmente prestando atenção ao que está ao alcance dos nossos olhos!

“Tudo no mundo, o tempo todo, está nos dando respostas.
O tempo que demora é o tempo da pergunta.”


(José Saramago)

28.12.06

Vale a pena (vi)ver de novo!

Sempre passei o Reveillon com a Família La-Rocca, desde os anos 70. Oh, céus! É muuuito tempo!
E sempre foi uma FESTA, no melhor sentido que esta palavra possa ter! Muita gente, muita bagunça, muita comida, muita alegria! Sempre a deliciosa lentilha da D. Edith, sempre a prece de mãos dadas, sempre o Amigo Secreto, cheio de brincadeiras, declarações de amor e revelações surpreendentes.
S. Dante e D. Edith tiveram oito filhos e dezoito netos. Agora chegaram cinco bisnetas e já tem mais um a caminho!
Adoro estar com eles e, desde o ano passado, depois que me separei, tem tido gosto de despedida, de última vez. Neste ano vou estar com eles, novamente e não sei até quando isso vai acontecer! De qualquer forma, o amor enorme que sinto por todos, especialmente meus sobrinhos, é uma coisa que nunca vai mudar e vou guardar pra sempre estas lembranças!
.
2005:
.


.

2006:



27.12.06

Família!

Na primeira foto meu irmão Valério. Na segunda o Guilherme (sobrinho da Tânia), Pedro (meu sobrinho) e minha cunhada Tânia. Na terceira foto o Didi e a Kika.
Depois estou, na sequência, com o Pedro, a Kika e o Valerinho.
Na escada a Kika, o Didi, o Pedro, o Guilherme, a Letícia e o Valerinho. Na foto seguinte a Kika com o Antonio e, na última, Valério, Gisela e Valerinho.
Acabou a pilha da minha máquina e não fotografei meus pais, os pais da Tânia e a irmã dela, Vera nem o Sérgio, cunhado da Tânia, queridos amigos que também estavam lá.


Depois da ceia de Natal, encontro na Telúrica: Luciane e Zé Renato (1ª foto), Luiza (2ª), Augusto (3ª) e Kika, Bruna, Liliane e Renata (4ª).

Foi a primeira vez que passei o Natal longe do Dude...

Nossa ceia de Natal






Passamos a Natal na casa da Tânia, minha cunhada (na foto).
Fiz minha salada que estava deliciosa!! Heheheheh!
Vai a receita, caso queiram fazer para o Ano Novo:

Ingredientes:
Laranjas
Uvas
Nozes
Queijo
Iogurte natural
Alface crespa
Partir a laranja e o queijo em cubinhos, acrescentar as uvas, as nozes partidas e o iogurte. Misturar tudo e por num prato onde as alfaces já estejam arrumadas.
Quantidade? É uma questão de bom senso e do nº de pessoas!

Aniversário do Didi


Quero mandar muitos beijos para o José Donairo! Meu sobrinho e afilhado que eu adoro!!!!!!!!!!!

Delícia de presente!

.



No post anterior falei sobre os bombons da Rosinha, só que agora ela repetiu a dose e adoçou nossas vidas com seus deliciosos bombons em caixas personalizadas! Cada caixa com fotografias dos nossos amigos do Orkut! Passamos o ano inteiro trocando scraps e foi tão bom!
Este presente da Rosa sintetiza a alegria da convivência diária e prova como a simplicidade de um contato virtual pode fazer bem ao coração!

Cida: "Menina, se eu sofressse do coração já estava mortinha da Silva com a emoção que Rosa me fez. Adoreiiiiiii. Essa Rosinha é uma danadinha, né? Estou com a caretinha de vcs rua acima rua a baixo. Lindoooooooooooooo demais.Um beijão, Aninha."

Clarice: "Ana, quando abro o pacote da Rosa, lá estava você participando do nosso Natal! Que felicidade! Nesta hora é muito bom ter por perto quem amamos. Só a Rosa mesmo para reunir em uma caixa de surpresa todos os amigos! Bjos."

Do blog do Xôn: "(...) Quem estiver com peninha de mim, pode mandar um presente, não se acanhe. Menos a Rosa, que já mandou, de Santa Maria, uma primorosa caixa de bombons feitos por ela, carregados de sabor e carinho. E detalhe: a caixa é toda estampada com fotos minhas e de amigos do Orkut. Fiquei de queixão caído imaginando quanto tempo ela levou pra planejar e fazer isso. É o tipo de sentimento que falta palavras pra agradecer.
Por gestos como o da Rosa é que ainda creio que a magia do Natal existe. Nem que seja pra abraçar alguém que você está estremecido ou pra dizer o quanto as pessoas fazem diferença na sua vida. Na minha, muitas fazem. E você que está lendo esse texto, pode ter certeza que está incluído. Porque cada um toca no outro e age como um agente de transformação, mesmo que nada diga ou nada faça.
Saber que o outro existe talvez seja o verdadeiro sentido do Natal."

22.12.06

♪ ♪ ♪ ♪ ♪ Então é Natal!

.
.
A sensação de que tudo já foi dito é inevitável, mas precisava vir desejar um Feliz Natal a todos os que lêem o Roccana!
Não há como ficar imune ao "clima de Natal", às lembranças, não ser contagiado pela sensação de que o desejo de paz é universal e de que somos capazes de viver o sonho de um mundo diferente, nem que seja por apenas uma noite!
Data comercial para muitos, que consideram o Natal puro consumismo equivocado e sem sentido, confesso que já vivi o Natal com muito mais alegria! Hoje virou uma data em que as saudades chegam a doer, mas o velho instinto de sobrevivência acaba falando mais alto! Em nome dos filhos e dos meus sobrinhos que amo tanto, participo do jeito mais alegre possível da reunião em família, tentando não ficar nostálgica nem amargurada... É a hora de me identificar com as crianças e acreditar no Papai Noel - ou melhor, vestir a roupa de papai Noel, como tenho feito nos últimos anos! Hohohohoho! Nem sei se devo contar aqui, mas tenho tido um desempenho deplorável! Me atribuíram esta "função" desde que a roupa do Papai Noel, comprada há exatos 20 anos, começou a ficar apertada nos homens da família! Euzinha fui convocada pra assumir o posto e tenho derrubado coisas, perdido presentes, tendo vontade de rir incontrolável, sem falar no medo de ser descoberta! Meu coração parece que vai sair pela boca! Papai Noel sofre, com toda aquela roupa e com aquele bigode entrando pelo nariz e dando vontade de espirrar! Na última vez me escondi no jardim, me atrapalhei com o saco de presentes e tropecei numa planta, derrubando tudo! Que coisa!


.
Bom... O que quero mesmo é agradecer aos meus amigos queridos, que frequentam este blog e que me presentearam o ano inteiro com carinho, palavras, atenção, convívio próximo e alegre, aprendizado, generosidade... Tão bom que nem sei descrever... Tão importante que acho que não sei mais viver sem eles!
Pra representar este carinho, a foto dos bombons da Rosamaria:
.
.
Ontem, ouvindo Tribalistas, tive consciência de como esta data pode ser vivida com simplicidade! Não precisamos complicar nada, não! É só sentir a emoção de poder estar vivendo mais um Natal...


Get this widget Share Track details

Mary Cristo / Tribalistas
Composição: Marisa Monte, Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown


Já nasceu o Deus Menino
E as vaquinhas vão mugindo
Blim, blom,
Blim, blom
Blim, blom, Nylon
Mary, Mary, Mary Cristo
Cristo,Cristo, Mary, Mary
Esta noite olham por nós
Anjos cantam de lá do céu
Carneirinho me dá lã, mé
Passarinhos de manhã, né
Cantam
Tudo tão bom
Papai Noel momo do céu

19.12.06

Formatura do Anselmo!


O Dude estava especialmente feliz, neste domingo, porque o Inter tinha se sagrado Campeão do Mundo e ele tinha bebemorado, cantarolado, bagunçado, gritado, pulado desde a hora do gol!
Na hora da formatura achei ele lindão e fui toda feliz para o "evento"!

O lugar não poderia ser mais bonito: Teatro Guarani, de Pelotas.
Se a formatura já é um momento sempre emocionante e bonito, num lugar assim fica ainda mais solene e mais significativo!

Gosto destes rituais, que demarcam etapas vencidas, conquistas e sinalizam novos tempos. Estava admirando tudo, feliz com a presença do meu pai, quando os formandos começaram a entrar. Eram mais de cem!

A turma do Dude era a penúltima e tudo corria normalmente até que vi meu filhote entrar enrolado na bandeira do Inter! Ouvi um certo burburinho, as pessoas começaram a aplaudir muito e a gritar (é impressionante: tinham apitos, buzinas e chocalhos!) e logo a seguir ouvi uma vaia sem tamanho! Foi surpreendente! O Dude costuma ser discreto, contido, nunca esperei que ele fizesse uma coisa assim! Aliás, adorei!

Depois, durante a entrega dos diplomas, muitos formando exibiram camisetas, faixas do Inter e até a touca do Papai Noel, quebrando o protocolo e arrancando novos aplausos e vaias!

Se ampliarem as fotos poderão ver o Dude, pura alegria num domingo que ele não vai esquecer nunca! E euzinha, mãe coruja, assistindo (literalmente) de camarote esta alegria e desejando que ele tenha sempre motivos pra comemorar! E que assuma suas paixões, grite sua alegria e não tenha medo de ser feliz!

...(Foto cedida pela Profa. Alessandra, do TSI)

Um dos momentos mais bonitos, foi a homenagem do CEFET aos formandos: a apresentação da cantora Simone Passos, acompanhada apenas de piano, que cantou lindamente "Como nossos Pais", do Belchior que a Elis gravou.

"...Minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo tudo o que fizemos
Nós ainda somos os mesmos e vivemos
Ainda somos os mesmos e vivemos
Como os nossos pais"
_______________________________________

.


Comentário na página do Dude, no Orkut, que fiz questão de trazer para cá:

"Parabéns! Fizeste história na formatura do CEFET!
Isto eu chamo de "rebeldia saudável", pois saiste legal do protocolo, mas podes crer, todos concordaram com isso! 
Foi muito legal! Aplausos e vaias, como todo bom gremista e colorado!
Um grande abraço!"
(Do Professor Daniel)

Festinha do Dude



No sábado fizemos uma reunião aqui em casa pra comemorar a formatura do Dude no curso de Sistemas de Informação, no CEFET e a sua aprovação no vestibular (12º lugar!) para a Faculdade de Administração da UCPEL. Na verdade dois ótimos pretextos pra reunir amigos, de quem já estava morrendo de saudades, numa noite quente de verão!

Me senti extremamente feliz! Adoro minha casa cheia de gente bonita, meus amigos queridos, meus sobrinhos e os amigos dos meus filhos! Sou uma anfitriã desajeitada, desligada, então dou um jeito de deixar tudo à mão, fazer tudo muito simples e todo mundo acaba "se virando" e eu me divirto mais do que todos!

Passei a noite toda com a sensação de que os tempos de alegria começam a voltar e que a vida tem mais é que ser comemorada!

18.12.06

Vermelho, vermelhaço, vermelhusco, vermelhante, vermelhão!!

(Especialmente pro Xôn!)
Inter, Campeão do Mundo!!!!!!!!
.

Bagé, Kika e Dude!

Correria!!

Mês de dezembro sempre é assim: corrido, cheio de coisas pra fazer, muitas festas, comemorações, compras...
Este ano não está sendo diferente, talvez um pouco melhor e mais agitado: uma das comemorações foi a formatura do Dude, no curso de Sistemas de Informações, no CEFET. Aproveitamos pra reunir amigos, meu pai veio passar uns dias aqui, tive hóspedes, enfim, muitas coisas, muito calor, dias corridos!
Hoje espero ter tempo de matar as saudades dos blogues que adoro ler e de postar algumas fotos dos últimos acontecimentos.
Adorei os comentários nos meus últimos posts e acabei não respondendo por absoluta falta de tempo, se bem que nem sempre "comento os comentários"! Fico me sentindo em falta, já que isto tá virando praxe nos outros blogues, mas espero que meus amigos queridos entendam!

13.12.06

Aprendendo...

"É melhor ser alegre que ser triste
Alegria é a melhor coisa que existe
É assim como a luz no coração"
.
Vinícius

12.12.06

Pão do Sr. Nonticuri

(Pão feito pela Cláudia. Delicioso!)
Ingredientes:
Peneirar:
1 colher (café) de sal
500 gr de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de fermento Royal
8 colheres (sopa) de açucar
Acrescentar:
1 pote (100 gr) de passa de uvas
1 pote (100 gr) de nozes (partidas em pedaços)
3 ovos
1 tablete de manteiga
50 ml de licor (para hidratar as passas, pelo menos 1 hora antes)

Amassar tudo e pincelar com uma gema misturada com uma pitada de sal.
Assar em forno bem quente, até dourar (usar uma forma alta).

Provei este pão em Lavras, receita dada pela Gisela (na foto, com meu irmão Valério) e adorei!
Perguntei se poderia publicar, aqui no blog e como se chamava este pão e ela respondeu o seguinte (via Orkut):
"Claro que pode. É uma receita que veio com a família do meu pai, na época da 2ª Guerra. O nome dele é Gino Nonticuri, da cidade de Padova, que é a terra onde Santo Antonio pregava (mais um detalhe - a lingua do santo está num relicário na igreja de Santo Antonio de Padova, exposta a visitação, em perfeito estado de conservação). Eu acho que se escreve bussola, mas o l é mais ou menos mudo. Também pode ser chamado de panetone, no Brasil. Era usado para comer após as refeições acompanhado de vinho e looooonnnngas conversas. Bjos, saudades!"

Padova, três mil anos de história

Lula

"É a evolução da espécie humana: quem é mais de direita vai ficando mais de centro, quem é mais de esquerda vai ficando social-democrata. As coisas vão confluindo de acordo com a quantidade de cabelos brancos e de acordo com a responsabilidade que você tem. Não tem outro jeito. Se você conhecer uma pessoa idosa esquerdista é porque está com problema. Se acontecer de conhecer alguém muito novo de direita é porque também está com problema. Quando a gente tem 60 anos está no equilíbrio porque a gente não é nem um e nem outro." (Daqui.)

Claro que lembrei desta charge:

8.12.06

Cosméticos

E seus efeitos colaterais...
1 - Entre no site Clique aqui;
2 - Clique em “step into the living room” (ande até a sala de estar);
3 - Selecione um produto;
4 - Clique em "see the side effects" (veja os efeitos colaterais)
5 - Agora é só escolher o tipo de "efeito".

6.12.06

Diversidade


Não tem nada mais impressionante, intrigante e revelador e do que o rosto de alguém.
Com suas características, traços, marcas...
Fotos Digital Camera

Posse


Tudo o que existe de mais bonito e mais importante não pode ser retido nem guardado...
Nem o cheiro de um filho, nem a sensação de um abraço, nem o gosto de um beijo nem a paz, na hora do pôr de sol.
Aprender a sentir, simplesmente, talvez seja a única possibilidade de felicidade. Sem querer possuir.

Boicote

Recebi vários e-mails com o seguinte texto:
"Vamos iniciar uma campanha em massa, e contamos com vocês, para BOICOTAR integralmente o filme americano TURISTAS, que estréia lá em 1o de Dezembro e aqui em Janeiro ou Fevereiro, distribuído pela Paris Filmes."
O trailer do filme começa com o seguinte texto:
"'Num país onde vale tudo, tudo pode acontecer!"

Dois links sobre o filme:
# Cinema com Rapadura
# Estadão

Aquela

(Marisa Monte/Leonardo Reis)

Na noite prata, a estrada plana
A lua brilha nua e branda
No alto vai, derrama a luz do céu
À tarde, cruzo a linha urbana
Um porto, um canto, um novo som
Eu sei levar a vida assim de tom em tom
Na onda clara estrada afora
O meu destino é agora
Aonde me levar a minha voz, eu vou

http://www.marisa-monte.blogspot.com/

Foto divulgação

5.12.06

Carteirinha de vacinação! :)


Filhos com carteira de identidade, título de eleitor, cpf, carteira de trabalho, olerite... Isso quer dizer exatamente o quê??!
Oh, céus...
Hoje saí com a Kika - ela foi abrir sua primeira conta num banco pra receber seu primeiro salário! Tô feliz, por ela... mas com uma baita saudade da época em que os únicos documentos que meus filhotes tinham eram a certidão de nascimento e a carteirinha de vacinação!
Tá bom... eu sei... É que mãe é bicho bobo, mesmo!
Related Posts with Thumbnails