20.9.08

Em Lavras a alma gaúcha canta e faz história!

Gostaria que lessem este post sobre música feita em Lavras do Sul ouvindo "Resto de Fronteira", de Gujo e Guto Teixeira - só para "entrarem no clima"!

Me identifico quando ouço nossos compositores, especialmente aqueles ligados a Lavras do Sul. E são muitos, graças a Deus!
Gostaria de mencionar alguns deles, mesmo que de forma superfecial e absolutamente desprentensiosa.
Vou começar com o "veterano" Antonio Augusto Ferreira e a poesia que encontra inspiração no Rincão do Inferno, Lavras do Sul:

Antonio Augusto Ferreira
"Para quem não o conheceu: Antonio Augusto não foi apenas o conhecido autor de letras vencedoras, como Veterano, Entardecer, Pago Perdido, Contrabando, e poemas poderosos como Sonho Criador, talvez os seus versos mais queridos e conhecidos. Ele sempre esteve associado com o nativismo, mas há uma vertente cosmopolita em seus escritos que eu admiro muito.
... Dele disse um dia Barbosa Lessa: que era um homem que sabia dizer as coisas que sentimos, nós, que aos poucos não nos importamos mais "com a fúria desses ventos." Não é pouco. Eu não sei o que mais me impressionava nele, se eram essas pontes que ele construía entre o nativismo e os temas universais, se era a paixão que ele investia em horas e horas de conversa sobre literatura e poesia, nas quais tirava proveito da prodigiosa memória que tinha." (Ronai Rocha - Leia o post inteiro aqui.) . .
. . . .
........-> Ouça "Veterano"!
.
"A vida só tem valia se a alma seguir acesa."
(Antônio Augusto Ferreira)
Mauro Ferreira
"Advogado e produtor rural, residente em Lavras do Sul. Destacado participante do movimento musical nativista do nosso estado, tendo atuado como poeta, músico, intérprete e instrumentista. Já colaborou como jurado nos principais festivais do estado, dentre os quais destacam-se o Musicanto, a Moenda, a Tertúlia, a Coxilha, o Reponte e a Califórnia. Autor de sucessos populares como Morocha, Baile de Fronteira, Louco por Chamamé e Todo Mundo Veio pro Rodeio. É o único compositor a conquistar por quatro vezes a Calhandra de Ouro, sendo também o maior vencedor da linha campeira, a qual já venceu em cinco oportunidades. Lançou em 2000, em parceria com Luiz Carlos Borges, o CD Campeiros, reconhecido sucesso de público e crítica." (Daqui.)
Uma das músicas mais populares dele é o Romance do Gaguinho", em parceria com Luiz Carlos Borges! É hilário e muito bem feito!
.
Romance do Gaguinho
A “véia” deu um tempo e foi pra trás do rancho
Capinar uns canteiros
O “véio” era tropeiro e andava cruzando
Estradas por aí
E os dois namoradinhos perceberam tudo
No sofá da sala
E o diabo que não fala mas comanda o mundo

Pôs o dedo ali
. .
Nas fotos, da colagem acima: Antonio Augusto Ferreira, a beleza do "Rincão do Inferno", Mauro Ferreira e seu filho, Diogo Ferreira, que andou escrevendo versos com o avô...
.
Rosilha e Xexéu
Essa potranca rosilha
não veio ao mundo de susto,
Cavalo pro Antonio Augusto
Tem de ser como pistola,
Sempre pronto pro gatilho,
mansinho para os amigos,
Para os demais, coice e dente.
Quer ver o Xexéu contente
É montar neste perigo. .
.
Esta poesia que está no sangue, esta tradição que não se termina é de emocionar! Li, na página do Mauro Ferreira, no Orkut, uma menção a esses laços de família e a este talento, que corre no sangue: "O homem que Diogo chama de vô é um homem de mãos mágicas, olhar doce e sorriso lindo. Esse homem atravessou seu tempo, escreveu à caneta, a lápis, com computador, pela internet. O Vô do Diogo fez escrito no coração da gente com uma escrita que nem aquelas de limão que só se revelavam com fogo. Um homem assim não é um vô qualquer. É um homem que foi embora mas ficou. Que outro homem é assim?" (Anônimo)

Edilberto Teixeira e Edilberto Teixeira Neto

Tio Beto e Betinho: mais uma história de avô e neto ligados pela poesia e a música do sul!
.
"Campeando o mote pra o verso
me paro então a cismar,
e as rimas pobres se cansam
e morrem faltando ar" .
.
(Na Sombra de um Cinamomo/Edilberto Teixeira)

Grande poeta, historiador, advogado e pecuarista. Quem conhece o trabalho dele sabe o que é uma boa poesia gaúcha. Premiado em vários festivais, como: Vigília do Canto Gaúcho, Ponche Verde, Coxilha, Estância da Canção Gaúcha, Tertulia, Gauderiada, Reculuta, Canto Nativo, Reponte, Primavera.
Tem músicas gravadas por vários artistas como: Leopoldo Rassier, Ênio Medeiros, César Oliveira e Rogério Melo, Marcelo Oliveira, Leonardo Paim, Juliano Moreno, Wilson Paim, Joca Martins, Lúcio Yanel, Gustavo Teixeira, Cristiano Quevedo, Jari Terres, André Teixeira, Matheus Leal, entre outros.
.
Gujo Teixeira

Considerado o melhor letrista de música gaúcha da atualidade, o Gujo costuma dizer que a principal influência na sua vida, como poeta, foi a do Tio Beto.
Nossa família fica orgulhosa e feliz com o reconhecimento de cada um deles!
No site Viva São Leopoldo, ele conta algumas coisas:
* Sobre o tema de suas composições, Gujo aponta que por morar no campo busca retratá-lo. “Canto a minha verdade, canto as coisas que sei. Eu procuro o simples, uma vaca berrando pelo terneiro, o barulho do fogo, o silêncio. Algumas coisas me emocionam e me fazem criar”, disse. Gujo mora na estância São Jorge das Cordilheiras, em Lavras do Sul, na região da Campanha.
* Veterinário, formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Gujo brincou com o público: “Trabalho mais com a arte do que com a veterinária”.
* “Gujo é o poeta mais cantado pela sua geração gaúcha, é aquele que está no assovio da encilha do peão de estância e no caderno do universitário”.
(Ângelo Franco)

Gustavo Teixeira


A voz mais bonita! Ninguém canta melhor do que ele!

Ele é, além de extraordinário intérprete, autor de algumas das mais belas melodias da música tradicionalista do Rio Grande do Sul.
Ouçam minha música preferida "aqui"! Se chama "Resto de Fronteira" e eu a-do-ro! Ouço repetidas vezes! (Não consigo salvar no Blogger!)
.
♪ ♪ ♭ ♩ ♪♬... Com o "permisso" das palavras
Cá neste rincão de Lavras
Se sente o gosto da vida... ♪ ♪ ♭ ♩ ♪♬
.É lindaaaa! Recomendo! Não deixem de ouvir! (É a mesma do início do post!)

Zé Renato Daudt

"Zé Renato, poeta, lavrense de coração, encanta com suas letras e leva a todas as gerações a cultura, os costumes e principalmente o orgulho gaúcho."(Alessandro Siveira)
.
O refrão da inédita "Três Marias":

Uma prá compor minha rima
(Destino certo que a vida me deu)
Outra brilhando igual ouro
Por certo tesouro vindo de Deus
Terceira valente pro mundo
No fundo contou descendência
Três flores enfeitando o jardim
Pedaços de mim, minha essência

Premiado como letrista e melodista em vários festivais (California, Estância, Música Crioula de Santiago, Reponte, Coxilha, Vigilia, Sapecada etc), Zé Renato vem se destacando no cenário da música gaúcha de boa qualidade e vincula seu nome a Lavras, cidade que elegeu como sua!
.
.
### Obs: Tem muuuuito mais gente boa, fazendo música da melhor qualidade, em Lavras!
Vou buscar imagens, vídeos, dados e publicar aqui!
Por exemplo? Murilo Teixeira, Esther Teixeira, Didi Teixeira... Ihh! Êta "Teixerada" metida!!
Me aguardem!

3 comentários:

Toninho Moura disse...

Parabéns aos gaúchos pelas gaúchas que fazem!

Rosamaria disse...

ANA!!!!
Teu blog ficou aberto aqui toda a atrde e eu não pude vir comentar.

Eu sabia que teu post de hoje seria fora-de-série! Adoro ler como escreves este teu amor pela Cordilheira e tua infância.
Fico orgulhosa de ser parente desta Teixeirada competente que tão bem mostraste.
Como não consegui postar hoje, vou direcionar pra cá. Com certeza meus amigos vão gostar.
Bjão.

Luci Lacey disse...

Ana

To vindo da Rosa.

Nossa que maraviha de post.

Quanta riqueza e beleza.

Parabens a vc e toda a gauchada.

Beijinhos

Related Posts with Thumbnails