12.2.06

Preces



Cada vez me lembro mais de coisas da minha infância. Algumas coisas são hilárias! Por exemplo: rezar a Ave Maria. Eu começava bem... "Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco... " Convosco?! Eu achava que significava alguma coisa do tipo o Senhor é bondoso, ou o Senhor é bonzinho...

Sou do tempo em que a missa era rezada em latim!! Oh Céus! Tudo tão incompreensível e as pessoas tão concentradas, com as cabeças baixas e caras de culpa!! Fiz a Primeira Comunhão junto com a minha prima Lala e, até hoje, lembro do esforço dela em listar seus pecados, como se, quanto maior a lista, mais importante ficasse aquele Sacramento! Uma questão de status!!

Por estas e outras decidi que nunca ensinaria estas orações pra meus filhos nem os induziria pra qualquer tipo de religião ou me anteciparia às suas decisões de fé e espiritualidade. Mas sempre rezei antes de dormir e sentia vontade que eles tivessem seu momento de oração, associado à alegria, à gratidão e à reflexão.

Então, todas as noites, agradecíamos ao Papai do Céu todas as coisas boas que eles iam lembrando e eu procurava ajudar na lista: o dia de sol - ou a chuva que tinha caído, os passarinhos, as flores, os amigos serem tão divertidos, a professora ter tanto a ensinar... Eu lembrava como era bom eles terem tanta saúde, a visão perfeita, poderem correr, brincar, ouvir, falar, serem inteligentes, aprenderem tantas coisas... A lista ia ficando interminável!

Se eles estivessem sem sono e me quisessem por perto cada vez lembravam mais coisas pra agradecer: terem uma casa limpinha, avós maravilhosos, tantos primos, bicicletas pra passear, livrinhos pra ler, a nota boa no trabalhinho da escola, os programas preferidos na TV, o dentinho que tava nascendo, o banho ter sido demorado, a pipoca ter estourado todinha...

Até hoje lembro do esforço que precisava fazer pra não rir de algumas coisas inesperadas que eles lembravam e a vontade que tinha de beijar muito os dois e de quanto era agradecida por estar vivendo aqueles momentos!

3 comentários:

Rosamaria disse...

Bah, Ana, ninguém comentou este post maravilhoso? Nem eu? Onde eu estava?

Que jeito bonito de ensinar as crianças!
As Marias rezam antes das refeições. Precisas ver a Maria Clara, que coisinha mais querida! Ela não fala, mas chama a atenção e posta as mãozinhas.
Todos os dias eu agradeço a Deus tb por elas na minha vida.
Bjim.

Eurípedes disse...

Ana,
Dos três filhos que tenho, dois vieram para aprender: Hugo e Lara - são destaque na escola, medalhistas de primeira hora, passam em todos os concursos, falam quatro idiomas, já viveram fora, intercambistas, tiram de letra os desafios e são craques na memória. E um veio prá ensinar: o do meio, o danado, é o Caio, comigo esbanjando carinho, me fazendo cafuné, no avatar atentado.
Beijo.

Lúcia Soares disse...

2006 eu não a conhecia ainda. Rodei muito pelo seu blog, lembro-me deste post.
Eu tb me pego pensando, ultimamente, nas orações que encontramos prontas. O Pai Nosso e a Ave Maria me "caem" bem, mas o Credo e a Salve Rainha...Tenho vontade de mudar algumas palavras, não consigo entender "somos os degredados filhos de Eva", "neste vale de lágrimas", e etc. Mas sigo rezando, porque me dão sustentação.
Também rezo com os netos, relembrando todas as coisas boas do dia e tentando entender as que não foram boas, tirando lições disso. Uma delícia poder passar para eles a gratidão.
Beijo, Ana.
Saudade de textos assim, simples e sinceros.

Related Posts with Thumbnails