16.11.06

Resto de Fronteira

Ainda no clima da noite de ontem, lembrei da música Resto de Fronteira, de Gujo Teixeira e Guto Teixeira, dois talentos de Lavras!
Acontece que o Google tem mandado para o Roccana pessoas que procuram por esta música por causa de um post que publiquei tempos atrás.
Como a música é linda, não custa nada deixar a letra aqui!

Ponteou de sol tarde linda
Pras bandas do Camaquã
Depois da manga de chuva
Que se formou de manhã
Ficaram nuvens esparsas
E revoadas de garças
Pra os lados da Tarumã

Sobrou barro nas mangueiras
Depois de apartar terneiros
Pra um bico de joão-de-barro
Erguer seu rancho de obreiro
Sobrou tempo pra um anseio
Depois de esporas e arreios
Pra um mate entre parceiros
Pra um mate entre parceiros

Baios de lombos lavados
Retoçando a gadaria
No pasto verdeando o viço
Lá na invernada de cria
E a tarde a empessar querência
Das barras do fim do dia
Das barras do fim do dia

O limite do meu mundo
Ganhou a sombra da figueira
Que debruçou-se copada
Até o moerão da porteira
Parece que se renasce
Como se o pago iniciasse
Neste resto de fronteira
Neste resto de fronteira

E a noite falqueja estrelas
Com neguaças de um palheiro
Que fogem por entre a quincha
Pra bordar o céu inteiro
Levam junto a solidão
E as memórias do galpão
Co'a alma deste campeiro
Co'a alma deste campeiro

E assim tranqueia meu dia
Nessa campanha estendida
Entre galpão e invernada
Entre mateadas e lidas
Com o "permisso" das palavras
Cá neste rincão de Lavras
Se sente o gosto da vida
Se sente o gosto da vida

11 comentários:

Anônimo disse...

Não conheço a música mas a letra é bonita; tudo que canta o lugar da gente provoca essa cócega de feliz saudade no peito. Um dia, quando eu realizar MEU SONHO POSSÍVEL, conhecerei de perto essa terra tão famosa.
Abraço sertanejo.

Ana disse...

Seu Raimundo
A melodia também é linda! Adoraria que tivesse disponível em algum site...
É uma saudade feliz, mesmo! Perfeita a definição!
Abraço dos pampas!

Anônimo disse...

tu não tens em mp3?
queria muito escutar aqui no meu PC

Ana disse...

Vou tentar conseguir com o Guto!
O Gujo raramente entra na internet!
Se conseguir te mando, podexá!
Beijos, Vânia!

Anônimo disse...

Creio que vai demorar um pouco para baixar , mas ja mandei no seu email.
Sou super fã dele.

Ana disse...

Zécaaaaaaaaaa
Tu é showwwwwwwwww!
Obrigada! E se é crime, passar música para os amigos, acabamos de formar uma quadrilha!! :) Heheheheh!
Não vou divulgar no blog, não! É só "pra meu consumo", como diz a letra de outra música linda do Gujo!
Valeu! Já estou ouvindo!
Beijos!

Rosamaria disse...

Ana, quero entrar nessa quadrilha, manda pra mim, pliss!!!

Bjs.

Anônimo disse...

Ana , quando quizer alguma, mesmo que seja das antigas peça , talvez eu tenha. Avise tambem Rosamaria.

Hoje encontrei mais duas que falam de Lavras, deves conhecer, foram cantadas no 4° Grito dos Bravos em Lavras.
Sonho Doce do Menino de Ouro e Bateiada, mas estas não são do Gujo.

Ana disse...

Oi, Zéca!
Claro que quero! Manda, por favor!
Já encaminhei "Resto de Fronteira" para a Rosamaria e para a Vânia Dotto, que também é de Lavras, mas se mudou de lá há muuuuito tempo!
Obrigada!!

Tania Velázquez disse...

Ana, só de ler já deu vontade de estar num galpão, comendo milho assado, churrasco com farinha e tomando chimarrão.

Mas eu não crio vergonha. Isso só fica na ilusão, porque mal chego em Porto Alegre, viro bicho preguiça e dou adeus ao galpão...

Perdi o meu lado hyppie há muito tempo. Agora penso duas vezes antes de pegar uma estrada.
Bjus

Ana disse...

Ah, Tânia!
Sei como é... Também me bate a preguiça!
Mas é uma delícia, né?
Infelizmente, quem inventava as cantorias e festas no galpão lá de fora não tá mais por aqui! Sinto muitas saudades do Pigue, também quando lembro destas coisas!
Beijos, querida!

Related Posts with Thumbnails