O Rincão do Inferno é um cânion localizado no município de Lavras do Sul (que fica a 321 km de Porto Alegre e tem uma população de 7.739 habitantes, conforme o censo de 2004).
A zona do Pampa impressiona pela vastidão e pela preservação das raízes históricas. Os belos horizontes abrigam a figura do gaúcho, que cultiva suas tradições nas lides cotidianas. O povo do pampa mantém-se ligado à terra e promove a integração com irmãos além fronteira. A paisagem, o churrasco, o chimarrão, o cavalo e o gaúcho fazem do pampa um tesouro a ser descoberto.
Conheci o Rincão do Inferno há muitos anos, numa excursão organizada pelas professoras Biba e Alda para os alunos do 3º ano do Ginásio Licínio Cardoso. Percorremos os quase 30 km da cidade até o cânion na carroceria de um caminhão! Víamos as pedras gigantes ao longe, mas quando nos aproximamos a sensação foi de puro deslumbramento. De repente, o chão se abre e revela o cânion e, na imensidão do pampa, aquele sulco na terra surpreende e encanta. As árvores incrustradas nas pedras parecem minúsculas e a natureza se mostra afinada como uma orquestra, a ser apreciada com silêncio e paciência...
# Por uma destas coincidências, buscando alguns dados sobre o Rincão do Inferno, encontro o blog moranafilosofia/2006 de Ronai Rocha. Ronai foi meu professor na Faculdade de Filosofia/UFSM e suas aulas marcaram a minha vida. Fiquei feliz demais em encontrá-lo aqui. No seu blog detalhes e fotografias maravilhosas do "Cânion das Lavras"!
Fotos de Ronai Rocha
2 comentários:
Ana,
Que feliz lembrança falar do Rinção do Inferno!Considero um dos canyons mais lindos do RG,e tambem pela sua individualidade,pois é o único conjunto de rochas conglomeradas no Sul.Lembra q foi feito um filme com o Grande Otelo lá?Não me recordo o nome.
Mas o grande guia e conhecedor do Rinção é o Joal Abascal.
Bjos
Ana, que lugar lindo!!! E eu aqui olhando pela janela só vejo neve e asfalto e concreto.... :(
Dê uma checada no link da primeira foto ampliada que não está carregando.
Abraço,
Postar um comentário