Aconteceram muitas coisas nos dois dias de encontro da Família La-Rocca.
Na apresentação, a Rosângela contou sobre a atividade de Maestro do Sr. Sabino na Banda Municipal criada em 1917. Ela citou o livro "Lavras do Sul na Bateia do Tempo" de Edilberto Teixeira, que conta que a Banda se apresentava todas as quartas e sábados e em festas e atos cívicos e que foi criada pelo então intendente do município, Coronel Hipólito de Souza.
Vale à pena repetir a justificativas para a sua criação:
.Na apresentação, a Rosângela contou sobre a atividade de Maestro do Sr. Sabino na Banda Municipal criada em 1917. Ela citou o livro "Lavras do Sul na Bateia do Tempo" de Edilberto Teixeira, que conta que a Banda se apresentava todas as quartas e sábados e em festas e atos cívicos e que foi criada pelo então intendente do município, Coronel Hipólito de Souza.
Vale à pena repetir a justificativas para a sua criação:
"Considerando que sendo a música uma das mais belas artes criadas pelo homem;
considerando que não há localidade, por pequena e modesta que seja, que não tenha uma banda musical arregimentada;
considerando que, apesar de onerar os cofres do município, porém trazendo resultados a nossa vila, não só reanimando como vivificando o espírito público;
assim considerando resolve criar uma banda municipal, nomeando para regê-la o cidadão Sabino Martino La-Rocca, o qual perceberá a quantia de cinquenta mil réis mensais."
.
3 comentários:
Agora eu entendo o que a minha irmã Vania falou que tinham muitas coincidências nas nossas famílias.
A nossa também tinha o Jazz Band Velázquez e todos os filhos tocavam. Lindo, não?
Que bom que conseguiram se reunir...
Oi, Ana. Pesquiso sobre fotógrafos no RS (1848-1947) e suponho que Sabino tenha sido fotógrafo em Lavras (já atuando em 1904). Esta fotografia carte cabinet do Sabino, tem o fotógrafo autor da imagem no verso da foto ?
Abçs,
Miguel Duarte
Oi, Miguel!
Encaminhei tuas dúvidas para a Rosamaria, neta do Sr. Sabino. Assim que tiver resposta, te envio.
Abraço!
Postar um comentário