20.11.08

Sexo!

A gente passa metade da vida (infância e adolescência) ouvindo recomendações sobre o sexo. Na sua maioria proibições. Não pode isso, não pode aquilo, isso é feio, isso não se faz.

E outra metade (já na vida adulta) tendo informações absolutamente falsas ou irreais sobre performance sexual. Corpos perfeitos em posições do kamasutra tendo orgasmos quilométricos e fantásticos Tudo acontecendo de forma "transcendental", sem necessidade de aprendizado ou esforço. Ou, como disse o Dr. Carrion, imaginando o orgasmo como "uma coisa bombástica. Um clarão de fogos de artifício, fanfarras, levitação, etc!"

Que pena... Há tanto que se aprender, há tanto a ser desmistificado, esclarecido! Há tanto para ser exercitado, tateado, sentido... Há tanto para ser aceito, tanto cheiro, tanto jeito, tudo tão bonito...

Antes de tudo, entender o próprio corpo. Nos conhecermos, profundamente. Aceitarmos nossas formas, nossos cheiros, nosso pêlos, nossa sensibilidade... Depois sentir o outro. Entender e aceitar da mesma forma.

Impulso sexual, desejo, tesão, química, apesar de tão banalizados, são coisas a serem cultivadas com delicadeza, com cuidado. Como o amor.

E quando a gente experimenta tudo isso ao mesmo tempo - desejo, química, tesão e amor, aí não dá para definir. Explicar. Porque junta tudo: emoção, instinto, pele, alma... É fusão. É perfeito. É uma coisa alimentando a outra.

Novamente recorro ao Dr. Carrion, quando ele questiona uma leitora sobre os motivos do sexo perder a graça, num relacionamento:
"Falta criatividade no sexo? Embagulhou? Não te seduz ao longo do dia? Vocês não se erotizam ao longo da semana? Tu és uma pessoa que gosta de sexo, gosta mesmo? Ou o sexo faz mais parte do processo de sedução e deixa de existir logo que a conquista a sedução ocorre? Isto acontece com muitas pessoas."

Eu acho que a fórmula é essa: "erotizar"! Ler sobre sexo, falar sobre sexo, olhar sites eróticos, assistir filmes, aprender, conversar, trocar, tocar, experimentar... É a unica forma da gente superar os bloqueios da educação e desmistificar o sexo.

Por que não deveria ser assim? Quero dizer, por que não deveríamos fazer todas estas coisas?
Quem gosta de cozinhar não lê sobre receitas, não se informa, não experimenta, vai às compras, procura ingredientes, prova?
Quem gosta de fotografias não pesquisa, não busca conhecimento, não procura um equipamento bacana, não testa a melhor luz?

É assim que acontece com todos os nossos interesses! Sejam eles profissionais ou apenas hobbies, nos cercamos de informação, nos dedicamos, aprendemos. Alguém acha errada tanta dedicação? Condenável? Claro que não! Por que com o sexo seria?

Pois é... Nesse momento me pergunto porque inventei de falar sobre isso! Sei lá! Por quê não?? Esse é um blog sem critério, mesmo!
Então eu me respondo (heheheh!): estou falando porque tenho pensado sobre todas estas questões e como elas interferem na nossa capacidade de nos relacionarmos e nos sentirmos amados, desejados, completos!
E porque tenho lido muitas coisas sobre sexo, olhado sites, fotografias, etc!

Devo dizer: de todos os blogs que visito e que tenho listados no Roccana, só o da Márcia tem links para sites eróticos, na lista que ela chama "Pius Profanos"! Ela realmente é especial, inteligente, segura e não fica preocupada com "o quê os outros vão pensar"! (Sempre eles!)



Bem... As frases da colagem, acima, tirei de um blog chamado Petrarca, que era uma mulher muito apaixonada e descrevia sua intimidade com absoluta franqueza, sem enfeitar ou escolher palavras. Ela falava, o tempo todo, com quem lia seu blog e com o objeto do seu amor e desejo, misturando tudo. O blog não existe mais, uma pena, porque era muito interessante.

Na época salvei uns textos, com a intenção de fazer alguns cartões, mas acabei abandonando a idéia. Ela escrevia coisas assim:
"Ampliação do tato. A intimidade com o outro. De repente você percebe com clareza as texturas e diferentes temperaturas da pele do outro. Densidade, peso do corpo. O corpo do outro como um objeto manipulável. E depois de um tempo, seu. Você se movimenta perto do outro e o toca e o pega como se fosse o dono, como se fosse tudo seu. Porque é."
"E, por favor, não caia 50 andares no meu conceito pensando que você não consegue transar todo dia, que não tem tempo, ou não tem pique.
Sexo não é coito. Sexo não é só sexo selvagem. Pra um casal sexo é prazer. Intimidade. Ligação de alma. É disso que você não pode abrir mão. Todos os dias, não deixar passar um dia sem olhar pro seu amado e deixar transparecer que é ele quem você quer, que assim é que a vida é boa. Um olhar mais prolongado. Um beijo, mesmo que seja um só, mas um beijo com alma. Uma carícia, pode ser nas costas da mão, mas se vocês estão ligados, é puro prazer.
Andando na rua, a mão sobre o ombro ou acariciando a nuca, a cabeça repousando sobre o peito do outro no sofá em frente à TV, o joelho encostado na coxa na hora de jantar.
Só não deixe de fazer. Não se feche, não se embruteça, não fique besta, não crie empecilhos ou fantasias absurdas sobre performance, desempenho, potência. Você não é uma máquina, você é o homem amado."
"Mulher precisa de sexo todo dia, sim. E não é enfiar, foder, gozar. Ela quer é sentir prazer, se sentir querida, amada, desejada. E pra isso, muito menos do que meter, basta um olhar, basta uma frase boa, com a voz de homem amado.
No meio das suas pressas, das suas preocupações com os outros assuntos que não são o seu amor, o que está morrendo no coração da mulher não é a falta do coito. O que estamos pedindo é o seu amor.
Apaixonada por você, não quero ter que ficar em modo de espera enquanto você volta a lembrar que gosta de mim. Paixão não suporta essas interrupções, amor suporta, amor agüenta tudo, mas paixão não nasceu pra esquentar-esfriar-esquentar-esfriar, paixão nasceu pra viver quente o tempo inteiro.
E é tão pouco. Um olhar. Um toque.
É só disso que a gente precisa. Te queremos nos sentindo integradas a sua vida, porque você está com a gente o tempo todo, então não conseguimos entender que em alguns momentos você simplesmente parece esquecer que existo."
"Corpo, seu corpo.
Não há dissociação entre sua mente e seu corpo, é tudo seu, é tudo você.
Não deixe ninguém te tratar como se fossem coisas distintas.
O corpo é bonito, a carne é um prazer. O corpo da mulher então, é mais bonito do que o do homem, seja porque nos acostumamos a ver mais imagens do nu feminino ou de formas diversas da exploração do corpo da mulher, seja porque simplesmente é mais belo. Não há pecado no corpo nem no sexo.
A maioria das pessoas dirá que é claro que não há pecado no corpo ou no sexo, mas repreenderão e reclamarão se uma mulher é elogiada só pelo fato de ser mulher e bonita, ou se tem algum atributo sexual e alguém a valoriza por ser escritora/poeta/artista e mulher e bonita, acham que isso a diminui. Não diminui.
É uma honra e um privilégio ser mulher e ser bonita, não deixe nunca que te tratem como se isso fosse um defeito ou algo a ser combatido.
As pessoas costumam criticar porque o desejo sexual as perturba, mas entenda, isso é problema delas, não seu."

Por que eu estou citando Petrarca, um blog que nem existe mais? Porque é raro encontrar quem fale da sua intimidade assim. Existem muitos sites e blogs que falam sobre sexo. Só sexo. Só que sexo não é só sexo. É muito mais.

Infelizmente eu não tenho talento, nem conhecimento (e nem coragem) para falar com propriedade sobre sexo. A não ser dizer que vale à pena abrir um espaço na vida para pensar, aprender, praticar e brincar o sexo. Sem sentir culpa ou vergonha, sem mistificar, mas, principalmente, sem deixar de lado essa possibilidade de manter o amor vivo e quente.
.


PS: Há vária referências sobre "Petrarca" no "Nove de Copas", outro blog desativado...
Sexo Todos os Dias... Outras reflexões!

10 comentários:

antes que a natureza morra disse...

Há alguns anos eu fiz um poema na linha do "concretismo" para concorrer a um concurso. Logo eu que raramente faço poemas, pq sou mais do texto corrido, crônica, memorialística, confissão, crítica, humor...
O poema tinha tinha dois versos e quatros palavras, todas começando pela letra "o". Dizia assim:
"O orgasmo na orgia
é o óbito do ovário".
A comissão julgadora era tão burra que não chegou a entender que eu estava fazendo uma crítica ao sexo grupal,coletivo, orgiástico, o único tipo de experiência nessa área que não concebo como coisa boa.
Sexo prá mim é só entre duas pessoas. Futebol é que precisa de torcida...rss
E entre duas pessoas ligadas por afeto, havendo concordância mútua, tudo é válido.
Sempre deixei isso claro em minhas aulas, confer~encias....só que eu falava coisas desse jaez há quase 50 anos atrás...o que me custou muita incomodação, muita acusação, muita incompreensão. Não dos alunos, que adoravam ver alguém desmitificando tabus, dinamitando preconceitos. Mas de alguns pais e, principalmente, de colegas que tinham um ranço intelectual de cinco séculos atrás.
Por isso, ao ler tua postagem, fico feliz ao ver a naturalidade que brota da tua maturidade. E constatar que isso só pode brotar duma mente esclarecida. Que não está pendida para o crepúsculo da Santa Inquisição. Mas que está com o olhar brilhando, comprometida com o futuro do terceiro milênio.
Te saúdo, com vigor, como minha ex-aluna e amiga.
Te cumprimento, com entusiasmo,porque é de mulheres bem resolvidas assim que o planeta precisa.
Bj

James Pizarro

Flávia Fayet disse...

Ora Ana, como vc não tem talento? Tá faltando é coragem! Tanto o seu texto qto as citações do blog extinto são ótimos! "Corageeee" guria! Bjs

Beth/Lilás disse...

Ana,
Gostei muito das citações que fizestes e dos blogs citados, principalmente porque falam de sexo sem a podridão a que o mundo virtual ficou nesta última década.
É desse tipo de sexo que queremos ler e saber mais, apesar de que acho também que sexo é mais prá se fazer, experimentar de verdade do que ficar lendo ou vendo figuras sobre o assunto, ainda mais nos dias de hoje que é tão banalizado.
Muito bacana a sua visão aberta para o tema!
bjs cariocas

isa disse...

adorei!
e concordo!
e acho que sabes escrever sobre sexo, sim!
beijos!

Eurípedes disse...

Ana
Já estava combinado
Posso então te imitar?
A poesia mais erótica
Que já lí sem ser vulgar:

Casamento - Adélia Prado
Há mulheres que dizem:
Meu marido, se quiser pescar, pesque,
mas que limpe os peixes.

Eu não. A qualquer hora da noite me levanto,
ajudo a escamar, abrir, retalhar e salgar.
É tão bom, só a gente sozinhos na cozinha,
de vez em quando os cotovelos se esbarram,
ele fala coisas como "este foi difícil"
"prateou no ar dando rabanadas"
e faz o gesto com a mão.

O silêncio de quando nos vimos a primeira vez
atravessa a cozinha como um rio profundo.

Por fim, os peixes na travessa,
vamos dormir.

Coisas prateadas espocam:
somos noivo e noiva.

Abraço erotizado

Ana disse...

Professor James!
Que bom!
Quanta alegria sinto ao ler seu comentário!!
Bom ser compreendida... Mais ainda, ser saudada, de uma forma tão bonita!
Obrigada!!

Ana disse...

Flavia
É que me dá uma nostalgia do tempo que perdi sem entender meu corpo, sem viver com plenitude...
Eu até tinha informação. Me faltava aceitação, entendimento... Perdia muito tempo com bobagens, valorizava o que não tinha a menor importância...
Se puder alertar alguém, já valeu...
Obrigada por me encorajar!!
Beijo!!

Ana disse...

Beth!
Acho que tudo que ajudar a gente desbloquear, desmistificar, desencucar, tá valendo!
Claro que tem muita pornografia, mas há coisas absurdamente lindas e inspiradas para se ver e ler!
Mas concordo, o melhor é experimentar!
Obrigada por entender como me sinto!
Beijo!!

Ana disse...

Isa!
Obrigada por elogiar!
Fico feliz!!

Ana disse...

Eurípedes
Que bonito...
Adélia me comove. Tão simples que dói. Tanta sabedoria que nem precisa de explicação. Só sentir.
Ela tem o dom de fazer verso com o que é mais difícil de ser dito!
Obrigada! Adorei!

Related Posts with Thumbnails