5.3.06

Rincão do Inferno


"Você deve estar se perguntando, o diabo já tem estrada?
Pois saiba que no Rio Grande do Sul ele não tem só estrada, tem o Rincão do Inferno, entre Lavras e Dom Pedrito e uma Estrada do Inferno, entre Palmares e Mostarda. Na estrada que vai de Santa Maria a Cruz Alta há a Garganta do Diabo e o trecho da Estrada da Produção do Arroio Tijela até a entrada de Soledade é a Estrada do Diabo, onde sempre ocorrem acidentes com morte. Como podemos ver, o Diabo no sul do país, tem moradia, estrada e garganta...
Por isso é que gaúcho treme de medo dele!"
(Do artigo "O Rosto do Diabo" de Rosane Volpatto)
.

O Rincão do Inferno é um cânion localizado no município de Lavras do Sul (que fica a 321 km de Porto Alegre e tem uma população de 7.739 habitantes, conforme o censo de 2004).
A zona do Pampa impressiona pela vastidão e pela preservação das raízes históricas. Os belos horizontes abrigam a figura do gaúcho, que cultiva suas tradições nas lides cotidianas. O povo do pampa mantém-se ligado à terra e promove a integração com irmãos além fronteira. A paisagem, o churrasco, o chimarrão, o cavalo e o gaúcho fazem do pampa um tesouro a ser descoberto.
Conheci o Rincão do Inferno há muitos anos, numa excursão organizada pelas professoras Biba e Alda para os alunos do 3º ano do Ginásio Licínio Cardoso. Percorremos os quase 30 km da cidade até o cânion na carroceria de um caminhão! Víamos as pedras gigantes ao longe, mas quando nos aproximamos a sensação foi de puro deslumbramento. De repente, o chão se abre e revela o cânion e, na imensidão do pampa, aquele sulco na terra surpreende e encanta. As árvores incrustradas nas pedras parecem minúsculas e a natureza se mostra afinada como uma orquestra, a ser apreciada com silêncio e paciência...

# Por uma destas coincidências, buscando alguns dados sobre o Rincão do Inferno, encontro o blog moranafilosofia/2006 de Ronai Rocha. Ronai foi meu professor na Faculdade de Filosofia/UFSM e suas aulas marcaram a minha vida. Fiquei feliz demais em encontrá-lo aqui. No seu blog detalhes e fotografias maravilhosas do "Cânion das Lavras"!

Fotos de Ronai Rocha

2 comentários:

Anônimo disse...

Ana,
Que feliz lembrança falar do Rinção do Inferno!Considero um dos canyons mais lindos do RG,e tambem pela sua individualidade,pois é o único conjunto de rochas conglomeradas no Sul.Lembra q foi feito um filme com o Grande Otelo lá?Não me recordo o nome.
Mas o grande guia e conhecedor do Rinção é o Joal Abascal.
Bjos

Anônimo disse...

Ana, que lugar lindo!!! E eu aqui olhando pela janela só vejo neve e asfalto e concreto.... :(

Dê uma checada no link da primeira foto ampliada que não está carregando.

Abraço,

Related Posts with Thumbnails