24.6.26

Sobre batalhas e dietas

Imagem Pinterest
Por exemplo? Não repetir o prato de comida, a sobremesa, o chope, o cálice de vinho...
Tá... É brincadeira. Ando focada demais na minha dieta e relaciono tudo à ela. Provavelmente a frase se refira à atitudes, comportamentos emocionais, escolhas equivocadas... 
A verdade é uma só: precisamos parar de repetir as coisas que temos consciência que nos fazem mal e que precisamos mudar em nossa vida. Então, de alguma forma, a minha dieta se inclui nisso. 
São muitas as batalhas que precisamos vencer, a cada dia. Estou muito feliz porque hoje completo 7 meses de dieta e já são 29 quilos eliminados. Mas ainda travo uma batalha cotidiana para não abandonar os novos hábitos e não repetir a minha história de "efeito sanfona"!

O que li, sobre a frase 
"Há uma batalha vencida nas coisas que escolhemos não repetir":

"Essa frase fala sobre um tipo de vitória que quase nunca recebe aplausos. Não é a vitória barulhenta de quem conquista algo visível. É a vitória silenciosa de quem interrompe ciclos.

Muitas vezes carregamos hábitos, mágoas, comportamentos e até formas de amar que aprendemos ao longo da vida. Alguns vieram da família, outros de experiências dolorosas, de decepções ou de feridas que deixaram marcas profundas. Repeti-los seria o caminho mais fácil, porque é o conhecido. Difícil é escolher diferente.

Há uma batalha vencida quando alguém decide não responder com agressividade à agressão que recebeu. Quando escolhe não transmitir aos filhos os mesmos medos que herdou. Quando recusa alimentar ressentimentos, mesmo tendo razões para isso. Quando aprende a dizer "não" onde antes dizia "sim" para agradar. Quando deixa de repetir histórias que machucam, julgamentos que ferem ou padrões que aprisionam.

Essas vitórias raramente aparecem em fotografias. Não recebem medalhas. Muitas vezes ninguém percebe o esforço envolvido. Mas são elas que transformam vidas inteiras.

Existe coragem em não reproduzir o que nos fez sofrer. Existe sabedoria em reconhecer que algumas heranças não precisam ser passadas adiante. E existe amor em construir caminhos novos, mesmo quando os antigos parecem mais familiares.

Talvez a maturidade tenha muito a ver com isso: compreender que nem tudo o que recebemos precisa ser perpetuado. Algumas coisas honramos preservando. Outras honramos encerrando.

Porque, às vezes, a maior vitória não está no que fazemos, mas justamente no que decidimos não repetir."

Sobre o "peso iô-iô ou efeito sanfona":

Peso iô-iô, também chamado de efeito sanfona, é o fenômeno em que uma pessoa perde peso e depois recupera parte ou todo esse peso, repetidamente, ao longo do tempo. O nome "iô-iô" vem justamente do brinquedo que sobe e desce, numa analogia ao peso corporal.

Como acontece?
Normalmente o ciclo é assim:
A pessoa faz uma dieta muito restritiva.
Perde peso rapidamente.
Tem dificuldade de manter a dieta.
Volta aos hábitos antigos.
Recupera o peso perdido (e, muitas vezes, ganha ainda mais).
Inicia uma nova dieta.
O ciclo se repete.

Por que isso acontece?
Nosso organismo não gosta de perder peso rapidamente. Quando isso ocorre, ele pode reagir de várias formas:
Reduzindo o metabolismo.
Aumentando a sensação de fome.
Elevando o desejo por alimentos mais calóricos.
Economizando energia para "se proteger" de uma possível escassez.
É uma resposta biológica de sobrevivência.

Quais os problemas do efeito sanfona?
Estudos associam o peso iô-iô a:
Maior risco cardiovascular.
Aumento da gordura abdominal.
Perda de massa muscular.
Alterações metabólicas.
Frustração e baixa autoestima.
Relação mais difícil com a comida.
Além disso, cada ciclo pode tornar a próxima perda de peso mais desafiadora.

Como evitar?
Os especialistas costumam recomendar:
› Mudanças graduais e sustentáveis nos hábitos alimentares.
› Atividade física regular.
› Dietas menos restritivas.
› Foco na saúde e não apenas no número da balança.
› Preservação da massa muscular por meio de exercícios de força e ingestão adequada de proteínas.

Um detalhe importante: muitas pessoas acreditam que o problema é "falta de força de vontade". Hoje sabemos que não é tão simples. O efeito sanfona envolve fatores biológicos, hormonais, emocionais e comportamentais. Por isso, abordagens muito radicais costumam fracassar a longo prazo.
A melhor estratégia geralmente não é perder peso o mais rápido possível, mas encontrar um estilo de vida que possa ser mantido por anos.

23.6.26

A vida já passa tão rápido!

Lavar roupa todo o dia...


Estender roupa num varal congelado não é tarefa fácil!
Acontece que não tenho secadora de roupas e preciso aproveitar
que a previsão é de sol o dia inteiro! Não dá para adiar!
E tenho roupas sujas acumuladas porque só lavo roupas na casa de Lavras
e tem chovido, cada vez que venho pra cidade!

Sensação térmica 0º!!

22.6.26

Jeitos de fazer repolho assado


                                                       Link

Não faz muito tempo que aprendi a comer legumes assados.
A Kika costuma fazer e eu adoro, mas nunca faço, a não ser na grelha, com churrasco.
Agora ando querendo mudar alguns hábitos e comecei a ler novas receitas.
Achei essas duas bem interessantes e vou testar!
Quem estiver de dieta, pode adaptar.

"O aioli (ou aïoli) é um molho tradicional do Mediterrâneo, típico da culinária da França e da Espanha, composto essencialmente por uma emulsão de alho e azeite de oliva. Embora muitas versões modernas incorporem gemas de ovo para facilitar a liga, a receita clássica e histórica utiliza apenas o alho triturado como agente emulsificante natural. 

Diferença entre Aioli e Maionese: 
Gordura utilizada: a maionese tradicional usa óleos vegetais neutros (como canola ou girassol), enquanto o aioli autêntico exige exclusivamente o azeite de oliva. 
Protagonismo do Alho: no aioli, o alho não é um mero aromatizante, mas a base estrutural e de sabor do molho. 
Uso de ovo: a maionese obrigatoriamente leva gemas. O aioli tradicional dispensa o ovo, embora o uso de gemas seja amplamente aceito na culinária contemporânea para garantir estabilidade."

✔ Na Espanha , o alioli é servido com peixe, carne grelhada ou batatas. Nos Estados Unidos , é comum vermos "aioli de alho" nos cardápios de restaurantes, servido com batatas fritas ou espalhado em um hambúrguer.

Efêmeras

                                                                                                                     Flores da Dona Célia...

"As flores nos ensinam uma grande lição: 
elas não são feitas para durar, 
mas para nos lembrar de viver o presente. 
Elas nascem, crescem, florescem e, um dia, partem, 
assim como cada momento da nossa vida.
Que possamos aprender, com elas, a valorizar o agora, 
a beleza do instante e
 a impermanência das coisas."

Em preto&branco ♥



Bethy Lagardère

Um espaço acolhedor


✔ Link

O jeito certo de usar base na pele madura

A base não precisa esconder as rugas, mas tem que ter boa cobertura e 
uniformizar a pele, escondendo manchas sem deixar a pele artificial, esfarelando ou craquelada.

"Saber o que você deseja expressar pro mundo, entender o que seu rosto já naturalmente 
comunica e aprender a se maquiar com INTENÇÃO é a chave pra sua transformação.
Cris Bittar / Link

"Escolha a base certa para a pele madura! Sempre bem líquida e nada mate!"
Alice Salazar

"Os truques de aplicação de base que irão mudar sua maquiagem."


"Por que sua base abre, esfarela e não adere, mesmo hidratando?
» Base não “abre” do nada, ela reage ao que está por baixo.
» Quando a maquiagem separa, esfarela ou craquela, mesmo com a pele hidratada, o problema muitas vezes não é falta de hidratação: é incompatibilidade química + excesso de camadas.
» Se você mistura muitos produtos com texturas, composições e silicones diferentes, a fórmula perde aderência na pele e começa a “desmontar”.
Menos produto e mais compatibilidade quase sempre funcionam melhor.
» A dimeticona é um silicone mais estável e filme-formador: ela ajuda a dar deslizamento, acabamento mais liso, reduz perda de água e melhora a espalhabilidade.
» Já a ciclometicona é um silicone volátil: ela facilita a aplicação, dá sensorial sedoso e evapora depois, deixando a textura mais leve.
» E não: dimeticona e ciclometicona não fazem mal para a pele nem para o organismo quando usadas em cosméticos regulamentados. Em geral, são ingredientes considerados seguros e muito usados justamente para melhorar sensorial, acabamento e performance da fórmula.
» Em resumo: muitas vezes a base “abre” não porque a pele está seca, mas porque tem produto demais, fórmula demais e compatibilidade de menos."

21.6.26

Muito divertido!

Quem tem medo do ridículo?
Nunca tivemos, por isso nos divertimos tanto!

Um vinho chamado "Herencia" me deixou com a boca roxa!
Almoço delicioso, cantoria, amigos reunidos!

Frio, em Lavras do Sul


A grama congelou...
Só voltará a ficar verdinha na primavera!

A sala parece mais acolhedora, com as folhagens e luz quente...
São mudanças que fizemos há pouco, antes do nosso casamento.
Pequenos detalhes, muita diferença!
Enquanto isso, fico sonhando com tudo que preciso consertar, nessa casa,
e torná-la mais adequada aos invernos rigorosos que temos por aqui.

Que seja bom!


"Todo ano ele vem e volta no ano que vem
Vem de mansinho soprando um ventinho
Vem de supetão soprando um ventão
Tudo esfria e vem a neve
As plantas aproveitam para entrar em greve
A ponta do nariz fica gelada
E é bom agasalhar a criançada
Inverno, inverno, é inverno..."
_______________

💖Para o Henrique e a Elisa...
Que o inverno seja quentinho e delicioso!

"O Vai e Vem das Estações"
Palavra Cantada

Agora, sim, começou o inverno

         O dia mais curto e a noite mais longa do ano!


Tô com mania de perguntar para o ChatGPT sobre a previsão do tempo:
"Como você está na região da Campanha/Serra do Sudeste gaúcha, a tendência para este inverno é de um comportamento bastante típico do Rio Grande do Sul, porém com episódios de frio mais fortes do que os observados em alguns dos últimos anos. 

O que esperar em Lavras do Sul:

❄️ Frio frequente
Passagens regulares de massas de ar polar.
Madrugadas e amanheceres frios.
Possibilidade de temperaturas próximas de 0°C em alguns episódios mais intensos.
Geadas devem ocorrer diversas vezes ao longo da estação.

🌬️ Vento e sensação térmica baixa
Como Lavras do Sul fica em área mais elevada e aberta, o vento costuma aumentar a sensação de frio.
Dias de minuano podem fazer a sensação térmica ficar vários graus abaixo da temperatura medida. 

🌧️ Chuva dentro da normalidade
Não há influência forte de El Niño nem de La Niña neste momento.
A tendência é de alternância entre períodos secos e passagens de frentes frias com chuva. 

☀️ Dias bonitos após o frio
Depois das frentes frias, são esperados aqueles dias clássicos da Campanha Gaúcha: céu azul, sol forte e manhã gelada.

Para quem mora no campo
Se você tem propriedade rural ou contato com atividades agropecuárias, vale atenção para:
geadas fortes;
necessidade de proteção para mudas e hortas;
maior consumo de energia e lenha;
cuidados extras com água para animais em madrugadas muito frias. 

Resumo para Lavras do Sul
"Prepare os casacos, os ponchos e a chaleira. Não parece ser um inverno excepcionalmente rigoroso como alguns históricos, mas deverá ser um inverno gaúcho de verdade, com geadas, várias ondas de frio e aqueles amanheceres que fazem a gente agradecer por um fogão a lenha."

20.6.26

Encarangados!


Sextou, em Lavras do Sul!
Depois de muitos dias na Querência, viemos para a cidade.
A Lavrinha está congelante! Brrrrr...
A casa da Querência é muito mais quente! O banheiro fica aquecido
por estar na parede ao fundo da lareira, que fica acesa o dia todo,!
Na cidade ligo estufa elétrica, na hora do banho, mesmo assim não fica igual...
Mas jantar na frente da lareira, na Telúrica, e matar as saudades dos amigos,
é sempre muito bom!

Das recorridas...



Ricardo Haas

Último dia do outono/2026


Seleção de fotos que publiquei no Instagram.
 

O melhor do frio?


Tomar café, na beira da lareira (obrigada, Ricardo!), 
e ficar feliz por acordar com a casa quentinha, com tanto gelo na paisagem... 


19.6.26

Preocupações


Acompanhando um dia difícil do Dude, Kika, Aline - questões de saúde de familiares.
Estando longe só me resta rezar para que tudo se resolva e sejam muito fortes...

Olhos marcados na maquiagem para pele madura


É difícil abandonar todas as coisas que fizemos a vida inteira, só porque envelhecemos!
Sempre usei sombras pretas e marrons. Sempre gostei de cabelos compridos. Será que agora preciso ser uma senhora apagada e de cabelos curtos?!
Concordo que há coisas e modelos que não devemos mais usar, simplesmente porque roupas curtas, justas, decotadas não nos favorecem mais - com as devidas exceções, óbvio!
Mas todo o resto é uma questão de estilo e gosto pessoal e só me resta descobrir o melhor jeito de fazer isso.
A foto acima mostra exatamente o tipo de maquiagem que eu gosto. É do Pinterest.
O vídeo abaixo tem sugestões bem interessantes:

O que ela quer da gente é coragem



Guimarães Rosa falou lindamente sobre isso:

"O correr da vida embrulha tudo.
 A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, 
sossega e depois desinquieta. 
O que ela quer da gente é coragem."

18.6.26

Roupas claras combinam com inverno?

"Sim, roupas claras combinam muito com o inverno! Longe de serem exclusivas do verão, elas trazem sofisticação e iluminam os dias mais frios, fugindo da sobriedade dos tons escuros. 
Para montar um look de inverno elegante com peças claras, aposte nestas dicas:
Misture texturas: combine tecidos pesados com tons claros. 
Aposte em tricôs grossos, lãs, casacos de alfaiataria e couro em cores como off-white, bege, creme e gelo. 
Sobreposições: use um casacão pesado claro sobre peças mais escuras, ou combine tons da mesma família, criando um degradê elegante."


Visual monocromático

"Um look todo preto tem lugar garantido na moda inverno, mas que tal trocar pelo branco para variar a produção com muito estilo? A calça e a blusa do mesmo tom formam um par perfeito na hora de compor um visual para os dias mais frios.
A monocromia é um toque clássico, que nunca sai de moda. Para deixar as combinações mais interessantes, você pode investir em peças com texturas e modelagens diferentes. Isso transforma as produções sem esforços.
Dá para mesclar um top básico com peças de alfaiataria que possuem detalhes-chave, como pregas e cintos. A mistura de tecidos e elementos de destaque traz mais estilo para o look branco e evita que ele fique básico."

Visual branco e bege

"Combinar branco e bege cria uma proposta sofisticada. Os tons claros transmitem suavidade e elegância. Juntos, eles formam um visual atemporal, que vai bem em diversas ocasiões. Se você quer evitar perder tempo, pode investir nessa dupla.
Assim como nas produções monocromáticas, o segredo para o look não ficar sem graça é investir em peças com texturas e modelagens diferenciadas. Vale mesclar o conforto da malha com a imponência da alfaiataria, optar por transparência e recortes ou sair da zona de conforto com algo que você normalmente não usa.
Esses aspectos podem transformar completamente a sua produção. São detalhes fáceis de inserir nos looks e que geram um efeito visual incrível."

Imagens Pinterest / Conceito: Link

17.6.26


Imagem do Pinterest

Maquiagem para mulheres maduras


Sempre gostei de usar maquiagem.
Olhos marcados, muito rímel, um pouquinho de blush, brilho labial...
Só que desaprendi.
 Simmm!
Como moro no campo, perdi o hábito!
As bases e pós que costumava usar não servem mais para a minha pele madura.
Craquelam, esfarelam, não aderem...
Nos últimos meses precisei usar maquiagem e fiquei insegura, 
sem gostar do resultado.
Vou ter que me adaptar e reaprender.
Considero a maquiagem da modelo (foto Pinterest) perfeita!
Já comecei a colecionar ideias, assistir tutoriais e vou compartilhar aqui.

Espaço de Felipe de Almeida na CasaCor 2026


- Casa Memórias Essenciais -


"O design quando é feito com estudo, regido pelo rigor do que deve representar uma casa de verdade onde o espaço possui formas, cores, texturas que expressem todas as emoções e despertam as memórias essências, onde a relação do homem e o lar se estabelece a conectividade afetuosa.
Porque eu acredito que o lar é onde se compartilha os sonhos e a mesa. É onde se dorme à noite o sono da infância.
É a morada onde os objetos têm vida própria e as paredes contam histórias. Onde se processa a vida cotidiana que se mistura a antigos referenciais para produzir novas recordações.
Cores, texturas, perfumes expressam todas as nossas emoções, que cristalizam as memórias essenciais de toda uma vida."

Texto e imagens:  Felipe de Almeida 


E essa mesa de centro?
Para uma sala grande, além da mesa, pufes, cadeirinha, banquinho, 
mesa redonda, para jogos e, até, uma ovelhinha!
Adorei!

16.6.26

Dias de inverno, na Querência


Metade do mês já foi! Aliás, quase metade de 2026, também!
O que está acontecendo com o tempo, que passa voando, enquanto os dias são longos?
Nossa rotina, aqui fora, é desfrutar da companhia, um do outro, 
e aproveitar o calor da lareira, nos dias frios.
Gosto de contemplar a paisagem, planejar a vida e assistir musicais, com o Gaudério.
Sempre temos assunto, sempre é tudo divertido, com ele...


Noite de Geada

de Jorge Lima

A noite ronda a querência
Prenúncio de vento e geada
E a tarde que fez morada
Num pôr de sol colorado
Reponta um lote de gado
Que corta a invernada ao meio
No instinto primitivo
De vir dormir no rodeio.

Até os cuscos do rancho
Se misturam com a peonada
Que guapeiam a noite braba
Tentiando o fogo de chão
A cuia de mão em mão
Num gesto rude e fraterno
Aquece o peito gaudério
No tempo brabo de inverno.

Um potro junto ao galpão
Relincha como sabendo
Que o dia que está morrendo
No poncho da noite negra
É outra manhã que chega
Com rodeio e campereada
Na lida bruta de campo
E patas quebrando geada.

O minuano debochado
Por entre as frestas assobia
E esta xucra melodia
Inspira versos e rimas
Atira cinza pra cima
Neste bailado sem fim
Revirando os picumãs
Agarrados no capim.

Num repente uma cordeona
Acorda o galpão inteiro
No improviso do gaiteiro
O verso abre a cancela
E o timbre forte da goela
Quebra o silêncio e a calma
Dizendo coisas bonitas
Que brotam dentro da alma.

Mais tarde nas horas mortas
Reina o silêncio nas casas
E o angico vira brasas
No borralho fumacento
A noite num passo lento
Até parece que parou
Pra enxugar o pranto de geada
Que a madrugada chorou.

Assim que clareia o dia
Fogo aceso, mate recém cevado
Eu me paro emocionado
Diante de tanta beleza
E vejo a mãe natureza
Nos mostrar o que é capaz
Que a geada é a bandeira branca
Do campo pedindo paz!

 _________________________

Entre a geada e o nascer do sol, uma beleza de encher os olhos!


E o dia amanheceu assim, na Querência!
Fotos tiradas de dentro de casa, em 16/06/2026.
Cada janela, um quadro!

A beleza da paisagem congelada

É incrível como dentro de casa fica quentinho,
mesmo com tudo congelado, lá fora!
Congelou, inclusive, a água das torneiras...
Sempre morei no sul, mas, em toda a minha vida, nunca tinha vivido dias assim...

Friooo!

O Ricardo caminhando no pasto congelado!

Euzinha vendo tudo pelas câmeras, sem coragem de sair da cama!! 

15.6.26

Café da tarde


O dia frio pediu uma pausa e um café quentinho...

Castiçal de ferro para pôr velas em garrafas

Vi na internet e adorei!
Achei no Mercado Livre.

Comprei! 🎁

Falta uma semana para o início do inverno


Notícias de hoje:
"Frio intenso e geada marcam segunda-feira no RS. Massa de ar polar derruba temperaturas no estado e deve provocar sequência de madrugadas geladas ao longo da semana.
Uma intensa massa de ar polar atua no Rio Grande do Sul, derrubando as temperaturas e provocando a formação de geada, especialmente em áreas rurais e municípios da Serra Gaúcha, Campos de Cima da Serra e metade sul do estado. Algumas áreas registraram mínimas negativas.
Perspectiva: A previsão do tempo indica que a atuação do ar frio deve se manter ao longo da semana, com a possibilidade de novas ondas geladas e madrugadas exigindo agasalho reforçado."

14.6.26

Colorem meu dia

Névoa

A neblina se forma em todo o percurso do arroio e esconde tudo, lá no fundo.
Daí o sol, lentamente, descortina a paisagem...

 
À esquerda, postei no meu Instagram, de manhã.
À direita, foto que o Ricardo postou, de tarde.
Adoramos observar as mudanças dos dias...

Polainas, para aquecer!

Vi no Instagram esse vídeo de uma loja gaúcha, chamada Transpiração.

Ideias do Pinterest.

Que tal uma estante descomplicada?



São descomplicadas porque se adaptam em qualquer espaço, podem ser feitas com
madeiras de vários preços, não exigem marcenaria especializada, são espaçosas e são lindas!

13.6.26

Dia de Santo Antônio


Obrigada, Santo Antônio, por todos os meus encontros. 🙏


 

Capa da Casa Vogue


Em story do Instagram. :)

Henrique


"44ª Olimpíada das Cores chegou ao fim, mas a energia, a dedicação e o espírito de equipe demonstrados por cada clube ficarão marcados em nossa história. 
Parabéns a todos os alunos e famílias que fizeram parte dessa jornada, contribuindo com entusiasmo, criatividade, respeito e muita união.
Mais do que uma competição, a Olimpíada das Cores é uma oportunidade de criar memórias, fortalecer amizades e vivenciar valores que levaremos para a vida toda." (Colégio São José)
O Henrique estava tão envolvido nessas olimpíadas que viramos uma grande torcida!
E deu certo! O Clube Amarelo foi campeão!
Desta vez não pude estar presente, mas acompanhei à distância,
através de fotos e vídeos que foram me mandando,
e fiquei muito feliz com o resultado! 

Momento de pura alegria, de toda a equipe!

Legenda, no nosso Grupo do Whatsapp:
"Mais um casório na família." 🤭

💛💛💛

Vai ter sol

12.6.26

Verdade


✔ Link

Gradativamente...


Maquiagem 0% / Filtro 100%
Porque acostumar com os efeitos da idade exige dedicação... 😅 
É um processo. 

Comemorando o Dia dos Namorados

Há 10 anos fiz um vídeo com essa música e, agora, 
postei essa versão, em francês, como fundo musical das nossos fotos:


"O amor não pede licença, não tem roteiro e muito menos idade.
Na verdade, o amor se lapida com a idade e a nossa capacidade de amar
se desenvolve muito mais por sabermos que amar 
é admirar com parceria e apoio aos sonhos um do outro."

Link

O vídeo que fiz:

E assim, entre lembranças e melodias, fazemos nossa história.

Related Posts with Thumbnails