31.12.10

Que venha o ano novo!

E traga todas aquelas coisas importantes: saúde, amor e paz.
Todas as indispensáveis: filhos felizes, família amorosa, amigos por perto, um lar...
Todas as deliciosas: cheiro de chuva, flor no jardim, noite estrelada, sorvete de casquinha, livro novo, fruta no pé, banho de mar, pé descalço, cara lavada, banho perfumado...
Todas as essenciais: consciência tranquila, noite de sono, paz de espírito, muita fé...
Todas as que nos fazem sorrir: abraço apertado, carinho inesperado, presente sem data especial, telefonema com notícia boa, sair com amigos...
Todas as que deixam nosso cotidiano melhor: cheirinho de comida sendo preparada, de casa limpa, roupa no varal, cama estendida, divisão de tarefas...
Todas as que merecemos: governantes honestos, justiça social, jornal sem tragédia na primeira página...
Todas as que sonhamos: trabalho digno e prazeroso, passeios, conquistas, viagens...
Todas as que desejamos intensamente: coração apaixonado, amor retribuído, beijo demorado, dormir de conchinha, cafuné...
Que a lista seja interminável, que nunca deixemos de sonhar e de realizar!

Beijo com carinho em cada um que ler a minha lista e "sintonizar"!
Vai acontecer!
Ana.

.

30.12.10

Bom lembrar:

"O que realmente engorda não é o que comemos entre o Natal e o Ano Novo, e sim, aquilo que comemos entre o Ano Novo e o Natal."

29.12.10

Contagem regressiva

.
.

Do blog transFLORmar-la. (Para ampliar, clique na imagem)
.

Aniversário do Didi

.


Como festa pouca é bobagem, no dia 27 o Didi (José Donairo) estava de aniversário e fomos comemorar almoçando no Lobão - uma churrascaria fantástica que tem em Pelotas!
Ele é meu sobrinho e afilhado e fiquei feliz dele estar aqui, neste dia significativo demais: no início do ano o Didi teve sintomas que poderiam significar uma doença muito grave, mas depois  de  muita angústia, uma semana de internação e vários exames, ficou descartada esta possibilidade...
Então, além de comemorar, é hora de agradecer e pedir muita saúde e muita felicidade para esse aniversariante tão querido por todos nós!
.

28.12.10

Nosso Natal



Nada simboliza mais o Natal do que o sorriso de uma criança! O Kike deixou nosso Natal mais bonito, mais feliz! Espero que ele lembre dos abraços, do carinho, dos presentes e de como nos deixou encantados...


.

A mesa foi arrumada com simplicidade, mas os pratos se encarregaram de deixá-la bonita! A Mara fez Chester (com uma farofa deliciosa) e Arroz com Tomates Secos e Rúcula. Eu fiz Pernil e várias saladas: de figo com banana e creme de leite (decorada com nozes), de tomate cereja, queijo e azeitonas, de coração de alface com laranjas, palmitos, mini milhos em conserva e champignons e uma outra, a base de ovos e batatinha palha, que é uma delícia! Nosso jantar foi bastante elogiado!


Amigos em volta da mesa, conversas, alegria de compartilhar uma noite especial: Donairão, Mário e Mara (pais da Isara) Dude e Isara, Tânia, Didi e Pedro, Antonio, Igor, Kika... Realmente foi muito bom estarmos juntos!
De sobremesa Creme de Abacaxi, feito pela Mara, Doces de Pelotas, trazidos pelo Antonio (que também trouxe os salgadinhos) e Mousse de Maracujá e Sorvete de Leite Condensado - feitos pela Kika. Deliciosos!

Preparativos para o Natal

.
Algumas fotos do "antes". Kika, Henrique e "Seu Toco", em plena atividade!
Na última foto a chuva da tarde do dia 24...

Depois que a cozinha ficou pronta, decidi fazer um pergolado para aumentar a sombra, no meu pátio.
Na cobertura colocamos sombrite - uma espécie de tela, que comprei no Uruguai, tempos atrás, e que ainda não tinha instalado.
Além disso, queria arrumar os canteiros, plantar muitas flores e pintar todo o chão, para uniformizar.
A idéia era arrumar a mesa ao ar livre, encher de cadeiras, pendurar a rede... Mas caiu um aguaceiro que me fez reformular os planos e desistir de algumas coisas. 
Curtir o pátio, só no dia seguinte:

Meus amores: Henrique, Didi, Pedro. (E euzinha, com modelito cheio de estilo! Hahahaha!)

"Tangos e Canções"

.


Adorei assistir a Isabel Nogueira e Pedro di Ázz, no Mercado del Puerto (21/12/2010).
Tirei poucas fotos, mas fiz questão de fotografar, também, a Lu Albuquerque, uma bela companhia, que, como eu, se emocionou com a beleza do repertório e das coisas que a Isabel contou, sobre cada uma das canções escolhidas.
Ela falou lindamente sobre a pré-estréia do espetáculo em seu blog: Meu Universo em Foco e a Isabel postou fotos maravilhosas, no Taurusetcancer.



Os vídeos são da Lu Albuquerque:
 




27.12.10

23.12.10

Queridos Amigos!
Agradeço a todos que acompanharam o Roccana em 2010 e desejo...




21.12.10

O dom da renovação


Eclipse lunar - 21/12/10.


"Neste período, que vai de 21/12 (Hoje) a 23/12, a passagem da Lua pelo setor das crises pessoais forma oposição ao Sol no setor das finanças. A oposição tem uma natureza de conflito, mas também de complementação: o que é realmente importante para você, e que deve ser preservado, versus aquilo que não lhe serve mais, ao qual você tem um tolo apego emocional, mas que está na hora de se livrar.
O Sol na Casa 2 ilumina e esclarece a respeito do que é importante e deve ser mantido.
A Lua na Casa 8 sugere a dor do apego ao que não tem mais funcionalidade em sua vida.
É uma fase crítica, mas também libertadora, natural das luas cheias.
Admire a Lua Cheia nestas noites, Ana, e compreenda que ela lhe concede o dom da renovação."

Conselho do Tarot: "Procure meditar a respeito das coisas que interiormente lhe bloqueiam."

Minha cozinha quase pronta

Aqui fotos da 1ª reforma, em 2007, quando o forro foi trocado, o piso de ardósia tratado com resina e as paredes pintadas. Infelizmente vi tudo se deteriorar com rapidez: infiltrações e goteiras deixaram as paredes e o piso manchados e a umidade estragou os móveis e tapetes...
Agora as fotos do quebra-quebra versão 2010! Cerâmicas nas paredes, para amenizar a umidade, piso trocado, telhado consertado, churrasqueira refeita, tijolos de vidro para aumentar a luz natural... E novas cores nas paredes, novos móveis e tapetes...   

Ainda faltam muitas coisas: portas no armário, no balcão da pia e na churrasqueira, por exemplo. E pendurar o paneleiro, por quadros nas paredes, vidros no armário... Mas já adorando as mudanças e achando a minha cozinha mais iluminada e com cara daquelas, de fazenda!

Para ampliar, clique nas fotos e, quando abrir, clique novamente.

Relógio Linear

Clique neste link.

"Relógio sempre me remete a objeto.
Quando desconstroem essa imagem,
Sorrio pelo fato um tanto inusitado.
Constato a inteligência do ato
E fico mesmo muito intrigado,
Com a linearidade do tempo marcado"

(Eurípedes)



Força na Peruca!

Desde março/2010, quando teve o diagnóstico de câncer de ovário, Márcia Cabrita, 46 anos, tem dado provas de que sua luta não precisa ser triste. A partir de maio, a atriz, que ganhou fama na Globo depois de interpretar a empregada Neide Aparecida em Sai de Baixo (1997), vem escrevendo no blog que criou, o Força na Peruca, textos curtos em que narra com humor a rotina de um tratamento com quimioterapia. (Revista Quem.)

Um dos posts:
.
"Eu adoro uva. Uva tem um negócio que eu esqueci o nome que é bom para tudo: não ter mais câncer, ficar jovem para sempre, proteger o coração, uma beleza! Só que tem muito agrotóxico! Eu compro muitos orgânicos, só que além de custar uma FORTUNA não tem tudo! Agrotóxico dá câncer! Aliás tudo dá cãncer! Tenho lido matérias sobre os perigos de: telefones celulares, forno de microondas, comida que entra em contato com plástico (água mineral inclusive), todas frutas, legumes e verduras não-orgânicas, desodorantes, cremes e shampoos (isso mesmo), leite, carne frango, todos alimentos industrializados, especialmente aqueles que possuem glutamato, escova progressiva e respirar na rua, ou seja, deixe para respirar somente na sua próxima visita à Floresta Amazônica.
Não consigo viver só de arroz integral e linhaça! Preciso de um chocolate! Ao leite! Mas não pode!
Tenho que jogar meu celular fora, me mudar pro Pantanal de preferência casada com Marcos Palmeira pra ganhar os orgânicos que ele planta. Alguém tem o telefone dele? O fixo. Urgente."


Nada é como parece...

(Buda)

19.12.10

Notícias

.

Pois é... tenho recebido reclamações de que não conto mais nada, aqui no Roccana. Andei dando uma olhada nos últimos posts e concluí que é verdade.
Não que não tenha coisas para contar. Simplesmente não creio que sejam interessantes ou publicáveis! Hehehehe!
Falando sério, tenho feito muitas coisas, saído mais, viajado, conhecido pessoas, me surpreendido e me encantado muito (e decepcionado muito também), observado bastante e aprendido mais ainda, principalmente sobre mim.
Tenho lá minhas dificuldades e preciso aprender a conviver com elas, porque tá difícil demais de mudar! Sou antiga, sou lenta, sou reservada, sou preocupada... mas, também, sou capaz de reconhecer tudo isso e tentar me tornar uma pessoa diferente. Adoraria ser mais leve e mais capaz de me divertir com as coisas, sem levar tudo tãããõooo a sério! Um dia eu acabo aprendendo!
.
"Tomando no Cruz"

Meus últimos dias foram agitados. A reforma da cozinha está praticamente pronta, mas tenho muita coisa para organizar, já que neste ano vamos passar o Natal aqui em casa.
Sábado a Lídia e a Mariana entraram em férias e fomos comemorar na Choperia Cruz de Malta, com o Antonio e o Henrique. Adoro ir lá, mesmo que só vá tomar água geladinha... Tiramos as fotos que ilustram este post e nos divertimos muito!
Ontem, sábado, eu deveria estar em Santa Maria, comemorando meus "Trinta Anos de Formatura", com meus colegas da Faculdade de Direito. Só que, depois de ter marcado estar lá, acordado cedo, organizado tudo, arrumado as malas, combinado que ficaria hospedada na casa do meu querido Ricardo, lá em Santa Maria, simplesmente não fui! Consegui perder o ônibus!!
Esqueci que o trânsito estava difícil, pela proximidade do Natal e porque os ônibus municipais estão em greve, aumentando o número de carros em circulação. A verdade é que demoramos muito mais tempo do que o costumeiro, no trajeto da minha casa até a rodoviária.
Além disso, minha carteira de motorista está vencida, eu não tinha nenhuma outra alternativa. Fiquei muito arrasada! Voltei para casa, liguei para todo mundo avisando que não iria mais, desfiz a bagagem, deitei e dormi a tarde inteira...
De tardezinha já tinha me conformado e saí pra jantar com minhas amigas de sempre e isso me deixa de bem com a vida, porque elas são capazes de alegrar qualquer cerumano!
Tem sido assim, os meus dias.. Continuo apaixonada pelo Henrique, tenho cuidado da casa e de mim e esquecido um pouquinho do blog... Mas daqui a pouco tudo volta à rotina...
Obrigada pelos comentários, pelo carinho e por sentirem falta das minhas histórias! Beijo em todo mundo! :)

Algumas conclusões dos últimos dias:
Tenho que chegar mais cedo na rodoviária quando for viajar de ônibus;
Adoro ler a Cláudia Tajes;
Fico feliz quando chega o verão;
Lembro do biquini e fico arrasada quando chega o verão;
O-dei-o quem palita os dentes;
A-bo-mi-no quem palita os dentes (não custa repetir),
Senso de humor é tudo.
Boa educação, indispensável.

15.12.10

Mesa bonita



Pequenos detalhes dão o clima de festa. Bom celebrar a família reunida.

Por falar em encontros familiares, tão esperados nesta época do ano, vou publicar o texto que  recebi por email, da minha queridíssima Carla Caetano, de “O Arroz de Palma, de Francisco Azevedo”:  (Chamaria de "Receita de Família".)

"Família é prato difícil de preparar. São muitos ingredientes. Reunir todos é um problema, principalmente no Natal e no Ano Novo.

Pouco importa a qualidade da panela, fazer uma família exige coragem, devoção e paciência. Não é para qualquer um. Os truques, os segredos, o imprevisível. Às vezes, dá até vontade de desistir. Preferimos o desconforto do estômago vazio. Vêm a preguiça, a conhecida falta de imaginação sobre o que se vai comer e aquele fastio. Mas a vida, (azeitona verde no palito) sempre arruma um jeito de nos entusiasmar e abrir o apetite.

O tempo põe a mesa, determina o número de cadeiras e os lugares. Súbito, feito milagre, a família está servida. Fulana sai a mais inteligente de todas. Beltrano veio no ponto, é o mais brincalhão e comunicativo, unanimidade. Sicrano, quem diria? Solou, endureceu, murchou antes do tempo. Este é o mais gordo, generoso, farto, abundante. Aquele o que surpreendeu e foi morar longe. Ela, a mais apaixonada. A outra, a mais consistente.

E você? É, você mesmo, que me lê os pensamentos e veio aqui me fazer companhia. Como saiu no álbum de retratos? O mais prático e objetivo? A mais sentimental? A mais prestativa? O que nunca quis nada com o trabalho? Seja quem for, não fique aí reclamando do gênero e do grau comparativo. Reúna essas tantas afinidades e antipatias que fazem parte da sua vida. Não há pressa. Eu espero. Já estão aí? Todas?

Ótimo. Agora, ponha o avental, pegue a tábua, a faca mais afiada e tome alguns cuidados. Logo, logo, você também estará cheirando a alho e cebola. Não se envergonhe de chorar. Família é prato que emociona. E a gente chora mesmo. De alegria, de raiva ou de tristeza.

Primeiro cuidado: temperos exóticos alteram o sabor do parentesco. Mas, se misturadas com delicadeza, estas especiarias, que quase sempre vêm da África e do Oriente e nos parecem estranhas ao paladar tornam a família muito mais colorida, interessante e saborosa.
 Atenção também com os pesos e as medidas. Uma pitada a mais disso ou daquilo e, pronto, é um verdadeiro desastre. Família é prato extremamente sensível.

Tudo tem de ser muito bem pesado, muito bem medido. Outra coisa: é preciso ter boa mão, ser profissional. Principalmente na hora que se decide meter a colher.
Saber meter a colher é verdadeira arte. Uma grande amiga minha desandou a receita de toda a família, só porque meteu a colher na hora errada. 

O pior é que ainda tem gente que acredita na receita da família perfeita. Bobagem. Tudo ilusão. Não existe Família à Oswaldo Aranha; Família à Rossini, Família à Belle Meuni; Família ao Molho Pardo, em que o sangue é fundamental para o preparo da iguaria. Família é afinidade, é a Moda da Casa. E cada casa gosta de preparar a família a seu jeito.

Há famílias doces. Outras, meio amargas. Outras apimentadíssimas. Há também as que não têm gosto de nada, seria assim um tipo de Família Dieta, que você suporta só para manter a linha. Seja como for, família é prato que deve ser servido sempre quente, quentíssimo. Uma família fria é insuportável, impossível de se engolir.

Enfim, receita de família não se copia, se inventa. A gente vai aprendendo aos poucos, improvisando e transmitindo o que sabe no dia a dia. A gente cata um registro ali, de alguém que sabe e conta, e outro aqui, que ficou no pedaço de papel. Muita coisa se perde na lembrança. Principalmente na cabeça de um velho já meio caduco como eu. O que este veterano cozinheiro pode dizer é que, por mais sem graça, por pior que seja o paladar, família é prato que você tem que experimentar e comer. Se puder saborear, saboreie. Não ligue para etiquetas. Passe o pão naquele molhinho que ficou na porcelana, na louça, no alumínio ou no barro.

Aproveite ao máximo. Família é prato que, quando se acaba, nunca mais se repete"

Cozinha inspiradoras

Enquanto a reforma da minha cozinha não termina, continuo colecionando idéias para deixar tudo mais prático e mais organizado:








(Para ampliar é só clicar na imagem e, quando abrir, clicar novamente. 
Não tenho o crédito de todas as fotos. Algumas são da Casa e Jardim.)

13.12.10

Além do entendimento

Affonso Romano de Sant'anna

A essa altura
há coisas
que (ainda)
não entendo.

Por exemplo:
o amor. Faz tempo
que diante dele
me desoriento.

O amor é intepestivo
eu sou lento.
Quando ele sopra
- estatelado -
mais pareço
um cata-vento.

(Li aqui.)

Chuva

.



Jaguarão, 12/12/2010.
E a chuva chegou molhando a terra, perfumando o ar, renovando a paisagem...

10.12.10

Só contemplar



Às vezes só quero ter a certeza de que estou fazendo a coisa certa.
Mas me perco, tentando fazer aquilo que esperam de mim. (Me refiro às pessoas que amo.)
Não quero magoá-las. Decepcioná-las.
Mas parece que isso é inevitável, cada vez que sonho com alguma coisa que seja só minha. Qualquer que seja o sonho. Sempre me sinto culpada, errada, desajuizada, egoísta.
Sempre foi assim. Sempre uma escolha. Sempre um preço a pagar.
A vontade de desistir vem com muita força. Nó na garganta.
Talvez deva apenas contemplar a vida. A beleza da vida. Como se ela não me pertencesse.
O que me cabe, provavelmente, seja passar desapercebida. Quando tiver alguma serventia, servir. O resto do tempo, calar. Quanto menos for notada, melhor.

Sobre as palavras

.
"Não gosto da metalinguagem da poesia,
do poeta que lamenta a falta de ideias
autopiedoso
do poeta que conta seus segredos
medroso
do poeta que aparece demais no poema.
Prefiro o poeta transparente
o poeta fantasma
o poeta pirata
o poeta que paira sobre o poema..

Nunca reclamei das palavras
que me faltam
nem das que me sobram.
Amo as palavras
- todas elas -,
das mais chinfrins
às mais rebuscadas,
passando pelos chavões
e palavrões.

Odiados na sala
e amados na cama,
os palavrões são nomes
de coisas bonitas
em bocas transtornadas."

Analu

6.12.10

Porto Alegre

.

 Na semana que passou fui a Porto Alegre e fiz os passeios clássicos:
Catedral, Mercado Público, Rua da Praia, Redenção...
Tirei algumas fotos destes lugares que gosto tanto de visitar...


"Fotos, por mais ângulos inusitados, mais nuances retratadas, 
não captam sons e cheiros, alguns dificeis demais de não se apaixonar."
(Eurípedes)

Toldos

Acho perfeitos: para proteger do sol e para decorar:


(As fotos de cima tirei do The Brick House, as três de baixo perdi o link.)

♪ ♫ Vem chegando o verão!

.

A Lídia fotografou o Henrique, na Praia do Cassino - novembro/2010.

Procura-se



PROCURA-SE: 
VIVO OU VIVO O LAVRENSE MAIS DISTANTE DE LAVRAS DO SUL!

"Lançado o desafio: - encontrar o lavrense mais distante de Lavras do Sul, e saber dele quanto tempo está fora, o que faz, com quem casou, qual a sua atividade, se nunca mais veio à Lavras, etc. Prêmio para o lavrense mais distante: - vir à Lavras e tomar banho no Paredão com direito a banda e tudo mais. Prêmio para quem encontrar o lavrense mais distante: - ter encontrado o lavrense mais distante"

Meu apoio a iniciativa do Jaime Teixeira Júnior - Grupo OSDELAVRAS, do Facebook.

Biquini

.

"O melhor remédio para celulite é a miopia."

Related Posts with Thumbnails