11.11.16

"O futuro nos constitui tanto quanto o passado"

Eliane Brum, em análise dos tempos que vivemos, afirma: "Precisamos de uma paleontologia dos fósseis do amanhã, ou de uma psicanálise dos traumas futuros."
A seguir, alguns trecho, do artigo, publicado no site do "El Pais":

"A escavação que fazemos da vida é para trás. Seja sobre o indivíduo, seja sobre a sociedade, seja sobre o mundo. Vamos arrancando as camadas de acontecimentos, alguns com uma daquelas escovinhas de arqueólogo, cuidando para não apagar um pedaço no processo, outros arrancando lascas. E tentando dar sentidos, seja para um trauma de infância, seja para o holocausto judeu, seja para o impeachment de uma presidente ou o suicídio de outro. Sentidos que se ressignificam constantemente a partir de novos indícios, interpretações e também circunstâncias. Compreendemos o presente a partir da investigação viva – e polifônica – do passado. Como chegamos até aqui, seja uma pessoa, um país, uma organização, um partido ou um grupo terrorista, implica uma obviedade: a análise do percurso."
"Mas penso que, para compreender o mal-estar deste momento, e não só no Brasil, é preciso olhar também para outro lugar: é preciso compreender que o futuro nos constitui tanto quanto o passado."

"Nosso presente é tão impactado pelo futuro que somos capazes de imaginar 
quanto pelo passado que tentamos compreender."

"...é preciso compreender que o futuro nos constitui tanto quanto o passado. Não o futuro que efetivamente será, aquele que em seguida vira pretérito, sujeito a interpretações múltiplas. Mas a ideia de futuro, esta que nos move no presente. E, por nos mover, influencia de modo decisivo o que somos neste momento. Nosso presente é tão impactado pelo futuro que somos capazes de imaginar, quanto pelo passado que tentamos compreender."
"É brutal conjugar a vida no presente quando a ideia de futuro é uma distopia. Para que a vida seja possível no presente é preciso ser capaz de imaginar não apenas um futuro onde se possa viver, mas um pouco mais: um futuro onde se queira viver. "

Leia o artigo na íntegra aqui.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails