Voltamos para Pelotas e a garrafinha virou um abajur, que enfeita a minha sala e é uma bela lembrança destes momentos de encontros com meus amigos! Foi o Joaquim quem fez e ficou muito bonitinho!
A Shirley leu uma reportagem na revista Gloss - do Lixo ao Luxo - sobre objetos reciclados que viram belas peças de decoração e se deu ao trabalho de escanear e mandar para mim!!
Claro que adorei! Estas coisas, cheias de carinho, me deixam absurdamente feliz! A vida fica mais bonita e colorida quando é permeada de pequenos gestos de delicadeza e amizade!
.
Páginas da Revista Gloss, enviadas pela Shirley:
"Do lixo ao luxo - Reciclar não é apenas separar papéis, latas, plásticos e metais. Coisas que seriam jogadas fora podem fazer bonito na decoração da sua casa."
"Como não pensei nisso antes?”. É a pergunta que vem à cabeça quando se entra no ateliê da florista paulistana Helena Lunardelli. O espaço reúne uma série de invenções simples, como arranjos florais feitos com embalagens de leite longa-vida ou uma charmosa estante montada com caixotes de feira coloridos, pintados por ela própria. Pelas mãos de Helena, objetos que iriam parar no lixo passam por uma reciclagem fashion. E a gente fica com uma vontade imensa de copiar. E, por que não? A própria Helena tirou sua inspiração das casas de colonos que freqüentou quando morava em uma fazenda no Mato Grosso do Sul. “Eu era criança e via os peões colocarem flores em latões”, conta. “Era bonito, mas talvez eles não tivessem consciência disso.” Além de lindas, essas soluções, somadas, podem fazer muito pela sobrevivência do planeta. Então vamos aprender com quem é criativo."
"A escritora e blogueira Chris Campos (www.casadachris.uol.com.br), especialista em decoração e em assuntos “do lar”, também prova que é possível mudar o visual da casa usando a criatividade. A maioria dos móveis de seu apartamento no bairro de Pinheiros, em São Paulo, é antiga. Muitos seriam jogados fora pela família, outros foram comprados em brechós. Chris recuperou tudo e deixou com cara de novo. “Mudo a pintura, troco as maçanetas ou os estofados. Assim gasto pouco e ainda modifico a casa toda hora, para não enjoar”, diz ela. “Sempre olho para os objetos com segundas intenções! Gosto de peças antigas. Minha casa é mobiliada ecologicamente, mas confesso que aconteceu por acaso.” Um tour pela casa de Chris revela agradáveis surpresas: a caixa de madeira que estava encostada no armário virou uma peça decorativa onde ela pendura fotos, bilhetinhos e outros mimos. O arame velho transformou-se em um enfeite para a parede do corredor. E, em vez de cerâmicas, latas de manteiga vazias alegram a cozinha.
"Recriar também é a grande diversão do ator, artista plástico e inventor Artur Kohl, que modifica tudo o que vê pela frente. Foi assim com o cepo de cortar carne que um açougueiro amigo seu ia jogar fora. Artur enxergou o “potencial da peça” e a levou consigo. O pedaço de madeira maciça virou uma incrível mesa, dessas caríssimas que você encontra em lojas de decoração descoladas. É na chácara de Artur – um terreno de 2.300 metros quadrados e muito verde, em Cotia, na Grande São Paulo – que acontecem todos os experimentos. A casa em que mora com a mulher, duas filhas, um gato e um cachorro foi totalmente construída com material de demolição que ele garimpou por aí. O senso estético foi fundamental para compor ambientes com janelas de estilos diferentes, mas que formam um conjunto harmônico. As paredes construídas com 3.000 garrafas usadas são sua obra-prima."
Mais idéias e fotografias aqui.
7 comentários:
Ana
Adoramos a homenagem no blog.... mas a lembrança foi instantânea quando lemos a revista, não tinha como não lembrar........
Os nosso encontramos mais recentes nos tornam mais próximos e ficamos sabendo um pouco mais dos " gostos" de cada um ......
O teu blog é visitado por nós sempre, pois através dele sempre temos notícias tuas e dos amigo....isso é ótimo... eu e a Mônica somos fãs!!!!
BBjjoooss
com muito carinho
Shirley
Belissimo post. Goataria de ver essa parede feita com garrafas, em detalhes. Já pensou que poderia ser uma solução fácil e barata para a população de baixa renda? Bjkª. Elza
resolvi passar cedo hoje. Adoro este teu cantinho. muitas vezes não comento, só visito. esta noite sonhei contigo, era uma visita tua. estávamos eu, tu e a Grazi.
bjks
luisa
tenho vontade de fazer tanta coisa com embalagens recicláveis, garrafas de vinhos, mas me falta espaço lá em casa pois moro em apartamento. É uma pena às vezes ter que colocar coisas fora que eu sei que daria uma ótima peça de decoração...but....
Shirley!!
Que bom!
Beijooooo!
Obrigada!
Ana
Elzinha!
Tem um link para o site da revista Planeta Sustentável, no final do post!
Dá uma olhadinha!
Beijo!
Lu!
Já pensei em criar uma oficina/cooperativa, só para juntar quem goste de trabalhar com estas coisas...
É um sonho!
Vamos nos encontrar?
Quando for a PoA vou te avisar!
:)
Beijão!
Postar um comentário