25.8.08

Adélia Prado


"Adélia Luzia Prado de Freitas nasceu no dia 13 de dezembro de 1935, em Divinópolis, Minas Gerais. Começou a escrever poemas em 1950, logo após a morte da sua mãe. Formou-se em Filosofia em 1970. Em 1973 dá a conhecer a Affonso Romano de Sant’Anna os seus poemas manuscritos. O poeta entregou-os depois a Carlos Drummond de Andrade, que impulsionou a publicação do seu primeiro livro, Bagagem, lançado no Rio de Janeiro em 1976. Adélia Prado foi professora, é poeta e romancista. Alguns dos seus textos foram adaptados para o teatro. Dona Doida foi representada com sucesso em diversos Estados brasileiros e também nos Estados Unidos, Portugal e Itália. Atualmente, Adélia Prado mora na cidade de Tiradentes, Minas Gerais. Em Portugal, em 2003 os livros cotovia publicaram Com Lincença Poética, uma antologia organizada por Abel Barros Baptista e que inclui poemas de todos os livros da autora." (Daqui.)

Ontem eu fiquei na frente da TV, com o controle remoto na mão (coisa rara!), e não achava nada de bom na programação. Final de domingo é assim!
Só que acabei assistindo uma das coisas mais bonitas que poderia imaginar! Uma entrevista com a Adélia Prado na TV Câmara!
Fiquei deslumbrada! E comovida, encantada, emocionada, agradecida...
Descobri o link e o programa está disponível, na íntegra!
Meu recado: reservem um tempo, recebam como um presente, façam um chá ou café, descubram uma posição confortável e assistam Sempre um Papo/com Adélia Prado.
Depois me contem!

4 comentários:

Anônimo disse...

Ana, a Adélia é muito boa sim, gosto bastante do que ela escreve.

Oliver Pickwick disse...

Descobriu algo tão espetacular quanto a invenção da pólvora, cara Ana. Que a imensa dinheirama que todos nós brasileiros despejamos naquele covil inútil, serviu para alguma coisa: uma entrevista com a Adélia Prado. ;)
Um beijo!

Anônimo disse...

Aconteceu o mesmo comigo. Adorei. Gravei a reprise em DVD e já assisti outras 3 vezes

Joana M.Eleutério disse...

Pois é, Ana, mineira e apaixonada por ADélia Prado, como você, só descobri esta jóia, também na TV Câmara, nesse último fim de semana. Já repassei o link pra Deus e o Mundo, mas gostaria mesmo de tê-lo gravado em um CD.

Grande abraço.

Joana Eleutério

Related Posts with Thumbnails