21.9.06

Olimpíada Gaudéria

ou "não te fresqueia, bagual"!!

Pedro Osório 2016 - Cidade Candidata
por Kledir Ramil

"Só porque vai sediar o Pan, o Rio quer também organizar os Jogos Olímpicos de 2016. Não sei quem toma essas decisões, mas gostaria de apresentar uma proposta: a candidatura da cidade de Pedro Osório. Nada mais justo do que homenagear esse município que traz na sua origem o nome de Vila Olimpo. É uma cidade predestinada.

Nós, os gaúchos, somos o povo mais preparado para sediar os jogos, se levarmos em conta alguns fatores. Por exemplo, a tocha olímpica. Ninguém sabe fazer um fogo como nós. Qualquer índio velho junta umas achas de lenhas, acende um fósforo e pronto. E aí, aproveita o braseiro, enfia um naco de picanha gorda no espeto... Não há dúvida, seria uma olimpíada inesquecível.

É claro, teríamos que fazer algumas adaptações. As modalidades de esportes precisariam incorporar jogos com características mais
regionais, como a Bocha, o Truco e o Jogo do Osso. O espírito olímpico do Barão de Coubertain - "o importante é competir" - teria que ser alterado para alguma coisa do tipo "não te fresqueia, bagual".

O Boxe poderia ser substituído pela Briga de Baile, mais emocionante. Só termina quando alguém abre a cabeça do outro com uma garrafa de cerveja. Nas artes marciais temos a Queda de Braço e a Guerra de Bosta. Tênis de Mesa, o tal do Ping-Pong, pra nós é jogo de criança. Já que tem diversão pra gurizada, podiam incluir também Bolinha de Gude, Pandorga e Bodoque com Caroço de Cinamomo. Arco e Flecha é barbada, é coisa de índio. A gente mexe com isso desde o tempo dos guaranis. E esse negócio de Ciclismo é passeio de bici. Vamos botar as mulheres pra disputar com eles. Agora, aquela corrida esquisita em que os homens ficam
se requebrando com passos de mulherzinha, está proibida.

Natação terá Nado de Costa com Poncho em Açude, esporte para poucos. Hipismo vamos manter, o que não falta é cavalo pra Cancha Reta. Tiro ao alvo também, mirando uns maçanicos do banhado. A Esgrima vai usar adagas de verdade e não aqueles arames fininhos, sem graça. E se tocarem uma rancheira, melhor, a coisa vira Dança dos Facões.

Futebol será o de Campanha - com bota e espora - para se adaptar às condições do estádio, que durante a semana funciona como
pastagem para o gado. A Ginástica Olímpica será substituída, com vantagens, por Chula e Chimarrita. E vamos promover alguns esportes até então considerados menores, como Cuspe em Distância, Peteleco e Halterocopismo.

Tudo isso sem falar da festa de abertura: som de 300 bombos legüeros, apresentação de Gisele Bündchen... E por aí vai. Vamos amadurecer a idéia. Não quero cantar vitória antes do tempo. "

7 comentários:

Zeca La-Rocca disse...

Não daria certo!
Casseta & Planeta viria cobrir o evento e com certeza provocaria a Revolução Farroupilha - ParteII.

Hehehe

Lu disse...

Acho que vou ir me preparando pra me inscrever na briga de baile. Acho que ainda dou pro gasto...he,he,he.

Ana disse...

Zéca
A gente entrega a turma do Casseta & Planeta pro Analista de Bagé! O que eles devem ter é complexo de inferioridade! Nada que um ou dois relahaços não dêem jeito!

Lu
Não tem coisa mais divertida do que baile de CTG em cidade pequena! É uma delícia! mas sempre dá briga, o que contribui enormemente para o nível dos competidores gaudérios!
:)

Rosamaria disse...

O Kledir é GG!


O ping-pong é meu preferido.
Bons tempos quando íamos pro clube antes da aula, jogar ping-pong, general e os guris, snooker. Uma vez o Tauro, muito bonzinho, se ofereceu pra carregar a sacola que eu levava. Quando chegamos no colégio, vi que estava pesada demais, pois ele tinha colocado bolas de bilhar dentro.
Claro que ele levou de volta.

Anônimo disse...

Entre os esportes faltou o 'salto à distância' onde o atleta pula de um balanço em movimento. Lógico que o balanço é atado num galho de cinamomo.....ehehehe....

Anônimo disse...

e poderia colocar também o jogo de 5 Marias. Falar nisso lá em Lavras parece que vai ter campeonato desta modalidade no colégio, pelo menos foi o que me informou Cristina, minha amiga de infância.
Ana, tu permite que eu coloque esse texto no meu site?

Ana disse...

Rosa!
Adoro estas histórias!
Podes seguir o exemplo do Zéca e começar a contar algumas!
;)

Oi, Zé, Renato!
Os cinamomos sempre te inspiram!!
Aquela tua poesia é linda!
É uma super idéia!

Claro, Vânia!
O texto é do Kledir e é delicioso!
Adoro este jeito engraçado de falar dos hábitos dos pampas! Este nosso jeito gaudério de ser!

Related Posts with Thumbnails