28.4.06

Lavras do Sul, RS

.
__________________________________________
Estarei neste lugar, nos próximos dias:

"Talvez seja na arte da escultura onde vemos com maior clareza que a forma é o resultado da união da idéia e a matéria...
O artista não luta com a matéria, mas dialoga com ela para conseguir o que deve ser o resultado de toda a obra de arte: a materialização da idéia".
Subirachs (1996),

27.4.06

Minha "rede" de sobrinhos no Orkut!


Adoro entrar no Orkut e ver estas carinhas:
Alessandro, Cristiana, Fabiane (com o Nereu), Maurício, Luiza, Didi (José Donairo), Márcio, Renata, Augusto, Isadora (filha da Lu e do Renato), Valerinho, Alexandre, Xuxinha, Renato, Pedro e Luciane!
Eles são lindooooos!! De todos os meus sobrinhos, só 5 não estão no Orkut!
Preciso agradecer à Kika - sem a qual este post não seria possível! Eu sou a mentora intelectual, mas ela é a culpada! Hehehehehh! Sempre cheia de paciência em ir para o photoshop fazer as minhas coisas! :)

Chocolate. Delícia de filme!

Todo mundo comenta os filmes que acabaram de ser lançados, mas quero falar de como foi bom rever Chocolate!
Provavelmente porque tenha assistido junto com a Kika num momento em que repensávamos algumas convenções, algumas questões...
Se alguém for alugar o filme, não esqueça de comprar um estoque de chocolate... Ou providenciar um chocolate quente! Perfeito pra o inverno que está chegando!



# O diretor Lasse Hallström conta a história de uma recém-aberta loja de chocolates que conquista a todos em uma pequena cidade rural da França. Com Juliette Binoche, Lena Olin, Judi Dench, Johnny Depp e Carrie-Anne Moss.
Recebeu 5 indicações ao Oscar.

Mapa Astral

Vi, lá no Gênero Cinematográfico, o endereço da Personare e claro que também fui fazer meu mapa astral:

SIGNO SOLAR: LEÃO


ASCENDENTE: TOURO

.
"Momento de revisão das idéias
Neste período que vai de 27/04 (hoje) às 09:10h até 10/05 às 11:26h, você estará fechando o seu ano de Mercúrio, Ana! Esta é uma fase de repensar, de reavaliar sua vida de forma crítica. E para que tais reflexões sejam feitas com eficiência, caberá a você compreender que esta fase pede recolhimento, silêncio, introspecção. Este é um período necessário de auto-análise, e você estará se voltando com muita intensidade para este processo de autoconhecimento. Isso favorece leituras, terapias e, sobretudo, atenção aos sonhos. Seus sonhos estarão lhe passando mensagens especiais neste momento, Ana. Convém anotá-los, fazer uma espécie de diário e discutí-los com pessoas de sua confiança, a fim de tentar entender o que eles - os sonhos - estão querendo lhe dizer. "

Arte da Kika

SOL EM LEÃO, ASCENDENTE EM TOURO – O LASTRO SÓLIDO

"Tanto Touro quanto Leão são dois signos fixos, e quando eles se manifestam juntos, na combinação Sol + ascendente, o resultado é alguém de força de vontade muito poderosa, de princípios firmes, algo rígida e que pode vir a ter problemas em decorrência de uma certa teimosia, que lhe conduz a manter-se no mesmo caminho até quando percebe que errou. Mas se você, Ana, aprender a vencer a mistura do orgulho leonino com a teimosia taurina, perceberá que possui uma grande força de vontade que lhe permite materializar seus desejos.

A firmeza de sua personalidade transmite uma aura confiável, que faz as pessoas se sentirem seguras, sentirem que estão ao lado de alguém real e tangível, mas é exatamente esta atmosfera de poder que tende a desencadear problemas em seus relacionamentos interpessoais, que poderão ser marcados por jogos de controle e conflitos agressivos, pois você pode terminar se acostumando tanto com o papel de "figura dominante" que corre o risco de só saber se relacionar se estiver "por cima" da situação. E em geral esta posição é alcançada mediante jogos sutis que não são lá muito saudáveis numa relação a dois, quando passam dos limites.

Como Touro e Leão são dois signos de natureza Fixa, você é uma pessoa que irradia uma espécie de magnetismo que faz as coisas que você deseja virem até você. Pessoas com este tipo de combinação Sol + ascendente dificilmente precisam ir à direção dos seus objetos de desejo. Uma qualidade magnética poderosa leva tais objetos a virem na sua direção. Mas é justamente esta facilidade que pode desencadear um defeito natural quando o ascendente é Touro: a preguiça. A combinação de Touro e Leão num mesmo mapa costuma incorrer numa mania de realeza, com gostos caros e uma tendência a achar que os outros devem lhe servir. Tomando cuidado com esta mania, o resto você tira de letra! Principalmente porque o charme natural taurino lhe concederá o apreço das outras pessoas... e a inveja de muitos. Mas você não deve temer isso, pois apenas os medíocres não são invejados! Atividades em que você use seu corpo, práticas desportivas em geral são mais do que recomendadas: são essenciais! Canto e música também são terapias muito adequadas para o seu tipo, oriente-se nesta direção e você perceberá como você se tornará uma pessoa mais relaxada."

Iguais!!


Cynthia e Gabriela Cravo&Canela!

Novamente estou às voltas com semelhanças... Sempre gostei disso! De analisar as imagens, comparar estilos, prestar atenção nos detalhes... A beleza e morenice destas duas mulheres brasileiras são inegáveis! O talento também!
A Cynthia escreve coisas deliciosas no seu blog, Gênero Cinematográfico!
Ela estava de aniversário ontem e quero lhe desejar muitas felicidades!

25.4.06

Lavras do Sul no Google

Recado para quem é de Lavras (especialmente para o Júlio): dêem uma olhada nos links! É divertido!

Fotogalerie der Brasilienreise 2004: Lavras num flog... alemão??!

Site do Ministério Público: Foto do novo prédio da Promotoria

Site de nativismo: Décimas - Pajadas

Pesquisas geológicas 1 e Pesquisas geológicas 2: sempre nos perguntamos: que tanto buscam nas lavras?!

Assembléia Legislativa: visita de vereador de Lavras (?!)

Estatísticas: alguns dados

Multiply: tem uma foto interessante e pequeno resumo da história

Projeto Rio Grande: uma mostra da arquitetura açoriana em Lavras

Arquitexto: estâncias e fazendas

Pequena casa açoriana - Lavras do Sul
.
Sede da Estância do Cerro Formoso, em Lavras do Sul
Nem sei quantas vezes passei exatamente na frente desta fazenda,
já que fica no caminho das Cordilheiras...

24.4.06

Vô Bulcão

Este é meu bisavô João Araújo de Aragão Bulcão. Um baiano que veio ser médico em Lavras, casou, teve muitos filhos, fez amigos e se aquerenciou.
Esta pedra enorme que aparece atrás dele, hoje está no pátio da casa do Guga, meu irmão. E esta foto, em cima de sua lareira.
.
Foto do Pedruka!
Nesta foto o Guga, olhando pra mesma paisagem! Lavras não mudou muito, de lá pra cá...

Andando em círculos

A sensação de andar em círculos e não chegar a lugar algum é angustiante. Prazos que me dou e não cumpro. Sou complacente comigo mesma e vou adiando. A decisão. A tomada de atitude. A mudança de rumo. Sou movida a pressão. Só resolvo quando estou no limite. No limite de me suportar ou de suportar uma condição que não me serve mais. Sempre espero que as coisas se resolvam por si só. Sempre acredito no final feliz. Sempre acho que tem alguém escrevendo este roteiro e que desempenho meu papel à beira da canastrice. Vários papéis, vários jeitos de atuar. Todos muito pouco satisfatórios, todos deixando a desejar. Ao mesmo tempo, sei que quando me entrego sou capaz. Capaz de fazer da melhor forma. Mas, até me entregar, percorro um árduo caminho. Preciso estar tomada, envolvida, apaixonada. Funciono só com paixão. E ando morrendo de medo de me apaixonar, de me entregar, de me envolver. Ando cheia de cuidados, de temores, de expectativas. Ando cheia de pesares, de dores, de feridas. Ando precisando me entender. Me resolver. Me apaixonar por mim mesma.
.

Círculos / Abstrato de Angel Estevez

Oh, céus! Ou divagações sobre ser magra!


Tem coisa melhor que chocolate?
E que cozinhar pra quem a gente gosta?
E sair pra jantar fora?
Uma noite especial com queijos e vinho?
Café na cama?
Sorvete na casquinha?
Pipoca no cinema?
Uma sopa quentinha numa noite de inverno?
Cheiro de pão na padaria, daqueles que faz a gente entrar, comprar e sair comendo pela rua?
Piquenique em cima da cama?
Assaltar a geladeira e encontrar o último pedaço do pudim de leite condensado?
Brigadeiro na panela?
A comida da casa da mãe da gente?
A lembrança do guaraná com bolachinha maria, maçã e canja de galinha quando adoecíamos e éramos crianças?
Tem coisa melhor que churrasco com toda a família no domingo? (Não em todos os domingos!)
Chope no final de tarde com os colegas do trabalho, pra comentar o dia? Chá com as amigas pra falar sem parar sobre qualquer coisa?
E comer queijo derretido na lareira?
E pão de queijo?
E capuccino??
Hummmm...

Então quem foi que inventou que precisamos nos manter magros??!! :(
__________________________________
.
Só a Maitena me salva!!

Será que as coisas vão mudar?

A apresentação da Revista Trip diz o seguinte: "Mariana Nogueira, 30, carioca, não é exatamente o que se espera de uma Trip Girl. A empresária de jovens atores não se enquadra no padrão de beleza esquálida, tipo pele e osso. Ela é um pouco mais curvilínea do que as aspirantes a protagonista da novela das oito. Seus cerca de 80 quilos (o peso é aproximado porque ela diz que há tempos brigou com a balança) são bem distribuídos ao longo de seu 1,70 metro. Tivesse sido contemporânea de Da Vinci e dos renascentistas seria um ícone de beleza, uma Vênus de Milo de um tempo em que ancas largas e seios fartos eram o desvario dos homens."

Adoraria que a Ditadura da Magreza estivesse com os dias contados, e que este humor da Maitena não fosse tão atual e verdadeiro!


Vale à pena ler: Auto Estima, pela Denise Arcoverde

23.4.06

Leminski


.
você está tão longe
que às vezes penso
que nem existo

nem fale de amor
que amor é isto

O Gosto Simples da Vida





"O gosto daquele dia havia sido tão especial, tão raro e doce que não valeria a pena repeti-lo, sob pena de fazer com que ele fosse diluído nas águas do ordinário. Porque algumas coisas simplesmente não se repetem. Algumas sensações são únicas, intensas e doces como aquela manhã de domingo, e assim, embrulhadas pelo melhor tipo de saudade que existe, devem ser lembradas - e celebradas.
O que pode, sim, ser feito é abrir um compartimento para essas novas sensações, registrá-las e, dia após dia, ir concedendo a elas outras cores e dimensões."

(Milly Lacombe)

A Terra Sangra?

... Do Blog Caminhar,
em postagem coletiva no Dia da Terra

22.4.06

Terra, planeta feminino

TPM da Terra
Terra Planeta Mulher
Terra Planeta Molhado
Terra Planeta Misterioso
Terra Planeta Mestiço
Terra Planeta Mendigo
Terra Planeta Machucado

Roccana Poesias, junho/2006. __________________________________________________

Achei linda a iniciativa de Lucia Malla e o post da Denise, Amamentar é um Ato Ecológico: formas de concientização que podem fazer toda a diferença!
Precisamos ter em mente que o futuro da Terra está em nossas mãos!


(Desconheço o autor da imagem)

Aniversário da Déby

Neusa, Déby, Maira, Nara e Giani. Euzinha em pé.

Maira, Nara, Giani, Déby, Cléber e Denilson.


Adorei reencontrar os meus ex-colegas do banco e comemorar o aniversário da Débora.
Ela é uma grande amiga. Daquelas em que se pode confiar, contar e que é sempre igual, o que torna a amizade leve e sem cobranças!
Logo que comecei a trabalhar, a Débora foi minha chefe! Me ensinou tudo, confiou em mim e tivemos uma convivência diária durante os oito anos que trabalhamos juntas.

Descobri que é possível trabalhar entre amigos, num ambiente alegre, de trocas e de prazer em estarmos juntos.Tanto é verdade, que costumávamos nos reunir, fora do trabalho, quase todas as semanas, para fazer churrascos, cantar e falar bobagem! Saudades de todo mundo!

Decidido: Roccana e Roccana Poesias


Complicado isto de pôr nome no blog: acabei mudando o nome dos dois! Hehehehe!
Gostei muito de todas as sugestões! Achei inteligentes, divertidas, oportunas! Acabei optando por deixar Roccana simplesmente porque todo mundo já estava chamando assim (me refiro aos links), apesar deu considerar Roccana apenas o meu blog de poesias... Então mudei o nome do outro blog - ou melhor, acrescentei lá a palavra "Poesias" e trouxe o Roccana pra cá também!
Além disso, o que o Sean falou, quando deu sua sugestão, é exatamente o que sinto: "sempre que leio o "roccana", me remeto à velha roca que fia os fios que unem coisas, que entrelaçam idéias, que tecem sentimentos. assim como ariadne foi obrigada a tecer eternamente o fio da vida, no belo relato do mito grego. é a cara do teu blog. "
Acho que foi a melhor alternativa e espero que gostem! O Márcio aprovou e acrescentou: "Rocanna é legal,é singular. E ninguém tasca!"

Beijo enorme a quem mandou tantas idéias e possibilidades! Impressionante como cada uma delas tinha a ver comigo, tinha a ver com o "escrever sobre qualquer coisa, sem o menor critério"! Valorizei demais a opinião da Denise Arcoverde, minha "ídola", desde sempre! Beijo especial à Thelma, recordista em sugestões! E ao Zé Renato: quase optei por "Insana"!
Me senti absolutamente compreendida e adorei a cumplicidade de todo mundo!

TPM

Quem explica? Quem consegue definir?
De repente o mundo desaba! Tudo fica sem solução, complicado demais, injusto demais, definitivamente insuportável! Vontade de chorar, vontade de ficar sozinha. Vontade de colo, de abraço, de carinho. Sensação de "ninguém me ama, ninguém me quer, ninguém me chama de meu amor"...
Não há como fugir dos próprio sentimentos, das próprias sensações... Nó na garganta, sensibilidade a flor da pele. Saudade sei lá do quê! Vontade difusa. Necessidade urgente de alguma coisa que não sei definir! Ai, que pena de mim!!! Minha cara tá horrível, minha pele com espinhas, meus seios dóem demais, barriga inchadaaaaa... Preciso de uma dieta.... Quero chocolateeeee!!!!!
Nada faz sentido, nada tem graça, as pessoas são patéticas, a programação da televisão é ridícula, pára tudo que eu quero descer!
Me odeio, não me suporto, enjoei de mim! Quero mudar tudo mas nem sei por onde começar! Acho que vou pintar os cabelos! Se sobrar algum!
O nó na garaganta continua, mas agora agravado pelos dentes serrados, raiva do mundo! Dor nas costas, tudo pesa demais!
Ah, meu Deus! Tô com cólicaaaaa!!
Cólica?
...
Então é isto??
Uma tepeemezinha à toa, mensal, pontual, pessoal e intransferível?
...
Sensação de ridículo. (O primeiro sintoma de que a TPM tá indo embora...)
Culpa! (Sinal de que ainda ela anda por aqui!!)
Como pude me sentir assim?? (Ihhhh!! Vai recomeçar??)
E chego a conclusão de que a TPM é mesmo avassaladora. E que a menstruação é purificadora! Leva junto todas estas sensações que nos fazem mergulhar no que há de mais verdadeiro, sem dó nem piedade. É quando nos vemos sem ilusões. Absolutamente frágeis, sós, desamparadas diante do grande mistério do que é ser mulher. Bicho esquisito, que todo mês sangra! E que dá choque, como cantou Rita Lee! Bicho, antes de tudo. Lunar, natureza pura, por mais que tentemos racionalizar, decodificar, desconstruir, sublimar o que temos de instintinvo, de visceral, de animal, mesmo!
Aí vem a TPM e nos joga contra a parede! Nos acua! Nos faz parar. Sair do mundo e mergulhar em nossas dores. Elas existem e precisam ser encaradas. Não o tempo todo, mas precisam ser encaradas. Enfrentadas. Digeridas, entendidas, vivenciadas, assimiladas... Porque temos o resto do mês pra tirar tudo de letra, resolver todas as coisas, tocar a vida... Mas apenas estes dias de TPM pra cuidarmos de nossas feridas, em recolhimento egocêntrico, egoísta e, muitas vezes, infantil e exagerado!
Até que vem a menstruação... Alívio... Bênção... Purificação. Aceitação do que temos mais feminino: nosso corpo e nossa emoção.


(Ainda ouvindo Você Pediu e Eu Já Vou Daqui!
I
sto é sintomático!! Nestes dias sempre ouço muitas vezes a mesma música...)

21.4.06


s

o

n

h

a

r

Banho de chuveiro e suas implicações


"Chuveiros consomem 8% da energia elétrica do País:
Praga nacional, os chuveiros elétricos respondem ainda por 20% do pico de consumo do sistema elétrico nacional. Governo federal estuda incentivos a programas de fontes alternativas renováveis e cidade de SP discute projeto que exige instalação de coletores solares."(Terra)

Como não lembrar de uma história que a Thelma contou no Caminhos e Movimentos, num post em que falava de Manias?

"Antes de concluir este post, queria explicar uma coisa: as manias podem ter a ver com o contexto em que se vive. Descobri isso quando cheguei na Espanha e fui viver em um quarto alugado, no apartamento de uma senhora. Tendo dois banheiros na casa, fiquei com o banheiro menor. Tenho a mania de despertar embaixo da água - tomo banho pela manha, logo que saio da cama. Sempre digo que realmente acordo quando a água começa a rolar sobre meu corpo. Entao, todos os dias despertava às 8 h e ia diretamente para o banho. A dona da casa, um dia, perguntou: Por que tu tomas banho todos os dias? E por que lavas o cabelo cada vez que tomas banho? Fiquei dura e perplexa. Ela continuou: Nao é preciso fazer isso! É exagero! O corpo se rebela! Tomar banho duas vezes por semana já é suficiente. Tive que rir da forma clara e veemente com que ela colocou sua opiniao. Para ela, o banho diário parecia totalmente desnecessário e, inclusive, absurdo. Expliquei que eu vinha de um lugar que fazia muito calor e que estávamos acostumados a tomar banho várias vezes ao dia. Ela disse que era loucura. E eu fiquei de louca mesmo."

As fotos da Thelma, com sua "tribo espanhola " num frio de renguear cusco, tirei do seu blog . Sem seu consentimento, já que ela anda viajando...

Aliás, o frio me lembra dois momentos dramáticos:
1º) entrar no banho
2º) sair do banho
E a mania dos (pelo menos) dois banhos por dia persiste! Humpf!

Talvez esta senhora espanhola de quem a Thelma fala devesse ser chamada para ajudar a diminuir o gasto de energia com banhos de chuveiro... Hihihihihi...

Homens & Mulheres / Filme

É antigo, mas é uma delícia de filmezinho, criação de Bruno Bozzetto!
Pra olhar com calma e rir de cada detalhe!

Clique aqui !

Estou perdidaaaa

Momento Ana. Momentos. Reencontro. BlogAna. BacAna. FulaAnas&CicrAnas. Vivências. InsAna. Mirabilia. Imaginário de Palavras. Analogia. Animada. Anazen.Anatômica. Afinidade. Enlaces. Acontecimentos. Feijao com Arroz. A la minuta. Chá com limao. Caipirinha com limao.Verde alface. Café com leite. Pao com manteiga. Querencias. Querencias e quereres. Dialeto lavrense. Dialeto gaúcho. Expressao pessoal. Veredas.Idéias. Conexoes. Arrebatos. Interpretaçoes. Ventos de agosto. Sarau e chimarrao. Bordado textual. Bordado lúdico. Teorías implícitas. Laços e textos. Runrun. Ti-ti-ti. Blá-blá-blá. Texto livre. Tela viva. Mosaicos. Enredos. Toques. Argumentos. Passagens. Parágrafos. Travessias. Volta, Cláudia! Nada de varal. Intertextual. Eco de mim. Divagaçoes. Ziguezagueando. Pretextos. Expressao própria. Horizontes.(Re)contos. Zoom. Anagrama. Roccana.
.
Apesar das idéias valiosas do Alessandro, Vânia, Clarice, Rosamaria, Zé Renato, Fernando, Sean, Thelma, Zéca, Denise e alguns anônimos, ainda não decidi qual vai ser o novo nome deste blog. :)
Agradeço as sugestões! Vocês são D+!

20.4.06

Ah, as mulheres...






















http://www.radicalchic.com.br/

Um beijo para a Clarice




Pelo seu aniversário
e por ser a pessoa alegre, prá cima,
sensível e divertida que ela é!
.
Quero dizer que ela tem sido inspiradora! E que lhe desejo todo o bem do mundo!
.
.
.
(Efeitos na fotografia do Zéca La-Rocca)

Camping da Praia do Paredão, Lavras do Sul

Passei o feriado da Páscoa exatamente aqui, neste lugar cheio de verde e de beleza.
Prometi para o Waguinho enviar as fotos, porque ele quer mostrá-las ao Grupo de Escoteiros que plantou cada uma delas há muitos anos atrás! Mas as fotos ficaram tão bonitas que achei que mais gente gostaria de conhecer este camping que fica dentro da cidade e uma ótima opção pra se fugir um pouquinho da rotina.
Ah! O Waguinho La-Bella foi escoteiro, sim! E foi taxista, dono de Jornal, agricultor, publicitário, presidente do Clube Comercial, do VG, etc, etc, etc! Vou contar tudinho, aqui, num próximo post. Aliás, vou continuar falando dos lavrenses, que têm muita história para contar!
Por enquanto, as fotos das Cataratas do Paredão e do Camping!
(Esta 1ª foto não é minha. Desconheço o autor.)




CAMPING MUNICIPAL ZEFERINO TEIXEIRA
Endereço: Rua Cel. Goggia, s/nº
Local possui: água potável, água quente, banheiros, barraca, inúmeras churrasqueiras, coleta de lixo, esgoto, guarda de camping, lava-louça, lava-roupa, luz 220 volts. Aberto o ano inteiro.

Related Posts with Thumbnails