1.8.08

Amamentação - minha experiência

Recebi o seguinte comentário da Lala, do Garotas de Vinte e Poucos :

"Posso ser chata??
Eu acho, de coração, que toda mulher tem que e deve amamentar o máximo possível, um tempo considerado saudável e tal.
Não, não tenho filhos, nunca amamentei e sei que deve ser lindo.
Mas... acho que a mulher que é incapaz de amamentar, por vários motivos, não tem que ficar se culpando e se sentindo a pior de todas.
No meu caso, o leite da minha mãe secou, e ela não me amamentou NUNCA, e nem por isso deixei de ser saudável, educada e amá-la incondicionalmente!!
Só uma observação: eu mamava leite materno, de banco de leite. Isso que é importante. O amor que meus pais tinham era tanto que fizeram loucuras para me dar o leite. Então acho que posso dizer que fui amamentada....
Bjo
*Lala*"

Fiquei pensando que a Lala tem razão! E respondi o seguinte:
" Lala
Vc não foi chata, de forma alguma!
Realmente algumas mulheres não são capazes de amamentar e isso não faz com que deixem de ser mães maravilhosas! Ainda bem!
Mas... pensa o seguinte: na natureza, quase que a totalidade das fêmeas amamentam! Simplesmente porque não há nenhuma dúvida quanto a isso! Heheheh! (Achei meio maluco o que acabei de escrever!!)
O que é importante destacar, nesse dia, é que é POSSÍVEL! Se a "cabeça" não entrar na história, pensando se o leite é bom, se é suficiente, etc, o "instinto" prevalece e tudo flui com naturalidade!
Eu acho que é isso o que importa: carinho, proximidade, contato físico...
Eu custei a amamentar! Fiquei aflita, chorei, desesperei! É um momento delicado, sentimentos misturados, preocupação imensa com o neném, hormônios em ebulição, fragilidade depois de passar pelo parto...
Mas a gente tem que acreditar na natureza e tentar! E ter calma, paciência...
(Confesso: para amamentar precisei expulsar todo mundo de perto! Senti necessidade de ficar a sós com meu filho, estabelecer uma cumplicidade, cheirar, acalentar, lamber minha cria... Só então meu leite desceu...)
Um grande beijo!
Ana"

Amamentei o Dude por mais de um ano, até engravidar da Kika, que também mamou no peito até 1 ano e alguns meses...
Importante: até os 6 meses os dois mamaram exclusivamente no peito, sem nenhum outro tipo de alimentação. Nunca adoeceram e ganharam bem mais peso do que a média, considerada desejável!



Obrigada, Lala! Parabéns pela bela filha que vc é!
(E pela mãe maravilhosa, que certamente vai ser um dia!)

4 comentários:

Garotas de Vinte e Poucos disse...

Ana, adorei!
E levanto a bandeira junto com você que é POSSÍVEL sim, que é inaceitável uma mãe não amamentar por dor, vaidade ou falta de tempo. Quando se é mãe (acho eu!) você não é mais você por inteira, é parte de outra serzinho que cresceu por 9 meses e agora depende de vc. Egoísmo demais não se dar totalmente. Isso é o maior amor do mundo!

Só quis dividir minha experiência e mostrar que pode acontecer do leite não rolar, sei lá... e que mesmo assim, as coisas nào estão perdidas.

Big beijo
*Lala*

Lu disse...

Sim,sim,sim.... sempre tentar, nunca desistir, mesmo que a gente tenha que fazer que nem tu, expulsar todo mundo e ficar a sós com teu filho, o que eu acho, que é o melhor mesmo, sem pitaco de mãe, sogra, irmã, tia, etc. Meus dois primeiros filhos não amamentei justamente por causa disto. Muita opinião, nenhum conhecimento. Quando a Camile nasceu, prometi a mim mesma que conseguiria amamentá-la. E consegui. Fiz isso até dois anos e dois meses de idade dela. Tirei com muita dó, por mim teria continuado. Quando ela me enxergava, depois que chegava em casa no final do dia, ela enxergava só "teta". Mas foi lindo, maravilhoso, DI-VI-NO enquanto durou. Vou levar isto pro resto de minha vida e possivelmente em outras vidas também.

Acho que já disse isso antes aqui mesmo né? huahuahuahua!!!

bjs

Carla Beatriz disse...

Olá Ana,

Vim retribuir sua visita a meu blog e dizer que eu também fui uma mãe que amamentou prolongadamente seus filhos. Eu sempre quis amamentar e para a amamentação ocorreu naturalmente.

Um beijo

Anônimo disse...

Oi Tia!!!!
Sobre esse assunto n�o poderia deixar de comentar. Amamentei aIsa at� quase um ano, e at� 1 ano e 3 meses a Valentina.
Sou um pouco radical qto �quelas m�es que dizem n�o conseguir amamentar!!! � sabido, cientificamente, que o leite custa a descer mesmo, e que a melhor forma de faz�-lo � estimular, estimular e estimular!!! Mas isso requer paci�ncia, muito choro, muita dor, muita frustra�o!!! Tem que ser m�e com "M" mai�sculo mesmo para n�o desistir...eu disse que era radical...vejo muitas m�es desistindo e na minha opini�o n�o est�o preparadas para tal fun�o.
Aquela m�xima de que m�e � padecer no para�so, pra mim n�o caiu por terra pois acho que define bem esse papel.
Enfim...respeito quem n�o amamenta, mas n�o suporto muito as tantas desculpas que utilizam para isso. Aceitaria melhor se dissessem que simplesmente n�o estavam preparadas para passar tanto trabalho, nem se dedicar em tempo integral para o bb. Ahhh...por que isso � outra quest�o, enqto amamentamos eles n�o querem saber de mais ningu�m, s� serve n�s e nossos lindos peitos heheh!!!
Mas � t�o m�gico!!! T�o intenso!!! Que nenhuma m�e deveria se privar dessa d�diva!!!
ADORO teu blog, tu sabe disso!!!
Te adoro e te admiro muito
Bjinho com carinho
Lu

Related Posts with Thumbnails