21.10.08

Caminhos!

Nestes últimos meses estive dividida!
Quer dizer, desde o mês de julho, quando pensamos em mudar para Santa Maria! Chegamos a ver as coisas práticas, estava tudo se encaminhando.
Meu filho foi antes. Já está morando lá, realizando seus projetos, trabalhando, correndo atrás!
Desde então eu fiquei na estrada, morrendo de saudade de quem estava longe! Heheheh! Ainda bem que tem internet, MSN, estas coisas! Gosto de ligar o computador e ver o nome dos meus filhotes na minha tela, quando estão longe de mim!
E as coisas foram tomando outros rumos, tudo foi se acomodando, se organizando e meu coração se acalmou, quando vi que Santa Maria nem é tão longe assim! E fico em paz porque sei que o Anselmo está feliz, fazendo o que gosta, perto da Isara, realizando seus projetos, correndo atrás!
Então começo a prestar atenção na Kika. Ela está bem, mas num momento de escolher caminhos, tomar decisões, definir o que vai fazer da vida... Digo que ela tem tempo, que se formou cedo, que pode escolher com calma, mas sinto que ela está ansiosa e que não quer protelar nada! Apóio, me coloco a disposição, torço, estou disponível, mas a decisão é dela!
Achei que ela gostaria de morar em Santa Maria, e, num primeiro momento, trabalhar com o Dude. Mas, apesar dela também sentir muita falta dele e ter cogitado esta possibilidade, comecei a pensar que isso não vai acontecer.
Ficou mais claro, ainda, quando li o que ela escreveu no seu blog:
.
"Nos últimos dias tive de fazer uma importante escolha. Escolhi que uma linda luta não é minha, luta esta que, tenho certeza, já foi ganha, e estarei lá em pensamento, sempre na torcida ou em algum reforço que possa prestar. Tive de abrir mão, porque corria o risco de ir contra algo que eu havia iniciado, e que, agora, é importante para mim que continue. Vamos com tudo, vamos em frente... Só haverá boa luta."
Pois é! Mãe de filha blogueira precisa ser leitora assídua e atenta! Ela fica parodiando Bukowski e acaba sendo engraçado...
O que sei é que eles estando bem, também fico bem! Em qualquer lugar! E, como o Joaquim me apóia, em qualquer uma das possibilidades, as coisas ficam mais fáceis!
Se é para ficar em Pelotas, o negócio é desfazer as malas, refazer os planos e tocar a vida!
E me preparar para decorar cada curva da BR392!!

Fotografia de Nicole Sánchez

8 comentários:

antes que a natureza morra disse...

Guriazinha !

Parabéns pela medida acertada de não ir para Santa Maria. Poderia te alinhavar "n" razões para não ir morar lá (e olha que sou santa-mariense e saí de lá em 8 de março deste ano pra me radicar aqui na praia).
Mas mesmo que queiras negar racionalmente, o desejo subliminar teu, inconsciente, era o desejo de dar uma de mãe protetora, ficar por perto como quem não quer nada, etc...E isso é um erro bárbaro (que eu cometi quando era um pai mais novo). Quando eles precisarem de ti, eles dirão.
Quanto mais DESNECESSÁRIO for o pai e a mãe, mais acertada foi a educação que os filhos receberam.
Está lá no Kahlil Gibran, no célebre "O Profeta" : "Os nossos filhos não são nossos filhos, eles são filhos da ânsia do mundo".
Apenas prá te dar uma idéia :
nossos filhos ficaram sabendo da nossa vinda prá Canasvieiras só depois que a gente já estava aqui, com apto arrumado e tudo. Não comunicamos a ninguém antes. Quando telefonamos e avisamos que estávamos morando aqui, em 3 dias a filha que mora em Panambi e a outra filha que mora em Itajubá, sul de MG, estavam aqui para verificar instalações, pedir explicações do porquê da nossa decisão, etc...Eu disse a eles que quanto mais os filhos forem DESNECESSÁRIOS aos pais, isto é sinal que o Alzheimer ainda não chegou...rssssssssss
Beijão

James Pizarro

Anônimo disse...

Realmente, Ana nos tornamos mães desnecessárias!!!!Temos q deixar nossos filhos fazerem as suas escolhas e ficarmos observando de longe!!!!Eu que estava pensando q as minhas voltariam em fevereiro do ano q vem, fui "comunicada" q se matricularam numa universidade.
Em outras palavras.....mais tempo longe delas, mais saudades...mais orações( filho longe a gente reza em dobro)e vibrar com as conquistas e com a ousadia delas!!!!!!!!
Vc ainda pode pegar a BR 392 e eu????20 horas de vôo!!!
Bjão

Beth/Lilás disse...

Uno-me aos dois comentários anteriores, pois também tenho o filho longe (Maringá-14 horas de BR) e sei disso que, quando precisam pedem a gente por perto ou se querem vem prá junto. O mundo é este, minha amiga e todos querem a máxima "Viva e deixe Viver"! Portanto, fizeste muito bem em permanecer em Pelotas e viver a tua vida com o maridón.
bjs cariocas

Renata Lopes Costa disse...

Belos comentários, é isso mesmo!
Se hoje és uma mãe "desnecessária" signfica que teu papel foi bem desempenhado...agora resta admirar de longe, rezar e sempre que der ir correndo matar as saudades!
Bjão! E que todos estejam realizados!

Ana disse...

Prof. Pizarro!
Bom ler suas palavras!
São palavras de um pai amoroso, sensível, atento ao que os filhos precisam...
Gostei de lembrar Gibran!!
Mais uma coisa: "tem vaga" em canasvieiras?? Heheheheh!
Obrigada!
Um grande e carinhoso abraço!

Ana disse...

Ah, Clarice!
Te admiro tanto! Incentivas as tuas filhas a botarem o pé no mundo, apesar das saudades e dos temores que envolvem esta distância!
Tens razão! Tô bem pertinho! Heheheh!
Beijão!

Ana disse...

Beth!
Obrigada pela força!
A gente só tem que enfrentar, né?
Beijooo!

Ana disse...

É isso aí, Renata!
Já tô indo pra lá!!
Êbaaaaa! Heheheh!
Beijão!

Related Posts with Thumbnails