30.7.07

Viagem




Estarei ausente alguns dias.

Na volta conto tudinho! :)

Formatura da Luiza!


A Luiza, minha sobrinha e afilhada se formou em Comunicação e comemorou com uma festa linda, animada, alegre, cheia de detalhes e surpresas" Entre elas um "jornal" com depoimentos emocionados e emocionantes de várias pessoas para a Luiza e um vídeo feito por ela, com toda a sua história, fotografias, homenagens, registros, músicas, cenas engraçadas...

Estava tudo perfeito: música do Duda (quem é de Lavras, Caçapava, São Sepé, conhece!), comida deliciosa, decoração em preto e branco (como o "jornal" que formava um lindo painel com fotografias) e muita gente feliz, por estar junto com a Luiza, neste grande dia!

.
Um dos painéis que ela ganhou de presente(mostrado pela Renata):
.
Adorei testemunhar esta conquista da Luiza! E sei que ela tem tudo pra ser uma grande profissional!

28.7.07

Bistrô, em Bagé

Estive em Bagé, nesta semana. Há tempos não ia lá e tinha esquecido de como faz frio naquela cidade!
Visitei amigos, passeei e fui jantar no Bistrô, um restaurante charmoso com uma comida ótima! É um lugar perfeito para namorar, pelo "clima", a música, a iluminação...


Pedimos PF Metido à Besta! Adorei - o nome e o prato: filé (que também pode ser de peixe) acompanhado de batatas com nozes, couve refogada com ricota, cenouras no champanhe com passas de uvas e tomate com azeite e manjericão! Hummmmm! Dá uma fome, só de lembrar!!


Iara - dona do restaurante e sogra do Prefeito Fogaça - nos mostrou todos os recantos do Bistrô. Os vários ambientes, o jardim interno, o pátio, a cozinha tem uma decoração cheia de detalhes, objetos, louça antiga, candelabros...

"O Bistrô de Iara Coronel aposta no aconchego da lareira para atrair mais clientes em noites de frio. Além de um cardápio selecionado, a casa investe em música e aquecimento, para proporcionar momentos agradáveis e requintados a seus convidados." (Minuano Online)

Mais sobre o Bistrô aqui: Coisas de Bagé.

23.7.07

Cema! Ela é demais!

A Cema é uma daquelas pessoas com quem é impossível não simpatizar, logo no primeiro minuto. Ela passa uma doçura, uma leveza, uma calma como raras pessoas que conheço.
Temos convivido mais nos últimos meses, desde que o Jacinto (seu namorado e meu amigo-primo-da Turma de Lavras) comprou o Santo Antônio do Estreito, pedaço do paraíso, na beira do Rio Camaquã, em Lavras do Sul.
Lá, neste campo, tinha uma tapera - que é como se chama uma casa abandonada, aqui no RS, que eles recuperaram, reformaram e a Cema transformou num Lar. Tudo foi reaproveitado, reinventado, pintado, restaurado e a casa ficou uma graça!


É para lá que eles fogem nos finais de semana. Cozinham no fogão à lenha, tomam banho de rio, cuidam das plantas, se divertem com a Morena (potrinha que parece criança!).
Um capítulo à parte, lá fora, é a casa não ter luz elétrica. A Cema acende um monte de velas, num estado de felicidade que só quem assistiu, pode avaliar. Ela adora a casa sem TV, o clima que as velas proporcionam, o silêncio quebrado apenas pelos sons da natureza.


A Cema também faz da cozinha um momento de criação e prazer! Inventa pão de casa, bolo, feijão na panela de ferro... Cada almoço ou jantar - deliciosos - vira uma festa! E ela enfeita a mesa, os pratos! E se alegra! Comemora aquela refeição, brinda, come com um prazer enorme...
Leonina, cuida do fogo e gosta do sol.
Professora de literatura, aprende tanto com a natureza quanto com os livros.
Mãe cheia de saudades dos filhos que moram longe (o filho mora na Austrália, as filhas em Pelotas e Porto Alegre) sempre fala neles com um sorrisão, mas com os olhos transbordando sua emoção. Contagia!
Artesã, pinta, borda, costura, tricota!!
Enfim, sou fã por muitos motivos, mas, essencialmente pela sua capacidade de optar pela simplicidade e se alegrar com ela!
Hoje a Cema está de aniversário! E o que mais posso lhe desejar, a não ser que ela continue transformando cada momento da sua vida num momento de felicidade? Que seja assim, sempre!

21.7.07

Será??

10 de Espadas
Momento decisivo!
"O 10 de Espadas emerge como arcano de conselho neste momento de sua vida, Ana, sugerindo que é chegada a hora de agir de maneira decisiva, ainda que cortante e antipática, para resolver as confusões e solucionar as questões. A oportunidade para colocar um ponto final nas questões que tanto lhe incomodam surgirá. Não a desperdice “tendo pena” dos outros. Faça o que deve ser feito e assim evitará dores maiores, não apenas para si, como também para os outros. Nesse momento, quando mais você se preocupar em ter uma imagem boazinha, pior será para todos. A despeito do que pregam as disciplinas esotéricas, muitas vezes é fundamental agir de uma forma cortante, a fim de que os problemas não piorem.

Conselho: Um pouco de impiedade pode ser o bisturi que faz a diferença numa cirurgia em que um problema é extirpado."


18.7.07

Pesar

Uma das vítimas do acidente da TAM, em Congonhas, foi o filho do lavrense José Neri da Silveira, atualmente aposentado e residindo em Porto Alegre.
O filho do ministro, Paulo de Tarso Dresch da Silveira, era advogado e estava indo para São Paulo participar hoje do lançamento do Movimento Nacional contra o Calote Público, na sede da Fiesp.
Senti muita tristeza, assistindo a cobertura do acidente, pela TV. E lamentei profundamente a dor de toda a família Silveira, de Lavras, e de todos os lavrenses.

16.7.07

Umidade, frio e tédio, em satoleP

Eu tenho andado injuriada com o frio que tem feito em Pelotas e, neste momento, em que a minha mão congela no mouse, enquanto escrevo estas mal traçadas linhas, acabo de descobrir um jeito de pesquisar blogs sobre Pelotas. Todo mundo deve saber como pesquisar blogs, nas pesquisas do Google, mas eu descobri isto agora, quando não tinha nada para fazer e comecei a xeretar pela net. Eis que achei um blog com uma descrição perfeita do frio e da umidade que andam fazendo e algumas considerações engraçadas sobre a Argentina - responsável por todas as frentes frias que chegam por aqui:
"Pelotas é uma cidade plana. Totalmente plana. Absolutamente ao nível do mar, de quem, aliás, está a cerca de 60 quilômetros de proximidade. Ou seja, nada segura o vento. Aqui meus cabelos imaginários sempre estão esvoaçantes. No verão é uma beleza, mas no inverno é terrível.
Pelotas fica à beira da Lagoa dos Patos e está cercada por mais de 600 quilômetros, somados, de canais, arroios e açudes. É, portanto, um enclave terrestre no meio aquático, de quem suga esta umidade saturada no ar e espargida pela ventania constante.
O Rio Grande do Sul enfrenta um frio histórico, graças à porcaria da Argentina, onde nevou e de onde vêm, não só os argentinos, mas também as massas de ar polar. Adicionem à massa recorde de ar polar, agora, o vento da cidade-plana e a umidade da cidade-banhado.
Hoje pela manhã, lá por 7h30min, contornei a rótula do Big com minha belíssima Twister Preta e de canto de olho notei, no relógio estaqueado à curva, a temperatura: - 1°C. Nada adiantam as luvas e meias e calças e blusões sobressalentes. Este vento úmido e cortante, carregando este maldito frio argentino, entra pelas costuras das luvas e amortece as mãos de qualquer pessoa."

O engraçado é que as pessoas reclamam desta umidade pelos mais diversos motivos: a chapinha no cabelo que não dura, a casa que mofa, os dias escuros que deprimem, as rinites alérgicas e seus narizes eternamente vermelhos, a roupa que não seca...
Mas, apesar do frio, as barrigas continuam de fora, a estátua viva que todo dia fica no calçadão continua lá, despida e pintada de prata, e os pelotenses continuam indo mais para o Laranjal no inverno do que no verão!

Acabou-se o que era doce

Neste domingo terminou a 15ª Fenadoce. Em 19 dias, 320 mil visitantes e três milhões de doces vendidos - com a minha humilde colaboração para estes números, claro!

Quando chegamos lá (minha cunhada Tânia, meu sobrinho Pedro e a Cristiane, prima de Lavras), tinha cheirinho de goiaba em calda, sendo preparada naqueles tachos enormes! Cheiro da minha infância, de casa de avó, de colher frutas no pé, de esperar o doce ficar pronto para rapar o tacho! Acho que são estas lembranças que liberam a criança que há em mim e me deixam tão feliz! Adoro passear por lá!


O Pedruka acabou se divertindo com os micos todos que teve de pagar por andar com a tia dele! Rimos muito, de tudo!

Depois de muita chuva e frio, finalmente SOL! Eu nem conhecia esta cerveja, mas deu vontade de tomar! E fotografar! Hehehehe!

12.7.07

Considerações sobre a idade. E cabelos. E peso!

Aos 20 anos eu me achava gorda. Não usava biquini, que era para esconder a barriga. E cortei meu cabelo bem curtinho!

Aos 30, já tinha dois filhos e me achava ainda mais gorda! Heheheh! A diferença é que isso me parecia "aceitavel" para uma mulher "desta idade", ainda por cima com duas gestações no currículo. E cortei meu cabelo bem curtinho, de novo. O Dude e a Kika eram lindos e ser mãe era a minha única vaidade! Tenho raras fotos desta época. Estas são da formatura do Dude, na pré-escola.

Depois dos 30 anos andei engordando "um pouquinho"... Um pouco mais de 3o kg!! Como fugia das máquinas de fotografias, só tenho esta foto, com cabelo bem curtinho, de novo! Foi tirada no aniversário de 15 anos da minha sobrinha Cristiana e a mãe dela, minha cunhada Rosângela, me deu de presente quando fiz uma dieta e emagreci.

Aos 40 comecei a gostar de mim. Parei de dar bola pra barriga, celulite, espelho... estas coisas que só incomodam! Comecei a usar biquini e hoje me sinto melhor do que aos 20. Pronta para os 50, que já estão chegando!
Todas estas fotos, idades, cabelos, pra lembrar que podemos mudar, em qualquer tempo, de preferência para melhor. E que a melhor idade é a que estamos vivendo agora. Neste exato momento. Não importa se estamos acima do peso, se não nos enquadramos nos padrões, se não usamos as roupas da moda! Nada disso realmente faz diferença. O que muda tudo é se nos gostamos, nos aceitamos com todas as nossas particularidades e características. Simplesmente porque somos como somos. Ponto.
Ah! E agora vivo tirando fotografias, que adoro publicar aqui no blog! Não me incomodo com as rugas que andam teimando em aparecer! Quanto ao cabelo, sempre dá pra passar a tesoura! Ando louca pra cortar bem curtinho, de novo!

____________________________________

Aliás, sobre celulite, recebi um e-mail que diz o seguinte:
"A celulite é uma defesa orgânica feminina. O organismo joga ali nas suas nádegas e nas suas coxas o excesso de gordura que você come, ao invés de entupir suas artérias; por isso os homens têm enfartes em maior quantidade que as mulheres."
A amiga que me mandou acrescentou:
"Eu tinha certeza de que havia um motivo justo. Deus é Pai!"

Humpf!!

6.7.07

Tudo se enlaça...

Há tempos queria por aqui algumas fotos tiradas por Gabriel Pillar, filho da Marisa Gomes, lavrense com quem convivi na minha adolescência. Ele tirou fotos lindas do Rincão do Inferno, quando esteve em Lavras fazendo um documentário sobre o Antonio Augusto Ferreira em fevereiro/2005. De repente todos os caminhos me fazem lembrar destas fotografias: as fotos do Waguinho, no post anterior, justamente no Rincão do Inferno, a descoberta do blog do Alex Primo, que era o orientador da monografia que o Gabriel estava fazendo, através da Pinta e, finalmente, um scrap, no Orkut, sobre o Antonio Augusto Ferreira... Enfim, muitas coisas pra justificar o que não precisa de justificativa. As fotos são lindas, sei que todos os meus amigos lavrenses vão gostar muito, e podem ser melhor visualizadas no Flickr'gpillar's photos (as fotos que mencionei estão nas págs. 12, 13 e 14).

. . . . . . . . . . . Mais links sobre a viagem a Lavras: . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. Mora na Filosofia/arq-1 e Mora na Filosofia/arq-2

.


Algumas fotos do Antonio Augusto e de seu filho, também compositor e lavrense, Mauro Ferreira.

As fotos de casas de Lavras...

O Rincão do Inferno...

Pessoas que admiro (1)

Eu estava pensando o quanto admiro os blogs de jornalistas, de pessoas cultas, antenadas, atualizadas, que falam sobre assuntos de interesse geral, como cinema, política, artes, notícias... Não é o meu caso e jamais teria esta pretensão. Este blog fala do meu universo particular, da minha vida, das coisas que faço, do lugar onde moro, das minhas viagens, dos meus sonhos. Sem nenhum objetivo que não seja me expressar e conviver com as pessoas que me lêem e comentam aqui e aprender com elas. E me divertir, claro!

Já tive adolescência, mas naquela época não tinha Internet. Portanto nem Orkut, nem sites, nem flogs, nem blogs, nem chats! Tô vivendo isto agora, e me deliciando!
Raramente assisto TV, prefiro ficar aqui, fuxicando, viajando pelas páginas e pela cabeça de pessoas absolutamente fascinantes e talentosas, que narram suas experiências, falam sobre suas inquietações, publicam suas fotografias... Admiro cada uma delas, me perco nos seus labirintos, me encontro nas suas experiências! Somos todos tão iguais - e isso é reconfortante, e tão diferentes - e isso é o melhor de tudo!

Entre as coisas do meu universo, quero falar de algumas pessoas que me encantam! E não estou falando de celebridades, de políticos, artistas... Quero falar de pessoas próximas, que conheço de verdade, tenho intimidade, encontro com frequência... Então resolvi falar nessas pessoas, que tenho a sorte de conhecer e que fazem a minha vida muito melhor, simplesmente por serem o que são! - E vou falar nelas sem nenhum critério, claro!

________________________________________

A 1ª vítima é o Waguinho!
Meu amigo da vida inteira, meu confidente, alguém que, quanto mais conheço, mais admiro. Tem se aventurado pela vida, sem nunca se acomodar e, muito menos, se entregar! Trabalhou em coisas absolutamente diferentes mas se encontrou como produtor de vídeo e cinema!
Alguns adjetivos, com que tentaria lhe definir: maluco, sensível, brigão, reclamão, gentil, gritão, engraçado, autêntico, confiável, íntegro, generoso, criativo, aventureiro, inquieto, solitário, sonhador, idealista, realizador!
.

Fotos do Waguinho no Rincão do Inferno, Lavras do Sul.

5.7.07

Pois é!! :)

Adivinhem onde euzinha estava ontem!! Hehehehe!

Corujice²

Tava xeretando o Orkut dos meus sobrinhos José Donairo (o Didi) e Pedro e gostei de saber que eles estão sempre aprendendo, descobrindo coisas, fazendo cursos! O Didi, que tem 17 anos e adora as lides do campo, fez curso de Inseminação Artificial e o Pedro, de 13, tá aprendendo a pilotar! Aliás, o Pedro fez uma montagem bem bacana do seu 1º dia de vôo:

Viagem a Lavras

No último final de semana fui para Lavras. Tinha muitos motivos para estar lá: aniversário da Valentina e do seu avô (e meu cunhado) Sávio e marcação na fazenda dos meus amigos Batista e Maria Teresa.
Me hospedei na "Morada da Gruta", casa do meu irmão Guga, que tem uma vista maravilhosa da cidade. Não sabia se ficava olhando o fogo, na beira da lareira, ou na janela, olhando minha pequena Lavras e seus contornos, a Igreja, as ruas, as casas... Foram dias em que fui tratada com tanto carinho, que vou guardar no meu coração e não esquecer nunca!
Algumas fotos, destes dias:

Aniversário da Valentina:

Nas fotos:
1. Sua mãe, Luciane
2. Decoração feita pela Cristina, avó superpoderosa!
3. A Valentina parecia um algodão-doce - palavras da mamãe coruja!
4. O pai, Zé Renato
5. Os avós, Sávio e Cristina
6. As bisavós, Ema e Edith
7. Márcio, Alessandro, Alexandre e Luiza - os tios, com a Val e a Luciane
8. Os padrinhos, Luiza e Alessandro
9. detalhes da festa
10. Valentina e Guilhermina
11. A mana, Isadora, agitando!
12. Mais uma foto com os pais!


* Ver detalhes da decoração no blog que a Cristina criou para mostrar seus trabalhos em decoração de festas.

Aniversário do Sávio:
Na foto o Sávio e a Cristina e seus 5 filhos e a neta Isadora! A Valentina estava dormindo, depois de ter aproveitado cada minuto da sua festinha!

Marcação, na fazenda do Batista e da Maria Teresa

Na hora do almoço cantoria, churrasco e as delícias preparadas pela Maria Teresa, num dia perfeito:

Parabéns ao Batista e Teresa que completaram 15 anos de Casamento! Nos emocionamos com tudo o que o Batista falou sobre seu amor e tudo o que conquistaram juntos, com muita luta, esforço, união e trabalho!

Related Posts with Thumbnails