21.4.06

Banho de chuveiro e suas implicações


"Chuveiros consomem 8% da energia elétrica do País:
Praga nacional, os chuveiros elétricos respondem ainda por 20% do pico de consumo do sistema elétrico nacional. Governo federal estuda incentivos a programas de fontes alternativas renováveis e cidade de SP discute projeto que exige instalação de coletores solares."(Terra)

Como não lembrar de uma história que a Thelma contou no Caminhos e Movimentos, num post em que falava de Manias?

"Antes de concluir este post, queria explicar uma coisa: as manias podem ter a ver com o contexto em que se vive. Descobri isso quando cheguei na Espanha e fui viver em um quarto alugado, no apartamento de uma senhora. Tendo dois banheiros na casa, fiquei com o banheiro menor. Tenho a mania de despertar embaixo da água - tomo banho pela manha, logo que saio da cama. Sempre digo que realmente acordo quando a água começa a rolar sobre meu corpo. Entao, todos os dias despertava às 8 h e ia diretamente para o banho. A dona da casa, um dia, perguntou: Por que tu tomas banho todos os dias? E por que lavas o cabelo cada vez que tomas banho? Fiquei dura e perplexa. Ela continuou: Nao é preciso fazer isso! É exagero! O corpo se rebela! Tomar banho duas vezes por semana já é suficiente. Tive que rir da forma clara e veemente com que ela colocou sua opiniao. Para ela, o banho diário parecia totalmente desnecessário e, inclusive, absurdo. Expliquei que eu vinha de um lugar que fazia muito calor e que estávamos acostumados a tomar banho várias vezes ao dia. Ela disse que era loucura. E eu fiquei de louca mesmo."

As fotos da Thelma, com sua "tribo espanhola " num frio de renguear cusco, tirei do seu blog . Sem seu consentimento, já que ela anda viajando...

Aliás, o frio me lembra dois momentos dramáticos:
1º) entrar no banho
2º) sair do banho
E a mania dos (pelo menos) dois banhos por dia persiste! Humpf!

Talvez esta senhora espanhola de quem a Thelma fala devesse ser chamada para ajudar a diminuir o gasto de energia com banhos de chuveiro... Hihihihihi...

3 comentários:

Toka do La-Rocca disse...

é tia, eu to adorando o brinquedo, tive até uma idéia interessante, acho que vou fazer uma brincadeira lá para todos os que, como eu, sempre quizeram escrever um livro...

Vou criar o livro comunitário. Tipo, eu crio o primeiro capítulo, e alguém segue escrevendo o proximo, ae outro escreve o 3º e assim por diante.

quem sabe não sai uma história interessante...

Anônimo disse...

Nem pensa em chamar essa senhora espanhola para regular os nossos banhos....rsrsrs. Já pensaste se ela fosse Ministra das Minas e Energias e exigisse que tomássemos somente 2 banhos por semana ao invés de, no mínimo 14? Eu nunca iria atender a essa reivindicação em pró do meio ambiente, eu me mudaria lá pra Frexeiras e essa espanhola não iria me encontrar de jeito nenhum...hahahaha. Temos, pelo menos aqui no NE, a energia solar em substituição da elétrica.Deixa a espanhola lá, Anazen.

Anônimo disse...

Quando o Eduardo foi estudar na Tailândia teve que assinar um contrato com a familia que o hospedou de que tomaria pelo menos 4 banhos diários.Questão cultural!
Quanto as energias alternativas temos várias opções:marés, aeólica,hidraúlica,etc..Mas é uma pena que o Presidente Lula diga em discursso a nação que pensava que o vento só servia para levantar pipas!Como dizia o frances célebre
o Brasil não é um pais sério.
Bjos

Related Posts with Thumbnails