27.6.06

Receitas da Rosamaria


Há um tempo atrás jantei na casa do Tabajara e da Rosamaria. Foi uma noite extremamente agradável, alegre, calorosa como deve ser sempre que pessoas que se querem bem tem a oportunidade de ficarem algumas horas juntas.
A Rosa se move na sua cozinha com jeito de quem sabe o que tá fazendo! Heheheheh! E sabe! Música tocando, um cheirinho bom vindo do fogão, mesa posta, risadas, conversas, confidências... Ela serviu uma galinha ao molho de laranja e uma salada deliciosa!
Claro que eu pedi a receita (estou ficando especialista nisso!), mas só experimentei fazer agora, aproveitando que o meu pai estava passando uns dias aqui em casa e que ele adora ser cobaia das minhas incursões na cozinha. Ficou maravilhosa!
A Rosa autorizou, então vou transcrever o email em que ela me passou a receita:

"Pediste a receita de Galinha com Laranja, lá vai, sabes como é, tudo no olhômetro:
- Rala a casca da laranja (1 ou 2, conforme a quantidade de galinha), cuidado pra não ralar a pele branca, senão fica amargo;
- tira o suco de umas 4 e mistura com a casca ralada;
- Frita 1 cebola e 2 dentes de alho na manteiga, com um pingo de azeite, desliga;
- Acrescenta o suco de laranja, 1 colherinha de açúcar e um pouquinho de rum, ou vodka, ou, ou...reserva.
Em uma panela separada, põe um pouquinho de açúcar e a galinha, que já estava temperada, vai dourando e colocando o molho de laranja aos poucos. Quando terminar o molho, pode por um pouco d'água, o que achares necessário. Deixa cozinhar. Antes de servir, acrescenta nata, ou creme de leite, ou até iogurte desnatado, se for pra regime ou dieta.
É isso aí, espero que fique bom. Viste que não coloquei sal, mas a galinha estava temperada. Prova e vê se precisa mais algum tempero (sálvia, orégano, etc.)
A salada, podes fazer mista. Tudo junto, picado, (alface, tomate, cenoura, brócolis,beterraba, ovo cozido, queijo branco ou mussarela, nozes, tomate seco, etc) ou separado e fazer um molho. Vou dar uma idéia de molho:
- mistura, em partes iguais:iogurte natural, catchup e suco de laranja. Fica GG
- ou: maionese, creme de leite, catchup e mostarda".

.

A Rosa está começando a publicar as suas artes aqui!

3 comentários:

Graziana Fraga dos Santos disse...

Vou testar a receita!
;)

Anônimo disse...

Menina, todas as receitas de RosaMariah levam um álcoozinho...rsrs, por isso que são deliciosas.
Parabéns para vocês três, tu, Rosa e Clarice que estão fazendo a maior inveja e nos deixando só com a vontade de degustar.
Beijos

Telejornalismo Fabico disse...

*


a cida, perspicaz, matou a charada do "alquinho".
será que a rosa é ba banqueteira também?
com o número de gente que vai ter nessa confraria gastronômica, vai precisar de uma cozinha industrial.



*

Related Posts with Thumbnails