15.3.10

Bom saber!

Achei muito interessante esta entrevista com Gustavo Gitti, publicada em “Sinais, dicas e histórias de quem se separou e sobreviveu”. Finalmente alguém explica de uma forma diferente como nos sentimos depois de uma separação:

É comum a pessoa sentir como um luto o fim de um relacionamento?

"Sem dúvidas. O fim de um relacionamento é uma morte assim como o começo deu nascimento a uma identidade, com todo um modo de ser, uma linguagem, um olhar, um mundo inteiro que foi co-construído sob o olhar do outro. Com o fim, esse mundo desmorona.

Nosso parceiro funciona como uma fonte de luz. Quando a relação acaba, a sensação é de perder nossa substancialidade. Viramos uma pessoa sem sombra.

O importante é perceber que sofremos não porque o outro não mais nos ama, nos traiu ou abandonou, mas porque nos sentimos incapazes de amar e nos relacionar com outra pessoa. Assim que essa capacidade retorna, o sofrimento se esvai.

A explicação para isso é simples: não somos apegados a pessoas ou relações, mas a experiências positivas nas quais nossa energia flui. O cara pode passar anos sofrendo pela ex-mulher, mas tudo se dissolve quando uma outra mulher vem e faz a coisa toda andar de novo. Ele não estava querendo a mulher de volta, ele queria a sua ereção de volta: o brilho no olho, a rotina do casamento, a companhia, o tesão de viver, a experiência, o mundo, o pacote completo."



"Quando nosso parceiro vai embora e saímos correndo, nós não estamos mirando o outro, não queremos resgatar seu amor. Não é bem isso que desejamos voltar a possuir. Nós saímos correndo atrás de nossa identidade decepada, dos sonhos interrompidos, do prazer obstruído, da nossa própria sombra que o outro projetava, da nossa pele, do que surgia em nós quando o outro estava por perto. Saímos correndo atrás de nós mesmos!"

-> Leia na íntegra em "Não Dois, Não Um"
-> Gravura de Christian Asuh



Um comentário:

Decorideas-bela disse...

Oi Ana, um pouco de nós morre quando terminamos um amor tão grande assim. E como aguentamos isso?
bjos

Related Posts with Thumbnails