23.7.07

Cema! Ela é demais!

A Cema é uma daquelas pessoas com quem é impossível não simpatizar, logo no primeiro minuto. Ela passa uma doçura, uma leveza, uma calma como raras pessoas que conheço.
Temos convivido mais nos últimos meses, desde que o Jacinto (seu namorado e meu amigo-primo-da Turma de Lavras) comprou o Santo Antônio do Estreito, pedaço do paraíso, na beira do Rio Camaquã, em Lavras do Sul.
Lá, neste campo, tinha uma tapera - que é como se chama uma casa abandonada, aqui no RS, que eles recuperaram, reformaram e a Cema transformou num Lar. Tudo foi reaproveitado, reinventado, pintado, restaurado e a casa ficou uma graça!


É para lá que eles fogem nos finais de semana. Cozinham no fogão à lenha, tomam banho de rio, cuidam das plantas, se divertem com a Morena (potrinha que parece criança!).
Um capítulo à parte, lá fora, é a casa não ter luz elétrica. A Cema acende um monte de velas, num estado de felicidade que só quem assistiu, pode avaliar. Ela adora a casa sem TV, o clima que as velas proporcionam, o silêncio quebrado apenas pelos sons da natureza.


A Cema também faz da cozinha um momento de criação e prazer! Inventa pão de casa, bolo, feijão na panela de ferro... Cada almoço ou jantar - deliciosos - vira uma festa! E ela enfeita a mesa, os pratos! E se alegra! Comemora aquela refeição, brinda, come com um prazer enorme...
Leonina, cuida do fogo e gosta do sol.
Professora de literatura, aprende tanto com a natureza quanto com os livros.
Mãe cheia de saudades dos filhos que moram longe (o filho mora na Austrália, as filhas em Pelotas e Porto Alegre) sempre fala neles com um sorrisão, mas com os olhos transbordando sua emoção. Contagia!
Artesã, pinta, borda, costura, tricota!!
Enfim, sou fã por muitos motivos, mas, essencialmente pela sua capacidade de optar pela simplicidade e se alegrar com ela!
Hoje a Cema está de aniversário! E o que mais posso lhe desejar, a não ser que ela continue transformando cada momento da sua vida num momento de felicidade? Que seja assim, sempre!

5 comentários:

Anônimo disse...

Não conheço a Cema, mas para ela, os meus PARABÉNS e a minha reverência....

se tu gosta, eu tb gosto e muito!

Beijinhos nossos


KIT

Rosamaria disse...

Parabéns à Cema, pelo aniversário, por ser como ela é por ser tão admirada por ti.

Bjão pras duas.

Anônimo disse...

Um mundo com muitas CEMAS, CEM MAIS DESSAS CEMAS, seria 100% MAIS "CEMSACIONAL!"
-
Beijo, poeta Gaúcha e felicidades pra vc e pra aniversariante.
-

Anônimo disse...

Ana,
Tive o prazer de conviver com a Cema nos carnavais em Lavras.Conhecia o lado companheira de festa, alegre e contagiante.Agora estou conhecendo o lado artístico!!!!
Parabéns Cema, espero conviver contigo em outros carnavais na Lavrinhas!!!!!!!
Bj.

Thelma disse...

Adorei a Cema tb!!!!

Related Posts with Thumbnails