17.7.06

Mulheres e suas fases

Nas três primeiras fotos Angelina Jolie, Laetitia Casta, Britney Spears e, nas últimas três fotos, Luiza Thomé, Sophia Loren e Sharon Stone.

A gestação, a maternidade e a maturidade: três momentos, na vida de uma mulher, em que a sexualidade ficava excluída.
O papel de mãe sempre foi santificado e, até, assexuado (idéia ressaltada pela formação católica, na Virgem Maria). Até muito pouco tempo, mulheres, depois dos 40, eram consideradas "senhoras", prontas pra assumirem o papel de avó - mãe duas vezes, portanto duas vezes santificada!
Mas não há como negar: cada vez mais a mídia mostra imagens sensuais, associadas a estas fases: atrizes e modelos posando nuas e grávidas, a maternidade sendo realçada como momento de extrema feminilidade, beleza e, até, erotismo. Sophia Loren, aos 70 anos, acaba de posar para o calendário Pirelli que é famoso pelas suas mulheres sensuais.
Estas mudanças são reais ou são imagens criadas pelas agências de publicidade e revistas especializadas em famosos? É saudável? É melhor? O que mudou?
Não sei. Mas se traz menos culpas, menos traumas, se dá mais liberdade, mais verdade, mais prazer, que se repense todos estes papéis. Até porque, cada mulher tem direito de escolher como quer viver a sua vida, sem ter que obedecer a padrões e a estereótipos, nem de imagem e e nem de comportamento.


Nas bancas, hoje, a atriz Gabriela Duarte, nua e grávida.

6 comentários:

Anônimo disse...

Mais que lindas mulheres, lindas fases... Agora só não posso concordar com esta de, no passado, mulheres de 40 estarem prontas para ser avós, afinal de contas minha mãe, em pleno 1969 teve a mim, seu segundo filho, aos 43 anos...

Grande beijo!

Anônimo disse...

Ola!
Estava procurando no google, qualquer coisa sobre a Pça. Dom Antonio Zattera e me deparei com relatos atraentes de ler, sob um ponto de vista bem peculiar!!
parabens!!;)

Luis Carlos Nunes

(mail/msn: latinotur@gmail.com)

Luiz Felipe Botelho disse...

Ana, as fotos dos posts dos dias 14 a 17 não estão abrindo, mas dá pra comentar.

Mexeu muito comigo esse teu post sobre as mulheres, maternidade, sensualidade, beleza, mídia, etc. Sobre isso, acho que os jornais e agências de publicidade pegam o que já está latente no cotidiano. Creio que a mídia não descobre nada que a sociedade já não esteja vivendo em sua vivência de "sonho acordado". Quando a mídia mostra, a gente vê o que sempre esteve ali como se estivesse sendo inventado naquele instante. Tristes de nós que medimos nossa beleza pelos parâmetros de uma mídia que hoje constrói ídolos e padrões de comportamento para esquecer tudo na estação seguinte. Não faz sentido haver modismo em ser de carne e osso incluindo aí as circunstâncias dessa condição. Mas não é nisso que cremos, por estarmos cada vez mais nos abandonando neste crescente torpor midiático, essa enxurrada de dados que acaba manipulando nossa psique, nossas crenças, nossa força, nossa memória e assim nos influencia, confunde, perturba e nos joga contra nós mesmos e/ou uns contra os outros, vagando de um lado para o outro, em nome do vazio, na direção do nada.
A mulher - e o próprio ser humano, criança, adulto ou idoso - , é algo lindo, múltiplo e infinito em facetas em qualquer idade, independente de qualquer coisa, a não ser que não creia nisso e assim, alimentando esta crença na negação, a feiúra e o desvalor se tornem reais.
Putz, escrevi muito.
Desculpa aí o excesso.

Marcia disse...

Ana, será que a mulher de hoje tem menos culpas? acho que o tipo de culpa mudou. a mulher de hoje (sendo bem generalista, claro) tem culpa porque não tem tanto tempo para dedicar aos filhos como sua mãe lhe dedicava, porque não consegue ser a máquina de fazer sexo pregada pela revista Nova, porque não tem a pele da modelo de 13 anos que a mídia diz que ela deveria ter, porque, porque, porque. sempre há um porquê.

e, se vc olhar bem, o homem de hoje também tem lá as suas frustrações, só que disfarça melhor. porque deveria ter conquistado mais mulheres, deveria ser mais invejado pelos amigos, deveria ser considerado mais bem-sucedido do que é, porque, porque, porque.

e, como o Felipe, eu também fiz um post enorme. des-culpa aí. :P

Telejornalismo Fabico disse...

*


se a idade pra ser sexy se alarga, a obrigação de ser bonita ainda é a mesma.
mas convenhamos que pra uma mulher de 70 se encaixar no padrão de beleza reinante deve ser de uma crueldade estúpida. e de impossibilidade.
expoentes sempre há, vide miss loren.
mas no dia-a-dia o bicho pega.
amplia-se o leque do mesmo, na verdade é isso: pra quem é loiro e esguio, tá tudo beleza.
mas pro resto, o fardo é pesado.


*

Tania Velázquez disse...

Para se expor em fotos, desde que a pessoa tenha uma personalidade marcante, os photoshop dão um jeito de tirar estrias e otras cositas más...
Sophia Loren é uma imortal da beleza. Um mito. Se eu resolver me despir numa revistas dessas, juro que faço sucesso, porque sou magra e a foto engorda uns quilinhos e me deixará gostosa. Fazendo umas correções aqui e alí, garanto que sei posar bem e ficar linda e charmosa - sem culpas - porque arte é arte. Vide Gabriela Duarte, com um barrigão e linda demais.
O que não pode é deixar a foto mostrar as partes meio despencadas, Aí fica arte bizarrra. Mas vocês viram aquele calendário com muilheres com mais de 50 e até de 80 anos, com um nú tão sutil que ficou maravilhoso? Eu vi no programa da Hebe, se não me engano, já faz um tempo...
Elas têm uma Ong mas não lembro mais o tema e o porquê elas resolveram posar meio nuas.

Related Posts with Thumbnails