14.9.12

Eleições 2012

Será que um dia a gente aprende? 
No nosso país, os políticos mudam de partido como quem muda de camisa. As coligações mais inesperadas são feitas, a despeito de qualquer ideologia. Então, na hora de escolher meus candidatos, decidi esquecer as siglas e me concentrar nas pessoas. 

O que me impressiona, nas discussões que tenho presenciado, é a forma como a grande maioria defende suas posições como se fossem as únicas corretas, possíveis e aceitáveis. 

Não vêem defeitos em seus candidatos nem qualidades, nos adversários. Passam por cima de amizades, de civilidade, de bom senso, de elegância. 

Para eles, "democracia" é uma ideia abstrata, que deve permanecer na teoria, nunca efetivamente praticada.

Desconhecem o significado de "empatia". Nem por um segundo se colocam no lugar do outro.

Argumentam sem "ouvir", mas querem ser escutados, compreendidos e aprovados. Ou seja, esperam convencer de que estão certos. 

Esquecem que todos desejam o "melhor" para a sua cidade e que há várias e diferentes formas de entender o que seja isso. Graças a Deus. 

Contaminam as relações com mal entendidos, com maldades, com ironias, com agressividade. E ninguém faz autocrítica! Parecem não perceber que todos os lados tem virtudes e tem dificuldades - e que são todos muito mais parecidos do que queremos admitir.

Enfim, espero que essa fase de campanha passe logo, com seus santinhos, caixas de som, falsas promessas,  troca de farpas e de acusações, horário político e tudo mais! Ufa!

Me recuso a entrar nesse tipo de discussão, que nivela por baixo e favorece quem é menos qualificado! Adoro conversar sobre política, mas com quem vale à pena. É isso.

Um comentário:

Rosamaria disse...

Adorei teu texto, é bem assim que eu penso. Nunca votei em siglas. A política de agora me enoja.
Bjim

Related Posts with Thumbnails