5.11.16

Chimarrão


"Ritual para dentro, da solidão; 
ritual para fora, da solidariedade."
.
 Fabrício Carpinejar / Foto Viaje na Rede

Sete benefícios do chimarrão:
1 – Elimina a fadiga
Entre os alcaloides do chimarrão está a cafeína, que ajuda a eliminar o cansaço tanto físico quanto mental.

2 – É digestivo
As propriedades digestivas e até mesmo laxantes da erva-mate são superbenéficas ao trato intestinal, combatendo a constipação, por exemplo.

3 – É diurético
Maior notícia para quem sofre com retenção de líquidos – e a capacidade diurética do chimas é amplificada pelo fato de ele ser sorvido quente (a uma temperatura entre 60°C e 75°C).

4 – Contém sais minerais
Complementa naturalmente a dieta ao fornecer ao organismo minerais como ferro, fósforo, potássio e manganês.

5 – Possui antioxidantes
Compostos fenólicos estão entre as características da erva-mate que combatem o envelhecimento celular.

6 – Auxilia na regeneração das células
A nossa manutenção celular beneficia-se dos bioativos do chimarrão.

7 – Estimula a atividade física
Por ter a capacidade de aquecer o organismo e eliminar a fadiga, proporciona mais energia para encarar a rotina de exercícios.


Algumas dúvidas:
Existe uma quantidade diária máxima recomendada ou posso passar o dia inteiro tomando chimarrão?
Não existe uma orientação muito genérica, já que as necessidades e tolerâncias variam de acordo com cada pessoa. Mas, em geral, chás diuréticos como a erva-mate podem ser utilizados em doses altas sem problemas: o excesso acaba sendo eliminado pela urina.

O chimarrão hidrata?
Trata-se de uma bebida diurética, ou seja, que auxilia o corpo na eliminação de líquidos. Assim, o chimarrão não hidrata o corpo, ao contrário do que muitos pensam, e não substitui a ingestão de água pura, em temperatura ambiente ou gelada.

O chimarrão emagrece?
Quando consumido antes de algum exercício, o chimarrão se torna benéfico devido à cafeína que contém, o que amplia a energia e a capacidade de desenvolver as atividades físicas, já que é um excelente estimulante. Desta maneira, o chimarrão, por si só, não emagrece, mas pode ser um agrande aliado na perda de peso por fornecer maior gás para encarar a atividade física, essencial para quem busca esse objetivo.

(Fonte: Revista Donna / nutricionista Geórgia Bachi)




 Tri saudável!
"Análises e estudos sobre a erva-mate tem revelado uma composição que identifica diversas propriedades benéficas ao ser humano, pois estão contidos nas folhas da erva-mate alcalóides (cafeína, teofilina, teobromina, etc...), ácidos fólicos e cafeico (taninos), vitaminas (A, B1, B2, C, e E), sais minerais (alumínio, ferro, fósforo, cálcio, magnésio, manganês e potássio), proteínas (aminoácidos essenciais), glicídeos (frutose, glucose, sacarose,...), lipídios (óleos essenciais e substâncias ceráceas), além de celulose, dextrina, sacarina e gomas. Por tudo isso, a erva-mate é considerada um “alimento quase completo”, pois contém a maioria dos nutrientes necessários ao nosso organismo.

O consumo da erva-mate está relacionado também ao poder que ela tem de estimular a atividade física e mental, atuando beneficamente sobre os nervos e músculos, combatendo a fadiga, proporcionando a sensação de saciedade, sem provocar efeitos colaterais como insônia e irritabilidade (apenas pessoas sensíveis aos estimulantes contidos na erva-mate podem sofrer algum efeito colateral). A erva também atua sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco e harmonizando o funcionamento bulbo medular. Age sobre o tubo digestivo, facilitando a digestão sendo diurética e laxativa. É considerada ainda um ótimo remédio para a pele e reguladora das funções cardíacas e respiratórias, além de exercer importante papel na regeneração celular.

Assim, os pesquisadores concluíram que o mate contém praticamente todas as vitaminas necessárias para sustentar a vida, e que a erva-mate é uma planta indiscutivelmente especial, já que é muito difícil encontrar em qualquer lugar do mundo outra planta que se iguale ao seu valor nutricional."

 Link     
Características da erva-mate:
- Digestiva;
- Moderado diurético;
- Estimulante das atividades físicas e mentais;
- Auxiliar na regeneração celular;
- Elimina a fadiga;
- Contém vitaminas - A, B1, B2, C e E;
- Rica em sais minerais como Cálcio, Ferro, Fósforo, Potássio, Manganês;
- Estimulante natural que não tem contra-indicações;
- Vaso-dilatador, atua sobre a circulação acelerando o ritmo cardíaco;
- Auxiliar no combate ao colesterol ruim (LDL), graças a sua ação antioxidante;
- Por ser estimulante possui também poderes afrodisíacos, graças a vitamina “E” presente na erva-mate;
- É rica em flavonóides (antioxidantes vegetais) que protegem as células e previnem o envelhecimento precoce, tendo um efeito mais duradouro pela forma especial como se toma o mate;
- Segundo o médico pesquisador, Dr. Oly Schwingel, é indicado o uso do chimarrão de duas a três vezes ao dia;
- Previne a osteoporose, fortalecendo a estrutura óssea graças ao Cálcio e as vitaminas contidas na erva-mate;
- Contribui na estabilidade dos sintomas da gota (excesso de ácido úrico no organismo);
- Rico em fibras que contribuem para o bom funcionamento do intestino;
- Auxiliar em dietas de emagrecimento;
- Atua beneficamente sobre os nervos e músculos;
- Regulador das funções cardíacas e respiratórias;
- Segundo o Instituto Pasteur da França e a sociedade científica de Paris, não existe no mundo outra planta que se iguale à erva-mate em suas propriedades e seu valor nutricional.

Foto Julio Trindade
"O.menor índice de separação de casais é no Rio Grande do Sul, pelos simples fato dos casais terem o hábito de sentar juntos e tomar um chimarrão! Não é pelo fato do chimarrão, mas sim pelo fato de pararem e conversarem um com o outro, contar os desafios do dia, sentir que um está para o outro, ter um momento de qualidade de tempo." (Link)




"O Sábio do Mate"  
Joca Martins e Juliana Spanevello

"Quem ouve o sábio do mate, sabe da vida!
Mateia, assim solitário, com toda a calma...
Pois no silêncio do mate, em contrapartida,
Se escuta a voz experiente da própria alma!"


A temperatura ideal para o chimarrão varia entre 60ºC e 70ºC, momento em que começa a chiar. Não deixe a água ferver.

Os 10 mandamentos do chimarrão
Pércio de Moraes

Apesar de simples e informal, a roda de chimarrão tem suas regras. Verdadeiros mandamentos, que devem ser respeitados por todos. Se você é iniciante ou está redescobrindo o costume, observe esses pontos relacionados com boa dose de humor:


1 – NÃO PEÇAS AÇÚCAR NO MATE
O gaúcho aprende desde piazito o porquê o chimarrão se chama também mate amargo ou, mais intimamente, amargo apenas. Mas se tu és de outros pagos, mesmo sabendo, poderá achar que é amargo demais e cometer o maior sacrilégio que alguém pode imaginar nesse pedaço do Brasil: pedir açúcar. Pode-se por água, ervas exóticas, cana, frutas, cocaína, feldspato, dollar, etc… mas jamais açúcar. O gaúcho pode ter todos os defeitos do mundo, mas não merece ouvir um pedido desses. Portanto, tchê, se o chimarrão te parece amargo demais, não hesites, pede uma coca-cola com canudinho. Tu vais te sentir bem melhor.

2 – NÃO DIGAS QUE O CHIMARRÃO É ANTI-HIGIÊNICO
Tu podes achar que é anti-higiênico por a boca onde todo mundo põe. Claro que é. Só que tu não tens o direito de proferir tamanha blasfêmia em se tratando de chimarrão. Repito: pede uma coca-cola de canudinho. O canudo é puro como a água de sanga (pode haver coliformes fecais e estafilococos dentro da garrafa, não nele).

3 – NÃO DIGAS QUE O MATE ESTÁ QUENTE DEMAIS
Se todos estão chimarreando sem reclamar da temperatura da água, é porque ela é perfeitamente suportável por pessoas normais. Se tu não és uma pessoa normal, assume tuas frescuras (caso desejes te curar, recomendamos uma visita ao analista de Bagé). Se, porém, te julgas perfeitamente igual aos demais, faze o seguinte: vai para o Paraguai. Tu vai adorar o chimarrão de lá.

4 – NÃO DEIXES UM MATE PELA METADE
Apesar da grande semelhança que existe entre o chimarrão e o cachimbo da paz, há diferenças fundamentais. Como o cachimbo da paz, cada um dá uma tragada e passa-o adiante, já o chimarrão não. Tu deves tomar toda a água servida até ouvir o ronco da cuia vazia. A propósito, leia logo o mandamento abaixo.

5 – NÃO TE ENVERGONHES DO “RONCO” NO FIM DO MATE
Se, ao acabar o mate, sem querer fizer a bomba “roncar”, não te envergonhes. Está tudo bem, ninguém vai te julgar mal-educado. Esse negócio de chupar sem fazer barulho vale para a coca-cola com canudinho que tu podes até tomar com o dedinho levantado (fazendo pose de assumida).

6 – NÃO MEXAS NA BOMBA
A bomba de chimarrão pode muito bem entupir, seja por culpa dela mesma, da erva ou de quem preparou o mate. Se isso acontecer, tens todo o direito de reclamar. Mas por favor, não mexas na bomba. Fale com quem te passou o mate ou com quem lhe passou a cuia. Mas não mexas na bomba, não mexas na bomba e, sobretudo, não mexas na bomba.

7 – NÃO ALTERE A ORDEM EM QUE O MATE É SERVIDO
Roda de chimarrão funciona como cavalo de leiteiro. A cuia passa de mão em mão, sempre na mesma ordem. Para entrar na roda, qualquer hora serve, mas depois de entrar, espera sempre a tua vez e não queiras favorecer ninguém, mesmo que seja a mais prendada prenda do estado.

8 – NÃO CONDENES O DONO DA CASA POR TOMAR O PRIMEIRO MATE
Se tu julgas o dono da casa um grosso por preparar o chimarrão e tomar ele próprio o primeiro mate, saibas que o grosso és tu. O pior mate é o primeiro, e quem toma está te prestando um favor.

9 – NÃO DURMAS COM A CUIA NA MÃO
Tomar mate solito é um excelente meio de meditar sobre as coisas da vida. Tu mateias sem pressa, matutando… E às vezes te surpreendes até imaginando que a cuia não é cuia, mas o quente seio moreno daquela chinoca faceira que apareceu no baile do Gaudêncio… Agora, tomar chimarrão numa roda é muito diferente. Aí o fundamental não é meditar, mas sim integrar-se à roda. Numa roda de chimarrão, tu falas, discutes, ris, xingas, enfim, tu participas de uma comunidade em confraternização. Só que essa tua participação não pode ser levada ao extremo de te fazer esquecer a cuia que está na tua mão. Fala quanto quiseres mas não esqueças de tomar o teu mate que a moçada tá esperando.

10 – NÃO DIGAS QUE O CHIMARRÃO DÁ CÂNCER NA GARGANTA
Pode até dar. Mas não vai ser tu, que pela primeira vez pega na cuia, que irás dizer, com ar de entendido, que o chimarrão é cancerígeno. Se aceitaste o mate que te ofereceram, toma e esqueces o câncer. Se não der para esquecer, faz o seguinte: pede uma coca-cola com canudinho que ela etc… etc…


"Ele é o companheiro de muitos gaúchos desde o começo do dia. Para outros, é indispensável no finalzinho da tarde. Na aula ou no trabalho, em casa ou no parque, sozinho ou entre amigos, o chimarrão está presente na rotina de muitas pessoas. O mate, que é originário dos povos indígenas, foi adotado como a bebida mais tradicional dos gaúchos e também de nossos vizinhos além fronteiras." (ClicRBS)
Estilo
Com ou sem regras, vale a tradição, a invenção e a criatividade.
Cada um toma mate do seu jeito, no seu horário, com seu estilo.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails