Fui a Jaguarão, ontem. Fica a quase 150km de Pelotas e a viagem, numa estrada absurdamente plana, vai repetindo, na paisagem, enormes plantações de arroz e de soja e as intermináveis "avenidas" de eucalíptos. Constato os "longes" de que fala Vitor Ramil! O sul do país é realmente assim: longas distâncias sem se ver uma única casa ou uma única pessoa, numa monotonia verde e descampada! É de encher os olhos e o coração. Me identifico e vou absorvendo cada detalhe, com imenso prazer!
.
Jaguarão
.
Já conhecia Jaguarão, mas, desta vez, pude olhar tudo com mais calma. Cidade bilíngue, é ligada a Rio Branco, no Uruguai, pela Ponte Internacional Barão de Mauá.
"Jaguarão tem mais de 800 prédios antigos com suas fachadas conservadas. As suas portas, todas trabalhadas e originais, vêm sendo uma atração que tem atraído não apenas brasileiros mas também uruguaios e argentinos.
Um dos cartões postais da cidade é a sua rua XV de Novembro, mais conhecida como Rua das Portas, por ter a mais importante coleção de portas artesanais antigas do Sul do país. É um esplendor arquitetônico, definem as pessoas da cidade." (RS Virtual)
Não tirei muitas fotos, mas fiquei impressionada com a conservação das casas! A cidade é tranquila e bonita e tem muitas fotos nesta página!
Rio Branco
.
É uma cidade-contraste! Um certo ar de abandono e os modernos free shops, os carros antigos transitando pelas ruas quase vazias e os últimos lançamentos em informática e eletrônicos nas vitrines! De qualquer lugar se avista o Rio Jaguarão e há um certo charme na ponte e nas ruas da cidade uruguaia!
.
Comprinhas!
Queijos, vinhos, azeites, doce de leite... Hummmmm!
Confesso que gostei mais desta parte das compras!! Claro que há muitas opções (roupas, perfumes, comésticos, eletrônicos), mas nada tão irresistível!
Um site bacana: Neutral
Comidinhas!
Almoçamos numa parrilla na beira do Rio Jaguarão, num terraço cheio de sombra onde os passarinhos não tinham medo de brincar! Um espetáculo à parte! Comida deliciosa e Patricia gelada! Adorei o chimichurri, um molho cheio de ervas e segredos!
De tarde, um Pomelo bem gelado - refrigerante super hidratante, que não é doce demais, e, como ninguém é de ferro, brownie quentinho com duas bolas de sorvete com calda de chocolate! Inenarrável!
.
Lagoa Mirim
(lado uruguaio)
O silêncio, os tons de azul, o verde invadindo á agua doce...
Um paraíso perdido e inexplorado! Bom de ficar contemplando e respirando tanta imensidão!
7 comentários:
Eu sei que estás feliz agora, Anabacana e eu fico muito contente sabendo disso!
Viajar é muuito bom, ainda mais em boa companhia e vendo lugares lindos como estes.
Ah! Experimenta colocar gin e gelo no pomelo. Fica uma delícia!
Bjão, aproveita a vida!
Adorei saber das tuas andanças por esses belos lugares. Muito legal, bacana!!!!!!!
Aquele comedor infantil ficou registrado na minha cuquinha. É um restaurante só para crianças?
Um beijão
que delícia, a viagem, as compras e a comidinha!
aproveite bem ;)
Ok, Rosinha!!
Vou experimentar! Ganhei um estoque! heheheheh!
Vem tomar comigo!
... E depois não sabemos porque nos chamam de bebuns! :))
Cidinha!
Exatamente! E fica bem embaixo da ponte!
Beijão!!
Obrigada, Graziana!
Pena que foi tão pouco tempo!
Léoooo!!!!!!!
Não entendo!! :(
Postei todas do mesmíssimo jeito!
Que coisa! Não sei como arrumar!!
Beijo e obrigada!
Ué???
Como foi que meu coment foi publicado antes do teu, Léo??
Coisa maluca!!!
:O
Ei Dona Viajandona!! Tá tudo muito bom, tá tudo muito bem, mas só que não consegui ampliar quase nenhuma das suas fotos... :( deu Erro 503
Beijo,
Amiga, na verdade meu comentário, não é da viagem a fronteira, mas sim para agradecer por divulgar com tanto carinho nossa cidade. Na fronteira temos muitas dificuldades, porém temos um povo hospitaleiro e um lugar muito lindo, nosso rio, nossas casas antigas, nossa arquitetura como um todo.
Obrigado e volte sempre a nossa cidade, pessoas como você sempre serão bem vindas em todos os lugares.
Um Grande abraço,
Renato Jaguarão
renatojaguarao@hotmail.com
ASSESSOR GABINETE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
FONE : (61) 2104 8705 (61) 2104 8783
ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS
BLOCO L SALA 300 - BRASÍLIA DF
Postar um comentário