6.2.07

Paralelepípedos

Caminhar pelas ruas de Lavras é como voltar no tempo. Tempo das descobertas, da minha infância, em que aquela pequena cidade era meu universo. Imenso, estranho, cheio de ruas desconhecidas, caminhos a serem percorridos, pessoas que não conhecia.
Hoje, quando volto lá, revejo as casas dos meus avós, a Igreja, o Clube, as ruas que pareciam sem fim e constato que tudo mudou de tamanho. As distâncias diminuíram, as subidas não parecem tão inacessíveis, a escadaria da Igreja diminuiu de tamanho! Sensação maluca de que está tudo lá, do mesmo jeito, os paralelepípedos ainda são os mesmos - reconheço cada pedra, mas tudo redimensionado, mais palpável, menos desconhecido...
O que não fica claro é quando eu percebia as coisas como exatamente como elas são: antes ou agora?





8 comentários:

Telejornalismo Fabico disse...

*



tenho inveja de quem tem um lugar pra 'voltar'.
não tenho pra onde voltar, nasci e cresci aqui.
mas essa imagem - romêntica - de um lugar onde se busca as raízes é muito legal.
e quando verdadeira, reconfortante.




*

Graziana Fraga dos Santos disse...

que cidade mais linda!
um luigar bacana pra fazer um filme, longa ou curta metragem...

Aproveita as férias!Estou saindo também, volto só depois do carnaval
:)

Rosamaria disse...

Que dilíícia!!!

Vou voltar sempre aqui pra matar a saudade dessas ruas.
Tua idéia foi felomenal, bacana! Amei!

Bjããoo.

Anônimo disse...

também senti a mesma coisa quando voltei, depois de longos 42 anos.
Nada mudou, mas a sensação que eu tinha quando criança era diferente.
engraçado tudo isso....

Anônimo disse...

também senti a mesma coisa quando voltei, depois de longos 42 anos.
Nada mudou, mas a sensação que eu tinha quando criança era diferente.
engraçado tudo isso....

Marcia disse...

não há as coisas "como elas exatamente são", e sim o olhar sobre estas coisas. por isso, bacAna, era tão verdadeiro antes quanto é agora. e vc era tão verdadeira antes quanto é agora.

mas voltar ao passado é sempre estranho, pois percebemos que este mundo vai com a gente, quando a gente sai de casa. e o que vivemos quando pequenos nunca nos abandona.

cíntia disse...

também adoro paralelepípedos, e a textura que elas imprimem na paisagem das nossas cidades...
pelotas também os têm...
pisar neles parece realmente voltar no tempo, por onde passavam os carros puxados por boi, moços vestidos à caráter, senhorinhas com seus longos vestidos, e os escravos, com esperanças de dias melhores...
prazer em te conhecer.
beijos

cíntia disse...

tá, eu sou uma pessoa distraída... não vi que tu moras em pelotas também... mas não tem problema! 'compartir' afinidades vale à pena!
=]

Related Posts with Thumbnails