Uma nova forma de relacionar-se com a comida
Não há como negar, com a chegada de um ano novo há um grande crescimento na busca por uma alimentação mais saudável. Com isso, dietas e planos de redução calórica passam a ganhar destaque, tornando quase impossível manter as novas metas por longos períodos de tempo. Por sorte, a alimentação intuitiva está cada vez mais ganhando espaço no universo do bem-estar, trazendo mais leveza e menos restrição para esse momento.
A base dessa nova tendência é conhecer o seu corpo a ponto de entender quando e o que comer, fugindo de qualquer restrição e da mentalidade da dieta. Mas, claro, para poder entender os sinais que o corpo dá e desvendar o funcionamento da alimentação intuitiva, há 10 princípios. Confira.
Rejeite a mentalidade da dieta
Fuja das ideias de restrição e de privação causadas pelas dietas, isso não é sustentável por muito tempo e muito menos saudável.
Honre sua fome
Seu corpo dá diversos sinais de que está com fome, por isso, os responda adequadamente. Faça a ingestão da quantidade necessária de calorias para fazer as suas atividades diárias, afinal, nada melhor do que seu próprio organismo para te guiar nesse momento.
Faça as pazes com a comida
Abandone essa ideia de que há alimentos proibidos, permita-se comer.
Desafie a polícia alimentar
Pare de julgar - e permitir que julguem - a alimentação. Essa mentalidade de críticas é criada a partir da ideia de que há uma forma correta de se alimentar, de muito tempo baseando-se na cultura da dieta.
Respeite sua plenitude
Assim como é necessário entender o momento em que seu corpo está com fome, desvendar os sinais de que ele está saciado é de grande importância. Por isso, coma devagar, para dar ao seu organismo tempo de se manifestar. Além disso: compreenda se você está comendo por necessidade ou apenas compulsão ou tédio.
Descubra o fator satisfação
Com a correria do dia a dia e um relacionamento ruim com a comida é comum esquecer que alimentar-se é algo que deve dar prazer. Por isso, permita-se ter alegria em comer.
Honre seus sentimentos sem usar comida
Você é do tipo que abusa da alimentação quando está estressada? Fuja disso! Busque outras formas de lidar com os problemas do cotidiano, para evitar a compulsão.
Respeite seu corpo
Esqueça a ideia de “corpo ideal”. Ame e aceite o seu corpo da forma que ele é.
Faça exercícios
Busque algum esporte que te faça feliz e o pratique pelo seu bem estar, e não pela necessidade de queimar calorias.
Honre sua saúde
Procure fazer escolhas saudáveis. Afinal, comer diariamente sua fritura favorita é uma ideia deliciosa, mas, ainda que não existam restrições é necessário buscar por opções que supram as necessidades do corpo e que te façam bem.
Fonte: L'Officiel / Imagem Pinterest
"Uma relação saudável com a comida precisa envolver corpo, mente e emoções. Assim, é possível passar a diferenciar as necessidades emocionais das físicas e se conectar com o próprio organismo."
Nenhum comentário:
Postar um comentário