1.8.08

Blogagem Coletiva sobre Amamentação

Amamentar é um ato de vontade.
A primeira coisa é querer. De verdade.
A segunda é não desistir, apesar das dificuldades.
E tem que haver disponibilidade. Todo o tipo de disponibilidade para aquele filho.
Coração e peito abertos.
Tempo reservado para aprender, exercitar e praticar.
(Definitivamente não é "leite instantâneo"!)
Como recompensa, alimento transbordando de afeto. Nutrição da melhor qualidade.
Gerar e alimentar um filho é mágico. É doce. É lindo. É perfeito.
_____________________________________________
.
E perfeito é o depoimento da Mariana Mesquita, sobre a sua experiência de amamentar o Antonio. Lembrei dele imediatamente, quando li sobre a blogagem coletiva:.

"Só quem deu de mamar sabe o tanto de ternura que se pode ter nesses momentos. Ele passa uma perninha por cima de mim, pra que eu não fuja (!) ou, mais provavelmente, pra ter mais apoio. Dá umas fungadas, sentindo meu cheiro, e às vezes até suspira. Com uma mão, dá apertinhos na minha cintura; com a outra, alisa o peito. Não tira os olhos dos meus um segundo, e é um olhar doce, tão doce, que não canso de encarar de volta. Aí ele ri, e larga o peito.
Ri a madrugada toda e é aquele sorriso banguela que recompensa a gente pelas noites mal dormidas. Acorda todo suado do esforço e não faço idéia de quanto leite realmente consegue consumir. Mas tenho certeza de que não vai desistir tão
cedo, e que peito de mãe, graças a Deus, não é só comida - e o resto, o mais importante, ele tem achado, sim."
.

A Mariana é Mãe com M maúsculo! Ler as coisas que ela escreve é um aprendizado sobre a maternidade! Não esperem dicas de puericultura e estas coisas! Ela ensina, para quem quiser aprender/entender, que a maternidade é natural, instintiva, permeada de contato físico, de olhares, de observação, de troca e de um amor imenso... O resto é detalhe. E é supérfluo!
.

Outro link "tudo a ver", que vi no blog da Mariana: Cama Compartilhada.
.
Leia, também, "A Lactância Selvagem", de Laura Gutman, no blog de Ana Sixx.
Ela diz:
"...dar de mamar é uma atividade corporal e energética constante.
É como um rio que não pode parar de fluir: se se o bloqueia, desvia seu volume."
.

7 comentários:

Garotas de Vinte e Poucos disse...

Posso ser chata??
Eu acho, de coração, que toda mulher tem que e deve amamentar o máximo possível, um tempo considerado saudável e tal. Não, não tenho filhos, nunca amamentei e sei que deve ser lindo.
Mas........... acho que a mulher que é incapaz de amamentar, por vários motivos não tem que ficar se culpando e se sentindo a pior de todas. No meu caso, o leite da minha mãe secou, e ela não me amamentou NUNCA, e nem por isso deixei de ser saudável, educada e amá-la incondicionalmente!!
Só uma obs: eu mamava leite materno, de banco de leite. Isso que é importante. O amor que meus pais tinham era tanto que fizeram loucuras p/ me dar o leite. Então acho que posso dizer que fui amamentada....

Bjo

*Lala*

Beth/Lilás disse...

Olá, Ana!
Vim te conhecer através da blogagem coletiva idealizada pela Denise.
Que coisa mais linda seu blog, amei!
Dei uma olhada geral e gostei de tudo, portanto vou ser assídua.
Passe lá na minha pracinha também para me conhecer.
beijos cariocas

Mariana Mesquita disse...

Minha flor, tou toda boba aqui com tanta lindeza que você escreveu. Pobre de mim, que sou mãe de primeira viagem tentando pegar no tranco, M maiúsculo que nada, sou uma aprendiz medrosa como o quê!, mas todo aperreio vale a pena quando eu olho pro meu filhotinho. Deixo também um link pra você ver que aos nove-quase-dez meses Antonio continua fissurado no peitinho da mãe dele: http://slingcasulinho.blogspot.com/2008/07/semana-mundial-da-amamentao.html Este vale mais pelas imagens, porque sua amiga nunca mais teve tempo/juízo pra escrever coisa nenhuma... Hehehehe. Beijo, obrigada pela constância da presença em minha vida.

Ana disse...

Lala

Vc não foi chata, de forma alguma! Realmente algumas mulheres não são capazes de amamentar e isso não faz com que deixem de ser mães maravilhosas! Ainda bem!

Mas... pensa o seguinte: na natureza, quase que a totalidade das fêmeas amamentam! Simplesmente porque não há nenhuma dúvida quanto a isso! Heheheh! (Achei meio maluco o que acabei de escrever!!)

O que é importante destacar, nesse dia, é que é POSSÍVEL! Se a "cabeça" não entrar na história, pensando se o leite é bom, se é suficiente, etc, o "instinto" prevalece e tudo flui com naturalidade!

Eu acho que é isso o que importa: carinho, proximidade, contato físico...

Eu custei a amamentar! Fiquei aflita, chorei, desesperei! É um momento delicado, sentimentos misturados, preocupação imensa com o neném, hormônios em ebulição, fragilidade depois de passar pelo parto...

Mas a gente tem que acreditar na natureza e tentar! E ter calma, paciência...

(Confesso: para amamentar precisei expulsar todo mundo de perto! Senti necessidade de ficar a sós com meu filho, estabelecer uma cumplicidade, cheirar, acalentar, lamber minha cria... Só então meu leite desceu...)

Um grande beijo!

Ana disse...

Lilás!
Obrigada! Que bom!
Vou lá conhecer o teu blog também!
Gosto muito da cor lilás... tenho muitos posts sobre ela!!
Um beijo!

Ana disse...

Mariana Linda!
Ler tua experiência pode ajudar muita mãe insegura, medrosa...
Sou tua fã!!
Beijo enorme! Obrigada!

Rosamaria disse...

Ana

A minha história é comprida. Amamentei os três e acho de suma importância a amamentação, não só pela saúde da criança, mas pelo contato,acalanto e tudo o que já foi dito aqui antes.

Bjão.

Related Posts with Thumbnails