9.5.06

Mulher & Lua

Tenho prestado mais atenção em mim, no meu corpo, nos meus ciclos, de um jeito como nunca tinha feito. E lamento não ter começado antes. Comecei a relacionar muitas coisas com as fases da Lua e a entender melhor sentimentos que transbordavam do nada. Foi uma coisa muito interessante, muito importante, me fez um bem enorme. É tão complexo e tão forte que nem sei como descrever aqui, mas, ao mesmo tempo, gostaria que outras pessoas vivessem essa experiência.
Tudo começou a fazer sentido, tudo se encaixou. Muitas coincidências tambem passaram a acontecer, ou eu comecei a ligar uma coisa com a outra...
Achei um site que fala algumas coisas bem interessantes sobre xamanismo e a mulher, que é vista como um ser sagrado. É o Terra Mística. Vou transcrever algumas coisas aqui:

.
Recolhimento sagrado feminino
.
"Observando os ciclos de nosso corpo, entramos em sintonia com o corpo maior e organismo vivo e pulsante que é a Mãe Terra. Nós, mulheres, carregamos em nosso corpo todas as Luas, todos os ciclos, o poder do renascimento e da morte. Aprendemos com nossas ancestrais que temos nosso tempo de contemplação interior quando, como a Lua Nova, nos recolhemos em busca de nossos sonhos e sentimentos mais profundos. As emoções, o corpo, a natureza são alterados conforme a Lua."
...
"Nas tradições antigas, o Tempo da Lua era o momento em que a mulher não estava apta a conceber, era um período de descanso, onde se recolhiam de seus afazeres cotidianos para poderem se renovar. É o tempo sagrado da mulher, o período menstrual, conforme nos conta Jamie Sams, durante o qual ela é honrada como sendo a Mãe da Energia Criativa. O ciclo feminino é como a teia da vida e seu sangue está para seu corpo assim como a água está para a Terra. A mulher, através dos tempos, é o símbolo da abundância, fertilidade e nutrição. Ela é a tecelã, é a sonhadora."
...
"Nossos corpos mudam nesse período, fluem nossas emoções e estamos mais abertas a compartilhar com outras mulheres, como uma conexão fraternal. Ao observarmos nossos ciclos em relação à Lua, veremos que a maioria das mulheres que não adotam métodos artificiais de contracepção e que fluem integradas ao ciclo lunar, têm seu Tempo de Lua durante a Lua Nova. É importante observarmos como fluímos com a energia da Lua e seus ciclos, e em que período do ciclo lunar menstruamos. A menstruação é um chamado do nosso corpo ao recolhimento, assim como a Lua Nova é um período de introspecção, propício ao retiro e à reflexão. A Lua Cheia proporciona expansão e, se nossos corpos estão em sintonia com as energias naturais, é o período em que estaremos férteis."
...
"O verdadeiro sentido dessa conexão ficou perdido em nosso mundo moderno. Na minha opinião, muitos dos problemas que as mulheres enfrentam, relacionados aos órgãos sexuais, poderiam ser aliviados se elas voltassem a respeitar a necessidade de retiro e de religação com a sua verdadeira Mãe e Avó, que vêm a ser respectivamente a Terra e a Lua. As mulheres honram o seu Caminho Sagrado quando se dão conta do conhecimento intuitivo inerente a sua natureza receptiva. Ao confiar nos ciclos dos seus corpos e permitir que as sensações venham à tona dentro deles, as mulheres vêm sendo videntes e oráculos de suas tribos há séculos. As mulheres precisam aprender a amar, compreender, e, desta forma, curar umas às outras. Cada uma delas pode penetrar no silêncio do próprio coração para que lhe seja revelada a beleza do recolhimento e da receptividade".
.
Uma brincadeira, num verão que passou! A Lua e Eu!
Fotos da Kika. Sem efeitos! :)
.
Gostei de ler, também, uma visão masculina da Lua - ou da ausência dela - no blog O Estranho Mundo de Xôn. Ele fala:
.
"... lembro dela, enorme, gigantesca, alaranjada e perfeita, esperando no fim da minha rua enquanto eu caminhava de volta pra casa, alta madrugada. Difícil descrever o que senti naquele momento.Talvez um sentimento tão forte assim eu só tenha vivido na ausência. No meio do lago Titicaca, numa minúscula ilha congelada em algum século passado, sob o céu mais estupidamente estrelado que já vi. Ela não estava lá. E a escuridão era tão plena, e a sensação de desamparo tão grande, que descobri ser capaz de sentir coisas que pensava não fazerem parte de mim."

4 comentários:

Telejornalismo Fabico disse...

*

que legal que vc gostou, Ana.
tua amiga Rosa - clã das Roccas? - viu aqui e foi lá nomeu blog, supergentil ela.


*

Tania Velázquez disse...

Ana, eu gosto do xamanismo, também. Li muito sobre o assunto de 1999 a 2003, estudei a WICCA por um tempo e agora não tenho nem seitas e nem religião, mas acredito em algumas coisas que parecem não ter explicação, mas que eu tento entender através da parapsicologia, física quântica, apesar de ser muito difícil para mim, no momento, ter concentração para coisas tão profundas.
Ah! e achei uma parte do meu antigo blog. Algumas coisas eu fiz cópias e encontrei-as hoje, numa pequena arrumação, junto com desenhos maravilhosos de uma oficina que eu fazia com crianças de risco social.
Estava procurando para colocar moldura. Depois eu coloco as fotos no meu blog, quando estiver tudo pronto.
Vocês vão conhecer a minha casa toda colorida - porque eu vou mudar tudo por aqui!

Anônimo disse...

Hmm I love the idea behind this website, very unique.
»

Anônimo disse...

Your website has a useful information for beginners like me.
»

Related Posts with Thumbnails