7.1.20

Fluência Digital

Leio muitas coisas, no Instagram. Algumas vou compartilhar aqui. Hoje é sobre a  Alessandra Lippel, que tem a página "Limão ou Limonada", que eu acho muito interessante.


"Dica: não é sobre bitcoins nem inteligência artificial

Venho aqui fazer uma confissão. Demorou um tempo até minha ficha cair e eu conseguir entender o que os meus professores de futurismo queriam dizer sobre a principal habilidade que um profissional precisa desenvolver pra ter sucesso no futuro: a tal fluência digital.

O conceito em si não é exatamente novo… Já se fala aos quatro ventos sobre transformação digital e ser fluente nesse conceito, soa quase como óbvio. Mas vou te dizer que uma coisa é saber que inglês é importante, saber traduzir algumas palavras e até conseguir articular um “the book is on the table”… Outra coisa é ser fluente no “idioma”.

Muita gente com quem converso todos os dias acredita que apenas conhecer as novas tecnologias e aprender a trabalhar com ferramentas digitais é suficiente para virar fluente, mas de novo… Assim como as frases em inglês tem uma construção própria da língua e que muitas vezes não dá pra traduzir literalmente pro português , a fluência digital também suas peculiaridades.

Ser um fluente digital tem muito mais a ver com uma nova lógica de entender o mundo e trabalhar nele do que necessariamente com tecnologia. A tecnologia é apenas um veículo, não o fim da viagem. Quer aprender sobre fluência digital? Então conheça e exercite o pensamento não linear, conectado, multidisciplinar e imprevisível. Pesquise quais empresas e profissionais estão já praticando essa lógica e tente colocar uma pitada disso tudo no seu dia a dia. Você verá um mundo novo se abrir bem diante dos seus olhos!"




Menos é Mais / Um depoimento pessoal da Alessandra:
"Menos é mais (tempo pro que importa). Desde que comecei colocar esse princípio em prática, facilitei um monte minha vida. Não uso anel, brinco, pulseira, relógio...  Maquiagem, só pra gravar. 
Depois de 10 anos achando que nunca mais ia emagrecer, perdi 10 kg diminuindo as quantidades e não o que gosto de comer. Com isso reduzi 70% do meu guarda roupa (que não pretendo repor)."

Um comentário:

chica disse...

GRANDE VERDADE!!! bjs, chica

Related Posts with Thumbnails