12.12.06

Pão do Sr. Nonticuri

(Pão feito pela Cláudia. Delicioso!)
Ingredientes:
Peneirar:
1 colher (café) de sal
500 gr de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de fermento Royal
8 colheres (sopa) de açucar
Acrescentar:
1 pote (100 gr) de passa de uvas
1 pote (100 gr) de nozes (partidas em pedaços)
3 ovos
1 tablete de manteiga
50 ml de licor (para hidratar as passas, pelo menos 1 hora antes)

Amassar tudo e pincelar com uma gema misturada com uma pitada de sal.
Assar em forno bem quente, até dourar (usar uma forma alta).

Provei este pão em Lavras, receita dada pela Gisela (na foto, com meu irmão Valério) e adorei!
Perguntei se poderia publicar, aqui no blog e como se chamava este pão e ela respondeu o seguinte (via Orkut):
"Claro que pode. É uma receita que veio com a família do meu pai, na época da 2ª Guerra. O nome dele é Gino Nonticuri, da cidade de Padova, que é a terra onde Santo Antonio pregava (mais um detalhe - a lingua do santo está num relicário na igreja de Santo Antonio de Padova, exposta a visitação, em perfeito estado de conservação). Eu acho que se escreve bussola, mas o l é mais ou menos mudo. Também pode ser chamado de panetone, no Brasil. Era usado para comer após as refeições acompanhado de vinho e looooonnnngas conversas. Bjos, saudades!"

Padova, três mil anos de história

12 comentários:

Telejornalismo Fabico disse...

*


tem cara de bolo, não de pão.
quando vc falou que lembra um panetone e é servido pós jantar, ficou mais claro.
tem cara de ser muito gostoso.



*

Anônimo disse...

Parece ser ótimo!!!Vou fazer aqui em casa e depois te conto.Beijos

Graziana Fraga dos Santos disse...

hummm, parece muito bom, vou testar!!!

Anônimo disse...

Que bolo mais com cara de pão!
-
Infelizmente esse não dá pra vc mandar por email.
-
Por sedex pode?
-
Beijo sertanejo.

Aleksandra Pereira disse...

Ana, parece que muuuito gostoso, e é fácil de fazer. Tirando o licor, tenho todos os ingredientes em casa, vou arriscar fazer, depois te digo como ficou.


Beijo grande, e obrigada pelo carinho, viu?
A Paty ontem me fez chorar, aquela danada!

Lu disse...

Hummmmm, deve ficar tri bom. pena que não sou amiga das panelas...he,he,he. Bjs. Luisa

Anônimo disse...

e aí tia ana, a royal ta patrocinando o blog...hehehe.. saudadessssssssss, beijao

Anônimo disse...

tia ana, eu gosto mesmo é do "bolo de nada" que eu sempre encontro lá no seu donairo e na dona célia... ele já faz parte das minhas visitas!! só não deixa a kika se emocionar e querer contar os ingredientes das nega-malucas dela... aí já é demais... hahahah! beijos!

Jonas Prochownik disse...

Querida Ana, sei que pode parecer um pouco precipitado, mas acho que não poderei ver blogs até o final do ano, portanto quero deixar-lhe desde já meus votos de felicidades, saúde e paz para você, seus leitores, amigos e a sua família.
Um beijo
e até breve
Kristal

Dona Fernanda disse...

isso é praticamente um guia de turismo, mistura história, culinária, encontro de família e ainda há a partilha da receita! E viva Padova! Que o Natal tá chegando.

Dingonbéu dingombéu... lalararalalala


vou catar a receita pra mim!!

Zeca La-Rocca disse...

no meu tbm tem pão recheado, tá!?

qndo passar um pouco este vermelhão, eu volto...

e fico aqui pensando:

pq será q se fica vermelho de vergonha?

hehehe

bjosss

Luiz Felipe Botelho disse...

Hummmmmmmmmmm!
Adoro pão feito em casa! Já copiei a receita pra arriscar fazer por aqui.
Obrigadão à ti e à Gisela!

Related Posts with Thumbnails