"Neste próximo dia 12 de agosto, estará apresentando-se, dentro do Projeto Sete ao Entardecer o Grupo “Cuadro de la Expresión del Arte Flamenca”. O Projeto Sete ao Entardecer realiza-se às 18h30 no Theatro Sete de Abril, impreterivelmente, e tem entrada franca. O nome do grupo faz referencia a uma expressão utilizada para designar um grupo de artistas de flamenco, composto por cantores, guitarristas e dançarinos reunidos para uma apresentação. O grupo tem realizado apresentações desde o inicio de 2007, e vem sendo acrescido de novos integrantes no ano de 2008. Marcada pela diversidade de trajetórias musicais, os artistas do grupo tem em comum a paixão pela arte flamenca e o interesse em divulgar as raízes desta forma de expressão.
Participam:
Jucá de Leon participa desde o início da formação do grupo como percussionista. Com atuação em festivais e shows de diferentes artistas da cena musical, no Rio Grande do Sul, em outras regiões do Brasil, Uruguai e Argentina. Músico eclético com mais de 100 participações em CDs de diversos gêneros musicais, MPB, Bossa Nova, Choro, Samba, Flamenco, Tango, Bolero, Jazz, Funk, Nativismo.
Possidônio Tavares participa desde o início da formação do grupo como violonista. Renomado músico multinstrumentista com atuação nos mais variados gêneros musicais, como MPB, Bossa Nova, Choro, Samba, Flamenco, Tango, Bolero, Jazz.
Pedro Di Ázz é violonista, cantor, compositor, arranjador e professor de música. Estudou violão erudito em Pelotas antes de transferir-se para o Rio de Janeiro, onde estudou guitarra flamenca com o professor espanhol Alberto Turuna. É professor de violão, cavaquinho, contrabaixo, guitarra, teclado e técnica vocal.
Teresa Ferlauto, que inicia sua participação no grupo em 2008, realizou o Curso de Bacharelado em Canto pela UFPel e possui intensa atuação na música erudita e popular. Fez parte do Coro Cantoria em Camerata e atualmente participa do grupo vocal Cantarolando. Em novembro de 2006, estréia o espetáculo ”Deixe sua Luz Brilhar”, espetáculo onde faz a leitura da música religiosa negra norte americana – os Negros Spirituals, reapresentado também em 2007.
Lucia Márquez participa desde o início da formação do grupo na direção geral e como bailarina. Como bailarina integrante da Cia da Dança, participou dos espetáculos no Teatro Sete de Abril nos anos de 2004, 2005 e também no ano de 2005, com o Estúdio Unidança. Através de solos, participou dos espetáculos Flamentango, (2004 e 2005), Expressão em Cordas (2005), Tango e Flamenco (2006) realizados no Teatro Sete de Abril. No Teatro Esperança, em Jaguarão (2005) com o espetáculo Expressão em Cordas e no Teatro Guarani, Tango e Flamenco (2007).
Janaína Jorge participou como bailarina e coreógrafa do grupo no segundo semestre de 2007 atuando em 2008, como coreógrafa. Graduada no Curso Superior de Dança, pela Universidade de Cruz Alta/RS. É ministrante de cursos de Dança do Ventre, Dança Contemporânea, Danças Populares e Folclóricas, Composição Coreográfica e Dança de Salão em diversos festivais do País.
Isabel Nogueira é bacharel em piano pela UFPel e doutora em Musicologia pela Universidade Autônoma em Madrid, Espanha. Foi bolsista pelo governo espanhol para os cursos Música em Compostela e Festival de Música Manuel de Falla. É diretora do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas e coordenadora do Centro de Documentação Musical da Universidade Federal de Pelotas, que realiza pesquisas sobre história da música. Iniciou seus estudos em baile flamenco com Melisa Cohen, continuando com Janaína Jorge e atualmente é aluna de Lucía Marquez no Centro Contemporâneo de Pesquisa e Movimento Berê Fuhro Souto.
Juan Pablo Berasain Gonella, diretor e professor do Centro de Estudios en Lengua Española, atua desde o início da formação do grupo participa no assessoramento lingüístico e nos espetáculos, na função de declamador de poesia. "
- Divulgação -
2 comentários:
Bahhhh....que legal! Vi o nome de Isabel. Queria assistir tb.
As fotos da viagem de vcs estão maravilhosas! Que astral!
Bjs.
querida, obrigada pela propaganda!
estou nervosa...
te espero lá!
beijos!
Postar um comentário