Fui a Jaguarão, ontem. Fica a quase 150km de Pelotas e a viagem, numa estrada absurdamente plana, vai repetindo, na paisagem, enormes plantações de arroz e de soja e as intermináveis "avenidas" de eucalíptos. Constato os "longes" de que fala Vitor Ramil! O sul do país é realmente assim: longas distâncias sem se ver uma única casa ou uma única pessoa, numa monotonia verde e descampada! É de encher os olhos e o coração. Me identifico e vou absorvendo cada detalhe, com imenso prazer!
Já conhecia Jaguarão, mas, desta vez, pude olhar tudo com mais calma. Cidade bilíngue, é ligada a Rio Branco, no Uruguai, pela Ponte Internacional Barão de Mauá.
"Jaguarão tem mais de 800 prédios antigos com suas fachadas conservadas. As suas portas, todas trabalhadas e originais, vêm sendo uma atração que tem atraído não apenas brasileiros mas também uruguaios e argentinos.
Um dos cartões postais da cidade é a sua rua XV de Novembro, mais conhecida como Rua das Portas, por ter a mais importante coleção de portas artesanais antigas do Sul do país. É um esplendor arquitetônico, definem as pessoas da cidade." (
RS Virtual)
Não tirei muitas fotos, mas fiquei impressionada com a conservação das casas! A cidade é tranquila e bonita e tem muitas fotos
nesta página!
É uma cidade-contraste! Um certo ar de abandono e os modernos free shops, os carros antigos transitando pelas ruas quase vazias e os últimos lançamentos em informática e eletrônicos nas vitrines! De qualquer lugar se avista o Rio Jaguarão e há um certo charme na ponte e nas ruas da cidade uruguaia!
.
Comprinhas!
Queijos, vinhos, azeites, doce de leite... Hummmmm!
Confesso que gostei mais desta parte das compras!! Claro que há muitas opções (roupas, perfumes, comésticos, eletrônicos), mas nada tão irresistível!
Comidinhas!
Almoçamos numa parrilla na beira do Rio Jaguarão, num terraço cheio de sombra onde os passarinhos não tinham medo de brincar! Um espetáculo à parte! Comida deliciosa e Patricia gelada! Adorei o chimichurri, um molho cheio de ervas e segredos!
De tarde, um Pomelo bem gelado - refrigerante super hidratante, que não é doce demais, e, como ninguém é de ferro, brownie quentinho com duas bolas de sorvete com calda de chocolate! Inenarrável!
.
Lagoa Mirim
(lado uruguaio)
O silêncio, os tons de azul, o verde invadindo á agua doce...
Um paraíso perdido e inexplorado! Bom de ficar contemplando e respirando tanta imensidão!