28.11.06

"3 autores que desisti de ler"

.............. (Colagem em foto tirada pelo Júnior)

Hoje, mais uma terça-feira preguiçosa, chuvinha fina... Começo a ler os meus blogs preferidos, me encanto com um, acho outro engraçado, reflito sobre uma ou outra afirmação e há uma corrente sobre "3 autores que desisti de ler" que me faz parar pra pensar: ainda bem que ninguém me convidou!
Festejei cedo demais, porque chego no Caminhos e Movimentos e lá está a Thelma me intimando!
Então vou falar o que deve ser óbvio para quem me conhece: não sou uma grande leitora - já fui mais dedicada, encantada, persistente! Mas fui perdendo o hábito - não o gosto! Sempre li de forma desordenada, tentei alguns autores "difíceis", complexos, que exigiam maturidade ou conhecimento, então desisti de muitos! Não do "alto da minha sabedoria", simplesmente porque não os compreendia ou a leitura não me dava prazer!
Enfim, acho feio da minha parte enumerar três autores, tadinhos! Desisti de ler Jorge Amado, por exemplo, porque, ao contrário do que sempre acontece, prefiro ver sua obra no cinema, nas miniséries ou nas novelas da TV. (Normalmente depois de ler um livro, não gostamos das suas adaptações...) Mas qualquer outro autor que citasse aqui, seria enrolação, já que é de minha inteira responsabilidade não ter insistido!
Sobre isto, uma constatação que acho perfeita: "Ninguém consegue tirar das coisas, incluindo os livros, mais do que aquilo que já conhece. Pois aquilo a que alguém não pode chegar por meio da experiência, para isso ele não terá ouvidos" (Nietzsche).
Concluo que preciso me dedicar mais, insistir mais, ler mais, pra depois voltar aqui, quem sabe, e citar mais algum outro autor!
Desta peregrinação pelos blogs, especialmente sobre o gosto pela leitura, me chamou a atenção esta frase da Thelma:
"...sei lá, a gente vai mudando de gostos. É a idade que vai provocando transformaçoes. Hoje eu já nao quero reformar o mundo. Quero, simplesmente, viver o melhor possível dentro dele."

5 comentários:

Lu disse...

Oi Ana. Eu adoro ler, leio muitas vezes mais de um livro ao mesmo tempo. Mas tem tres autores (talvez tenha mais) que não consigo ler, passar adiante de algumas páginas: Paulo Coelho, Jorge Amado (e ao contrário dele, adoro os livros da Zélia Gattai) e de uma autora de livros espíritas que se chama Zibia Cardoso. Já tentei, mas não consigo passar das primeiras páginas, desisti. Um beijo. Luisa

Ana disse...

Oi, Lu!
Concordamos com Jorge Amado! Amei Dona Flor, no cinema, Gabriela, na TV, mas não consegui ler os seus livros.
Paulo Coelho eu adoro! Gosto das viagens, dos relatos...
E a Zíbia Gasparetto - que eu acho que é o nome correto da autora de livros espíritas, conheci exatamente nesta semana! Li "Nada é por Acaso" e "Tudo Valeu a Pena" nestes últimos dias. Que coincidência vc falar nela! Seus livros são só um jeito de falar no mundo espiritual de forma bem simples e romanceada.
É o que falei... leio de tudo um pouco, absolutamente sem critério ou seleção! Mas não me sinto capaz de enumerar autores de quem desisti de ler, já que não ando lendo como deveria! Hehehehe!
Beijos!

Thelma disse...

Anazen, pensaste que te livrarias de citar os 3 autores? hehehehe... desculpa pela "ursada"!
Realmente é complicado citar autores que "desistimos", porque algumas de suas obras sao consideradas imprescindíveis. Mas se nao conseguimos ler até o final é porque - por distintos motivos - o autor nao nos toca naquele momento. Penso que tudo depende do momento e das prioridades existenciais. Que fazer se desistimos dos autores?!? Nada. Viver tranquilamente sem eles - e sem culpas!

Telejornalismo Fabico disse...

*


jorge amado é um chato: criou uma fórmula que repetiu sem parar em todos os livros.
leu um, leu todos.



*

Ana disse...

Thelminha!
Yessssssssss! Nenhuma culpa, mas muita vontade de fazer novas tentativas!
Não tenho critério pra ler também!
Este mês, por exemplo, li o seguinte:
1. Tropeando - Crônicas do Fernando Adauto
2. Se eu Pudesse Viver Minha Vida Novamente - do Rubem Alves
3 e 4. Os dois livros espíritas da Zíbia Gasparetto
5. Ménage à Trois - poesias da Paula Taitelbaum
6. Quando Nietzsche Chorou - tô lendo, do Irwin Yalon
Meio doido, né? Leio até sabrina, Júlia e outras cositas más, quando estou em lavras e não acha mais nada! tenho uma tia que me empresta!
Sempre fui assim! Acabo fazendo um coquetel de informações!

Xôn!
Heheheh! Então li todos! :))
Mas as adaptações são bem bacanas!
Lembra de "Gabriela"? "Dona Flor e Seus Dois Maridos" (no cinema)?
Eu adorei!
Bem que podiam adaptar mais obras de autores brasileiros pra televisão! Todo mundo sairia ganhando!

Related Posts with Thumbnails