20.9.08

20 de Setembro: Dia do Gaúcho

Meu pai, Donairo:


"Gaúcho", para mim, nunca foi uma figura folclórica! É, simplesmente, a imagem que eu tenho de homem do campo, de peão, e sempre fez parte da minha vida.
Cresci vendo meu pai usar botas e bombachas, tomar chimarrão, cuidar do gado, andar à cavalo... Então me identifico com essa alma gaúcha, telúrica, apaixonada, grandiosa, orgulhosa das suas convicções e tradições!
E o "CTG" da minha vida sempre foi nas Cordilheiras - nossa casa, onde passei a minha infância. No nosso cotidiano, todas as delícias de um estilo de vida gaudério: o churrasco, as comidas típicas, o fogo de chão, o chimarrão, a música, as lides do campo, a doma, a observação dos animais, a geada, a música...

Olhando fotos da minha família, tiradas nas Cordilheiras, constatei, mais uma vez, o quanto o sentimento de ser gaúcha, pertencer a este lugar, é forte em mim.
É o pampa, o frio, o minuano, o pala de lã, o fogo que aquece e aproxima...
Sinto uma identificação, um reconhecimento, uma familiaridade com as coisas ditas da tradição, mas que fazem parte da minha vida e da minha infância.
E esse sentimento se fortace quando compartilhado... .

5 comentários:

Renata Lopes Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renata Lopes Costa disse...

E viva o nosso Rio Grande!!Lindo texto como sempre!! E já vou aproveitar e dizer que gosto muito também do trabalho dos teus conterrâneos, realmente o Edilberto Teixeira,o Gujo e o Gustavo Teixeira conseguem retratar o gaúcho e seus legados de uma forma incomparável e admirável!!
Bjos!!

Anônimo disse...

Uma belíssima homenagem a um dia tão importante para o Brasil e para o Rio Grande do Sul.Esse sentimento gaúcho só não é bom qd faz surgirem grupos separatistas.Espero que vc não faça parte de nenhum.

Suelly Marquêz disse...

Que prazer conhecer pelas andanças da minha vida ,pessoascomo voc~e, que alem de almabrasileira, consagrasua consaguinidade e os valores da terra que abençoada te viu nascer, solo sagrado, bendito seja, e que tudo nesteseu rincão feliz de tradiçoes possa sempre lhe agradecer por tudo que ,ecoa de seu coração em palavras de carinho pelos seus famiiares(linda familia) e pelo seu povo,
VIVA O RIO GRANDE!
suelly das geraes

Rosamaria disse...

Anabacana, hoje andei pelo teu blog vendo as coisas lindas e verdadeiras que sempre postates e cada vez fico mais apaixonada por este teu cantinho, que, embora nem sempre comente, leio todos os dias.
Bjim, cosquirídia.

Related Posts with Thumbnails