28.11.06

Jeito estúpido de amar!


Sempre o medo de falar, o nó na garganta, a emoção que cala a palavra!
Cresci numa família de gente de temperamento forte, de uma certa intransigência, uma tendência à polêmica, tudo discutido, brigado, reclamado! Nem dó nem piedade na hora de apontar as falhas, acusar, mostrar os defeitos, como se fosse natural e esperado que se agisse assim!
Meus pais raramente concordavam em alguma coisa e tudo era motivo de discussão! Minha mãe não cedia, meu pai não aceitava e custei a descobrir que era isso o que mais gostavam um no outro, mesmo que eles não concordem com esta minha visão dos fatos! Estranharia se concordassem! Quando surgiu uma música brega-sertaneja decidimos que seria a trilha sonora dos meus pais! A música? "Entre Tapas e Beijos"!! Heheh!
Aprendemos a polemizar, a discutir, a defender idéias, a conviver com as diferenças, a "cutucar", a implicar e a rir disso tudo! Sim! Porque sem humor - e amor, seria impossível a convivência e sempre fomos muito próximos!
Acontece que, neste clima, desacostumamos a elogiar, declarar amor, salientar as qualidades... Pelo menos, não explicitamente, da forma habitual! Elogiávamos entre linhas, nos declarávamos falando às avessas, numa éspécie de código que sempre funcionou e acabou nos salvando!
Meu apelido era Badinha, porque riam da minha sofisticada preferência por goiabada! Sempre chamei meus filhos de "Sujeirinha, Lixinho, Porcaria..."! Seguidamente vou lá no Orkut só pra escrever pro Pedro "Guri Bobão"!! Ele lê e vem rapidinho puxar papo comigo no MSN com um enorme "hauiahauiahaiuahaiuahaiua!!"
Perdi a conta das vezes em que jantei na casa de um dos meus irmãos, e, depois de me deliciar com tudo o que tinha sido servido, dizer que ia embora, porque ainda iria passar num lugar pra comer um "baurú com ovos"! Ou me lembro que, num dos seus aniversários mais recentes dei de presente um kit com Viagra, complexo de vitaminas, energético etc! Isso pra falar de amenidades!
Sempre foi assim! Um humor exagerado, atravessado, um carinho dissimulado, expressado por meio de piadas infames e gozações de todo o tipo! Sempre a certeza de que qualquer coisa poderia ser dita, que poderíamos ir até o limite de uma controvérsia sem nos perdermos! De que sempre ficaríamos de bem! De que nos amaríamos apesar dos defeitos e das implicâncias! Sempre o prazer da disputa verbal! Mas nas atitudes sempre sobrou respeito, generosidade e cuidado, por mais que isso pareça contraditório!
Talvez eu tenha que aprender a ser mais explícita no meu amor, a ser mais doce, perder o medo de me declarar, de ser carinhosa, de falar da minha admiração... até porque é justamente com as pessoas mais próximas e queridas com quem sou mais travada!
E também porque ando meio sem graça, sem tanta disposição pra estas polêmicas, provavelmente porque um dos brigões que eu mais amava - e que mais me irritava! - saiu da briga antes de mim!

12 comentários:

Thelma disse...

Legal teu texto e a expressao de teus sentimentos, guria!

Marcia disse...

BacAna, também expresso meu amor de forma estranha. só dou minha opinião (a ponta de faca) para quem acho que merece, entende, absorve e devolve com a mesma força: em suma, para um igual.

mas discordo de que vc não seja doce. vc é puro mel. :)

Marcia disse...

e sobre quem sai da briga antes da gente: eta mundinho mais ou menos, né?

Anônimo disse...

Ana, o bom disto tudo é sua auto-suficiência: Prognosticou, examinou, diagnosticou e receitou, agora só falta fazer. Só não dá para atribuir desmotivação a quem não está mais aqui.

Não me entenda bruto, mas o oposto, carinhoso.

Beijo,

Rosamaria disse...

Ana, eu te entendo muito bem, comigo era a mesma coisa até aprender que a gente é muito mais feliz quando diz "eu te amo" na cara das pessoas. Aprendi com outra Ana, minha amiga prof de pintura.

Eu te amo, bacana! Tu és puro mel, como disse a pinta.

Bjão.

paty disse...

Ana que texto mais lindo, me emocionei ao ler!Puxa li e reli ...muityo bom.
Sabe, pessoas como vc são as mais doces e carinhosas.Criam ao longo do tempo uma "couraça" afim de se protegerem, tipo, olha não venha, pois estou armada. Mais se soubermos cativa-las e oferece-las "proteção" elas pediram colo tal como criança e monstrará toda sua docilidade escondida.Aninha postei hoje sobre meu mico, se vc puder passe por lá.Beijokos

Ana disse...

Thelma
É justamente a expressão dos meus sentimentos que tô querendo rever... Que bom que me entendeste!
Beijos!

Pintinha!
Teu comentário é que adoçou minha vida! Obrigada!
Teus amigos tem muita sorte!
E este mundinho sabe jogar pesado, sim...

Leonardo!
Obrigada pelo carinho!
Jamais entenderia de outra forma!
Beijos!

Maravilhosa!
Também te amo!
Tão simples, né? Por que complicar o que pode ser bem-dito?!
Beijos, querida!

Peregrina!
Obrigada!
Já fui lá e fiquei morrendo de peninha do teu apuro! Ainda bem que vivemos outros tempos, em que nada disso é tão grave ou causaria tanta preocupação!
Beijos!

Graziana Fraga dos Santos disse...

Ana, que texto maravilhoso, puro sentimento.
Concordo com a Marcia, vc é um doce de pessoa!
beijocas

Anônimo disse...

Ana,
Você é uma das pessoas mais meigas e doces que conheço.Acho que
quem tem o prazer de conviver contigo sabe que você expressa muito bem isso no olhar, no sorriso, pra que mais?????
Bjos

Mariana Mesquita disse...

Linda, linda.
A gente pode ser múltipla, né?
Me reconheci lendo isso aqui.
E também adoro goiabada...
Beijo!

Lu disse...

Ana, ai,ai.... adoro família, sentimentos...sejam bons, alguns nem tão bons...faz parte. Como é bom ser verdadeiro, às vezes meio escrachado. Lá em casa também é assim...e aos poucos o time vai diminuindo porque sempre tem um que teima em ir embora e nos deixa na mão...mas com certeza pra um lugar bem melhor e continuar a discussão "alto astral". Bjs e boa semana

Luiz Felipe Botelho disse...

Te admiro muito, Ana.
Queria ter tanta clareza como tu para lançar esse olhar acurado sobre minha família e sobre como me situo nela.
Beijo

Related Posts with Thumbnails