16.7.08

Homem na cozinha e outras divagações

Um dos desejos da Tânia, na lista abaixo, é encontrar um grande amor. Exige-se que ele goste de cozinhar.
Dá para entender!

Já dizia Vinícius, que para viver um grande amor "Conta ponto saber fazer coisinhas: ovos mexidos, camarões, sopinhas, molhos, strogonoffs — comidinhas para depois do amor. E o que há de melhor que ir pra cozinha e preparar com amor uma galinha com uma rica e gostosa farofinha, para o seu grande amor?"

Machado de Assis, em Memórias Póstumas de Brás Cubas, descreve uma cena de dar água na boca:
"Comíamos, é verdade, mas era um comer virgulado de palavrinhas doces, de olhares ternos, de criancices, uma infinidade desses apartes do coração, aliás o verdadeiro, o ininterrupto discurso do amor."

E tem também a fome do outro:
"Vou falar do que jamais se deixa comer: o corpo do amado. Toda mulher tem dentro de si uma alma canibal, uma boca ao mesmo tempo macia e voraz, um espírito de abelha-rainha. Há aquelas que o exercem pelos piores meios: a possessividade e o controle. Mas há também quem despreze seus instintos mais baixos e se deixe tomar apenas pela fome.
Uma fome atávica, um desejo ancestral de transformar o corpo amado em alimento, um tesão de gourmet na boca. Para que uma mulher descubra a volúpia da fome é necessário um namorado que goste de beijar. Que tenha um prazer especial em despertar sua gula sagrada, que transforme sua boca em um órgão tátil, ávido, tão irrigado de sangue e humores quanto o resto de seu corpo..."
(Não sei quem é o autor.)

O Rei, Roberto Carlos, parece concordar:

"Você é o doce que eu mais gosto
Meu café completo, a bebida preferida e o prato predileto
Eu como e bebo do melhor e não tenho hora certa
De manhã, de tarde, à noite, não faço dieta
Esse amor que alimenta minha fantasia
É meu sonho, minha festa, é minha alegria
A comida mais gostosa, o perfume e a bebida
Tudo em minha vida
Todo homem que sabe o que quer
Sabe dar e querer da mulher
O melhor e fazer desse amor
O que come, o que bebe, o que dá e recebe..."


Um belo site: Zaida Siqueira e suas fotografias das cozinhas brasileiras!

6 comentários:

marquinhos souza disse...

Cozinhar é talvez a mais impressionante arte que exista. Um belo quadro, uma bela música não são necessariamente partesa de nossas rotinas, mas comer, por necessidades fisiológicas, acaba sendo. E fazer das coisas rotineiras uma maravilha é um dom matavilhoso.
Viva quem sabe cozinhar bem!
E pobre de mim que sobreviverei a base de massa e ovo frito!hehehe
beijos

Tania Velázquez disse...

Adorei, Ana!
E pobre do seu amigo Marquinhos...vai comer ovo frito e massa até encontrar uma boa amiga, amante e cozinheira na vida. E olha que isso já está em extinção. As mulheres ficam meio ofendidas quando têm que cozinhar. Depois da Revolução Industrial, nós ficamos meio massacradas, por trabalhar fora e arcar com todo o serviço doméstico. Agora que estamos na pós R Industrial, só os aparatos mais modernos.
Eu adoraria saber fazer pratos bons e ter o dom de cozinhar, mas infelizmente, sou péssima dona-de-casa. Uma lesma, pra ser bem direta.
Beijos mil pra você.

Blog do Beagle disse...

Ana, tenho que rir ... acabei de contar, num post bastante recente, uma receitinha feita por meu marido, noutro dia ... O que mais se diga é excesso. Bjkª. Elza

Ana disse...

Marquinhos
Concordo! Cozinhar bem rotineiramente exige criatividade e talento! Até pra fazer massa e ovo frito!
Aliás, ninguém faz ovo frito melhor do que eu!! Pronto. Falei.

Beijão!

Ana disse...

Tânia
Eu adoro estar em casa e já fui uma dona de casa dedicada e esforçada!
Agora relaxei! Nos dois sentidos! Hehehehe!
Claro, tô exagerando... mas não perco mais meus dias esfregando, polindo, lustrando, encerando!! Era uma coisa interminável, não acabava nunca e meu humor ficava o pior possível!
Agora "administro" a casa de um jeito light: cuido para que todo mundo tenha casa limpa, comidinha caprichada e roupa lavada. E é só.
Não me estresso mais e não fico 24 horas cuidando da casa e de tudo!
Parei de ficar preocupada com limpeza e organização! Agora só quero que as pessoas que moram aqui e me visitam se sintam queridas e bem-vindas!
Viva a bagunça e o bom humor! Heheheh!
Beijão!

Ana disse...

Pois é, Elzinha!
Adorei teu post e anotei a receita!! Quando fizer, te conto!
Bom ter quem faça umas comidinhas pra gente, né?
Beijo!!

Related Posts with Thumbnails