27.3.10

Padrão de beleza. Que pena...

.


(Link da imagem)

Pelofobia - "Parece um pesadelo. E é."
Por isso e por muito mais, sou fã do Ivan Martins:

"Por causa das revistas de mulheres peladas, por causa de fotos das artistas de TV e do cinema – todas profissionais do corpo, não esqueçam – as mulheres normais foram sendo pressionadas, nos últimos 10 ou 20 anos, a cuidarem do próprio corpo como trabalhassem em boate.

Acho, inclusive, que essa última onda depilatória radical – que as próprias mulheres afirmam ser dolorosa, degradante, cara e terrivelmente trabalhosa – decorre recentemente da popularização dos filmes pornôs.

Em que outras circunstâncias se encontram mulheres totalmente preparadas para a micro-exploração minuciosa e impiedosa das câmeras?

Essa não é uma estética normal e nem muito menos lógica, mas assim é tratada quando se tenta discutir os assunto com as próprias mulheres e com os homens mais jovens, educados esteticamente pelos filmes da Sasha Gray.

Mas quem diz que um púbis sem pelos é mais bonito que um púbis com pelos? Quem diz que um tufo de pelos em baixo do braço é “nojento”? De onde veio essa ojeriza?

Para mim, isso tudo parece uma deformação, um exagero, uma burca ao inverso que as garotas assumem (ou vestem) como se fosse a coisa mais natural do mundo.

A lavagem cerebral está completa quando a exigência deixa de ser imposta de fora (pelos homens, pela moda ou por quem quer que seja) e passa a ser uma demanda interior das próprias mulheres, que já não se imaginam ou se toleram de outra forma que não seja ultradepiladas. Então passam a policiar as outras, transmitindo “a doença” de uma forma epidêmica.

Se algumas delas está fora do padrão vai ser olhada de lado não apenas pelos homens (supostos beneficiários finais da coqueteria feminina), mas sobretudo pelas próprias mulheres, as fiscais mais exigentes do corpo e do comportamento umas das outras.

O resultado disso é uma onda crescente de insegurança íntima: será que eu estou depilada o suficiente, ou pintada o suficiente, ou magra o suficiente, ou bronzeada o suficiente, ou durinha o suficiente para provocar o desejo dos homens e a aprovação das outras mulheres?

Parece um pesadelo, e é."


Matéria na íntegra na Revista Época.

6 comentários:

Beth/Lilás disse...

Sabes, há uns poucos meses estive em um salão de depilação para fazer as sobrancelhas e buço e na conversa com uma daquelas depiladoras, numa salinha pequena e reservada, perguntei se faziam também depilação pubiana e quem eram as mulheres que as procuravam. Ela me disse que a maioria jovens, pois as moças de hoje detestam pelos nos corpos, tanto delas quanto dos rapazes, têm nojo completamente e ficam em posições absurdas para a retirada de pelos em toda sua área íntima.
Além dos gays que também procuram esses locais.
Eu fiquei bege com o que ela me contou e admiro-me como uma pessoa possa ficar assim tão "à vontade" com alguém estranho, fazendo um trabalho também tão estranho!
Coisas de um mundo prá lá de maluco, né mesmo!
bjs cariocas

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ana,
Também acho isso uma loucura total Um pesadelo dos grandes.
O problema é a pressão a que as garotas estão submetidas desde muito jovens. É preciso uma formação muito sólida para caminhar contra a maré.
Beijos.

Blog do Beagle disse...

Vou contar uma coisinha só: faz mais de 30 anos eu soube que uma advogada, já falecida, se depilava inteirinha. Não deixava um só pelo para contar história. Essa coisa não é nova, mas é mais divulgada nos dias atuais. Não aprovo essa moda pelada e acho prejudicial ao organismo que deixa de ter proteção.
Bjssssssss Elza

Ana disse...

Eu me depilo com cera (nada muito radical! Heheheh!)desde os meus 17 anos, pq outro método me dá alergia.
Mas dura tão pouco... Não tem como não conviver com os pelos. O jeito é encarar com naturalidade, sem stress.
Pelo menos que, na nossa intimidade, sejam vistos como parte do nosso corpo.
Agora, homem depilado acho absurdo. Eles não fazem idéia de onde estão se metendo! Hehehe!

James Pizarro disse...

Pessoalmente, eu jamais me depilaria. Nem nas axilas e nem nos Países Baixos.
Em mulheres, admito a depilação nas pernas e nas axilas. Mas uma genitália careca é dose prá mamute ! Considero uma coisa meio humorística e acho que cairia na risada e a libido iria pro espaço.
Acho lindo e sedutor aquele triângulo de pelos sedosos na confluência das coxas.
Se as mulheres soubessem como funciona a cabeça dos homens neste aspecto do desejo JAMAIS dariam a mínima importância pra este tipo de depilação localizada, muito menos para celulite, etc...Não conheço um só homem que repare em celulite quando está com desejo por uma mulher. Ventre sem estar coberto por uma delicada penugem não é ventre humano. É louça fria de manequim de vitrine de loja. Coixa broxante !!!
Beijo

James Pizarro

Ana disse...

Bom saber disso, professor!
Benditos sejam os homens, que não notam estas coisas!! Heheheh!
Adorei!

Related Posts with Thumbnails