17.10.08

Bom senso



As pessoas andam exagerando no seu jeito de tratar os seus de estimação...
Imagino que isso seja um sinal dos tempos, carência afetiva, solidão mal resolvida, sei lá, mas tem gente tratando bicho como se fosse gente e se ofende quando alguém reclama...
Quando eu era criança todas as famílias tinham os seus, mas eles ficavam no quintal. Hoje todo mundo traz os animais para dentro de casa e trata como pessoa da família!!
Vejo animais nos shopings, nos elevadores, dentro dos carros e nas casas, andando por cima dos móveis e, se bobear, dormindo na cama dos donos da casa! Pelamordedeus!!
Tudo bem que cada um faz na sua casa o que lhe aprouver, mas algumas coisas são absoluta falta de higiene! Sei lá!
Deve ter alguém lucrando com isso! Não "viraria moda" assim, por nada! Nunca se vendeu tanto produtos para animais: rações, caminhas, brinquedos, roupas...
Em tempo: adoro animais! De verdade! E acho que quem trata bichinho como gente assim está indo contra a sua natureza! Ou vocês acham que gatos e cachorros gostam de ficarem confinados em apartamentos? Pássaros em gaiolas?
Sem falar que levam os cachorros para "passear" e deixam as ruas ainda mais imundas...
Eles precisam de espaço, de liberdade, ar livre!
Quem quer ter animais deve considerar todas estas questões!
Aqui em casa mora o "Xaropinho" - no pátio! (Só entra dentro de casa quando convidado!) E ele sabe tudo, é uma figura! Se espreguiça, toma sol, caça bichinhos, é comilão e adora cafuné!
Também quero ter cachorros, mas preciso me organizar para isso!

Leiam estes posts:Prefiro os vira-latas / Eca
(Aliás, fiquei impressionada com a agressividade dos comentários neste último blog!)

10 comentários:

Beth/Lilás disse...

Xaropinho!!! haha Que nome engraçadinho!
Mas tua filha é linda também e parece com ele, uma gatosa!

Bem, eu também sou partidária deste pensamento, pois o animal que é criado assim, tão "humanamente", acaba não entendendo bem o que ele é, se é bicho ou gente. E aí, já vi casos assim, começa a ficar abusado, avança nas visitas, perturba quando estão comendo e fica em volta e é bem chato, constrangedor para quem visita aquela casa. O animal não consegue numa relação muito estreita com o ser humano, distinguir quem é o dominador. Quando é bebê, não há problema nenhum, pois a nossa voz, postura, tamanho,se impõe, mas quando se torna adulto, principalmente um cão de grande porte, não faz distinção nenhuma de quem está no topo e, numa condição onde ele está acuado ou desagradado de alguma coisa ele tenta se impor e aflora a condição primária e selvagem. Aí o ser humano se assusta e recua. Estabelece-se então, nesta situação , a dúvida de quem manda. A partir daí, só Deus sabe!

Meus cães sempre criei-os soltos, sem amarras, mas nunca dentro da casa, sempre no jardim ou pátio e se chegava alguém, prendia-os no canil, pois acho um absurdo alguém me visitar e eu usar o jargão que muitos usam comumente: "Pode entrar, ele é manso!"
Podem até ser mansos comigo, mas estranhar qualquer coisa na pessoa naquela hora.

Acho que o respeito ao animal está aí também, na maneira como os criamos.

Achei ótimo este post, pois já tive vontade de levantar este tema também.
bisous cariocas

Eurípedes disse...

Ana
Os meus, serão de estimação
Tirarão minhas dúvidas existenciais
Me explicarão as mudanças de conceitos
Me ensinarão a impor respeito (eu rosnarei)
E me explicarão os fenômenos para-normais
E como não aplicar na Bolsa de Valores
Auxiliarão na digitação
Lavarão a louça (lamberão)
Assim, pouparei detergente, sabão
Servirão de travesseiro, pantufa
Companhia na madrugada pro ano inteiro
Por exemplo, estarão aquí agora do meu lado
Só estou esperando o lançamento
Do bicho de estimação robotizado

Tania Velázquez disse...

Ana, agora entra uma comentarista que discorda dos bichinhos só do lado de fora da casa.
Os meus cachorros estão acostumados lá fora, mas tenho um casal de gatinhos que fica aqui dentro.
Claro que quem inventou a sílica, para o banheiro dos gatos, deve estar rico. Eu pago 19,00 por um saco que dura 15 dias. Mas em compensação, não tem o famoso cheirinho de banheiro com areia e é super prático pra limpar, além de ser muito higiênico. E os dois não têm pulgas, são limpinhos, mas eu não gosto de colocar perfume neles, como muitas pessoas fazem. Eles são gatinhos, gostam de ser paparicados e acho que não gostariam de virar gente...hehehe.
Ah! e têm a caminha deles também, mas algumas vezes eles adoram ir para a minha, principalmente no inverno.
Mas como gatos gostam muito de brincar, eu não deixo que eles durmam comigo, só porque no meio da noite, acordo com eles correndo por cima de mim e pela casa.
Então, o jeito é fechar a porta do quarto, senão eu tenho a visitinha deles, sim.
Beijos

Ana disse...

Vc disse tudo, Beth!
Se crianças mimadas já são difíceis de conviver, imagina animais...
Como tudo na vida, equilíbrio é necessário...
Um beijo!

Ana disse...

Eurípedes!
Heheheh! Vc não existe!!
Será que gatinho robô ronrona?? E cãozinho? Será que tem aquele olhar meigo que só cachorrinho tem? Eheheheh!

Ana disse...

Tânia!
Teus gatinhos são lindos! E pianistas!
Mas vc dá limites! Isso é importante!

Cama, para mim, tem que ser limpinha e perfumada... sem pêlos ou qualquer cheiro estranho... Afinal, é lugar de absoluta intimidade!

Anônimo disse...

Isso é o que eu chamo de posse responsável:
- Xaropinho passeando pelas ruas, correndo risco de ser atropelado, chutado, envenenado...
- Se ainda não foi castrado, Xaropinho deve ser o rei da "gataiada". Deve copular com n gatinhas e deixar milhares de bichanos por aí, sem lar e se multiplicando.
- Xaropinho, quando entra em casa, traz toda a porqueira da rua nas patinhas.

Parabéns!

Prefiro meus 7 gatos debaixo do meu teto e dormindo na cama comigo.

Cristiane

Ana disse...

Oi, Cristiane
Moro num bairro tranquilo, numa rua sem trânsito, como só existem nas cidades do interior.
Claro que meu gatinho corre riscos, tendo tanta liberdade. Acontece que ele fica no pátio, no jardim, em cima do telhado... Toma sol, se espreguiça...
Não quis castrá-lo, é verdade! Os gatos que são castrados perdem a vitalidade, ficam gordos, estatelados em cima do sofá, tadinhos! Não é da sua natureza ser assim. Gatos são essencialmente livres.
Quanto a sujeira que trazem da rua, também as trago, nos meus sapatos. Só que não deito de sapatos, nem fico em cima do sofá com eles...
De qualquer forma, Xaropinho é bem cuidado. Como os gatos devem ser.

Obrigada pelo teu comentário.
Respeito a tua opinião mas, devo dizer, não gostei da ironia.

Eurípedes disse...

Ana

Devo dizer de fato:
Gostei da ironia
Mais abaixo explico,
Vai lendo o relato

E gato robô
Prá ser mesmo
De estima
Ronrona, faz xixi e cocô

E robô-cão
Prá ser de estima
Tem aquele olhar meigo
Eu diria: olhar pidão

E sobre a ironia
Foi mesmo bem vinda
Pois te fez escrever
Sobre liberdade
E filosofia

"Não é da sua natureza ser assim. Gatos são essencialmente livres".

Misturo faculdade
Tenra idade
Repressão
Ditadura
Anistia


"Não é da sua natureza ser assim. Seres humanos são essencialmente livres".

Ana disse...

Eurípedes!
O mais interessante nas pessoas é a sua diversidade, sua capacidade de pensar, discernir, escolher...
Talvez eu tenha exagerado quando "impliquei" com pessoas que tratam gatos como gente, mas me referia àquelas que se relacionam de forma doentia, exagerada... Mas, melhor que tenham gatos do que filhos! Ou namorados... Porque isso implicaria em dar liberdade, não sufocar, não proteger demais, não aceitar as suas particularidades! Acho que tô exagerando, de novo! heheheh!
Melhor mudar de assunto!

Related Posts with Thumbnails