30.5.09

Cativar



" Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. "

"Dizem que essa frase é de Saint Exupery — e que está n´O Pequeno Príncipe. Mas eu não consegui encontrá-la no original em francês. É uma frase com sonoridade belíssima em português, e impressiona por isso. Mas tem um sentido muito questionável.
A palavra-chave para seu entendimento é "cativas". Se tomarmos o verbo "cativar" significando "conquistar a simpatia" ou seduzir, a frase se torna simplesmente ridícula: claro que não devemos nos responsabilizar pelo julgamento que o outro faz de nós. Menos ainda se esse eventual julgamento for meramente estético.


Contudo, se tomarmos o verbo cativar pelo sentido de "prender" (e daí cativeiro, prisão...), a frase começa a se sustentar: Se prendo alguém, devo cuidar desse alguém — e garantir-lhe os direitos básicos. Mas, ao prendê-lo, contraditoriamente, já começo retirando-lhe o mais básico dos direitos, que é o inalienável direito de ser livre. Logo, essa frase, ainda que sonora e bonita — é apenas um impressionante amontoado de absurdos. Uma insensatez — que é repetida como se tivesse algum sentido... (Continua...)

Cativar é estabelecer laços — diz a Raposa ao Príncipe.
Porém, no meu caso, prefiro laços desatáveis e amorosos.
— Nó cego, não! — digo eu.
E a Raposa, insistente, ainda diz: — Cativa-me!

Fosse eu a Raposa, diria ao Pequeno Príncipe: — Liberta-me!
Pois, quando me cativas, me roubas o Mundo. E quando me libertas, me devolves o Mundo."
.

Do Édson Marques /Todo o texto aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu acho que o que Saint Exupery quis expressar é que quando conquistamos alguem, passamos a ser responsáveis por aquele ser. Ou seja, devemos ter mais responsabilidade com quem estabelecemos laços, para não conquistar alguém e depois abandoná-lo ou fazê-lo sofrer.

Related Posts with Thumbnails