17.8.08

Mudanças & arrumações


Minha casa está um caos! Por vários motivos! O pior deles é que satoleP está mais úmida e abafada do que nunca! As paredes escorrem, os móveis ficam molhados, a roupa se acumula no varal e o mofo tenta se instalar em todas as paredes! Dá um desânimo! Com tanta umidade, fazer faxina fica difícil! Nem pensar em passar lustra-móveis ou cera! Nada seca, fica tudo opaco, sem brilho! O pior é o cheiro de casa úmida... Perco o bom humor!
Outro motivo do caos é que meu filho já se mudou para Santa Maria! O quarto dele está meio vazio, mas ainda com roupas, livros e outras coisas que ele ainda não levou e ficaram sem lugar onde guardar, já que o roupeiro, a escrivanhia e a estante já foram na mudança! Então tenho que achar um jeito de guardar ou encaixotar o que ficou para trás! Vou lá, olho... e desisto! Ainda por cima me dá uma saudade esquisita, que mando embora correndo, porque espero estar pertinho dele, em seguida!
Pois é, esta é outra explicação para a minha bagunça: estou planejando ir embora de satoleP! E isso é suficiente para eu cancelar meus planos de reformar minha casa, pintar, cuidar do jardim... Fica tudo em suspenso, adiado, cancelado. O Dude levou um armário onde eu guardava louças e toalhas de mesa e está tudo lá, por cima da mesa e das cadeiras esperando uma definição...
Sei que preciso me desfazer de tudo o que não pretendo usar! Minha casa é muito grande! Muitos quartos ( 5 - ou 6, se contar a minha salinha do computador), muitas coisas guardadas, muitos móveis! E isto é um problema sério! Tem coisas que simplesmente não quero me desfazer! Hehehe!

Andei pela internet, li sobre Feng Shui, encontrei blogs que ensinam tudo sobre organização de armários... preciso de motivação!
Por exemplo: "bagunça provoca cansaço e imobilidade, faz as pessoas viverem no passado, engorda, confunde, deprime, tira o foco de coisas importantes, atrasa a vida e atrapalha relacionamentos"! (Daqui.)

# Organizando a Roupa e a Vida
"Olha, a gente aprendeu com o próprio trabalho (de consultoria) que guarda-roupa não serve só pra ‘guardar roupa’: partes das nossas vidas tão lá dentro, em forma de peças que renderam lembranças incríveis ou que rendem bons momentos todo dia (por conta de conforto, de solução ou de elogio!). Organizar o armário significa, então, organizar bem mais que a disposição das roupas que a gente tem. Que quando a gente consegue arrumar tudo de um jeito inteligente as coordenações são visualizadas com mais facilidade, as compras futuras ficam bem mais certeiras e a vida em si (!!!) flui melhor, sem complicações na hora de montar o look do dia!"

# Para organizar, limpe e selecione
"A primeira dica, a básica, a primordial, é aquela que dá espaço no seu lar ou escritório para que você organize o que tem. Mas como fazer isso? Simples: saiba escolher o que é realmente importante. Olha, veja bem: isso serve para organizar qualquer setor da sua vida.
Livre-se do lixo, jogue fora papéis velhos, propagandas inúteis, cartas comerciais, antigos documentos que não têm mais valia...

Lembre-se de que cada objeto antigo que você mantém na sua vida impede você de acrescentar um novo a ela. Se esse objeto realmente valer a pena, beleza; se não, pergunte-se o que diabos você faz ainda com ele. É mais ou menos esse o raciocínio da limpeza e da seleção."

# Para organizar, saiba guardar e jogar fora o que não precisa!

Então, passo 1 - livre-se de:
a) roupas velhas;
b) sapatos velhos, que
machucam, que estão no fundo do seu armário;
c) papéis totalmente inúteis e que você ainda mantém naquela "gaveta da bagunça" (ahhhhh, não mente não, duvido que você não tenha isso!);
d) livros escolares antigos;
e) maquiagens, perfumes, shampoos, sabonetes, tudo que têm na sua casa com prazo de validade vencido;
f) outras maquiagens e perfumes bons, mas que você não usa

g) qualquer outro objeto que esteja bom, 100%, útil... para terceiros, não mais para você.

Estas fotos são antiguinhas, mas dão uma idéia de tudo o que tenho guardado!
(Depois disso mudei minha sala de jantar, porque herdei, da minha avó Electra, móveis lindíssimos - 1 mesa oval, 12 cadeiras, 1 cristaleira, 2 balcões, 1 sofazinho e 2 poltronas, além de uma mesinha auxiliar! Fazem parte da minha infância e eu adoro tê-los em minha casa!)
Eu tenho "uma tendência natural" para guardar coisas! Acho que faz parte do meu instinto de preservação! Heheheh! Guardo coisas como quem guarda afetos, memória, preciosidades... Tenho cartas, cartões, convites, desenhos das crianças, livros, coleções de revistas, objetos de viagens, mais de 100 álbuns de fotografias, cadernos escolares dos meus filhos... Minha casa é um...museu da minha vida! Oh, céus!!
Como estou para mudar daqui, andei tirando umas fotografias!


Minha sala está cheia de flores, que ganhei de aniversário.


E tenho muitas galinhas! Em cima da geladeira, inclusive! A-do-ro!

Nunca desejei ter casa com cara de loja ou de revista de decoração, com tudo combinando, nada fora do lugar! Fui arrumando do meu jeito, com móveis herdados, inventados, improvisados... E gosto dela assim, cheia de detalhes, histórias, objetos que fazem parte da minha vida! Uma pequena amostra:

1. pequeno candelabro de ferro, que trouxe do Paraguai;
2. outro candelabro - este ganhei da minha cunhada, Tânia. Atrás um arranjo de flores que eu fiz num cesto de palha, feito pelos índios (trouxe de Roraima/1980) - tem nele uma casinha de passarinhos, que comprei numa feira de artesanato;
3. jarra que ganhei da Cristina, no meu último aniversário.
4. tinteiro antigo, presente do meu pai para a Kika;
5. suporte que fiz para o telefone da cozinha, com peças de ferro de uma casa de sucos, que tivemos aqui em Pelotas, em 1984 (se chamava "Natural") e um pedaço de tábua... embaixo, ferramentas para folhagens;
6. minhas violetas e um "tapete" artesanal, que comprei para usar como toalha, na mesa da churrasqueira;
7. quadros que eu pintei e um suporte para taças, que eu também comprei em Rio Branco e que fica na parede, quando não está sendo usado (depois vou fotografar com as taças! Adoro!),
8. "carrinho de mão" que ganhei do Joaquim, com flores, e virou suporte para as violetas;
9. postais com casais dançando tango, cantores e bandoneons, que comprei por 2 dólares, em Buenos Aires mandei emoldurar;
10. minha estante na cozinha: fiz pátina e pendurei xícaras para tomar chocolate quente, mais flores de madeira e caixinha com chás;
11 "lampião" velho, enferrujado, que achei nas Cordilheiras, com flores de uma loja de 1,99;
12. "frigideira", que a minha avó usava todo o santo dia, para aquecer a janta e que eu uso para derreter queijo de parrilla, pendurada do lado de uma "linguiças" de tecido, que tenho há muuuito tempo e acho engraçadas!;
13. móbile de flores, pérolazinhas, fitas e cristais, lindo! Comprei dias atrás, aqui em Pelotas;
14. o meu irmão Guga me deu o "estribo" e, tempos depois, deu para o Joaquim, o chaveiro de couro trançado, feito em Lavras, com uma miniatura igualzinha ao estribo - viraram um porta guardanapo, na churrasqueira!;
15. capas de almofada bordadas,"made em Índia" (comprei em Jaguarão) que viram quadros, no meu quarto! Amo!;
16. porta-jóias que ganhei da Débora, no último aniversário;
17. a Neneca me presenteou com a fotografia que ela mesma tirou (eu e o Joaquim, no casamento do Guga e Gisela) num lindo porta-retratos! Querida...
18. canequinha para fazer chá, que comprei para o Joaquim(vem com coador e tem uma tampa, que ajuda a manter o chá quentinho, enquanto a infusão está aprontando);
19. bule para chá- com coador, que trouxemos do Paraguai e cafeteira, que é fantástica! (de Jaguarão - amo estas bobagens importadas!);
20. fruteira que ganhei da Tânia com pinhas que trouxe da Tia Liara e pintei, de vermelho.

Já contei, aqui, que tive mania de limpeza e organização! Agora relaxei! Nos dois sentidos!! Heheheh! Se fosse naquela época, ao invés de estar aqui, escrevendo este post, estaria escovando o chão ou organizando a bagunça que se instalou aqui, nos últimos dias! Para festejar (?!), um texto da Ailin Aleixo, chamado "Sujeirinha Boa ":

"A vida para ser gostosa tem que ser razoavelmente suja. Em todos os sentidos. Comida, por exemplo. Se eu topar com um chef imaculadamente limpo, de touca, luva e antisséptico bucal, saio correndo e vou bater um rango no bar: paramentado assim, ele só pode estar preparando uma bomba com a qual não quer ter nenhum contato. Sou muito mais a vovozinha da cantina de bairro que enrola os nhoques com as mãos – saborear a nostalgia de um prato preparado na hora, com carinho, algumas vezes vale mais do que estrelas no Guia Michelin. Em casa também não dá para ser neurótico. Sou do tipo que não larga o rodo. Odeio chão melequento. Mas sou desencanada na difícil relação bichos X limpeza total. Animais também precisam ser ligeiramente porquinhos para serem saudáveis e fofos. Tenho sete gatos e raramente dou banho neles – felinos são autolimpantes. Mas, quando meus persas mudam de cor por conta da fuligem paulistana, mando para o pet shop com uma recomendação piscando em néon pink: "jamais passar perfume". Se eu quisesse um ser macio e com cheiro de loja de cosmético popular, comprava um ursinho de pelúcia e besuntava alfazema. E, acima de tudo, o tópico que menos combina com frescuras assépticas: sexo. Quem tem pudores com odores, secreções e barulhos involuntários que vá meditar no Himalaia. Não vejo como ter prazer sem sentir o cheiro do corpo do outro, sem beijos cheios de saliva. Sexo bom é aquele no qual o lençol vai direto para a máquina de lavar. Aquele no qual, se bobear, você acorda o zelador. Pode não ser chique, mas uma transa úmida, um gato se rolando na grama molhada e uma bela enfiada de dedo na cobertura do bolo fazem o dia bem mais feliz."

Ilustrações de vários sites, inclusive daqui!

5 comentários:

isa disse...

como assim, vais embora?!?!?!?!?
mesmo?!?!?!?!?
conta mais!
para onde?
quando?
ja estou com saudades...
beijos!

Thelma disse...

Eu adoro casa assim! Isso porque tudo o que eu tenho cabe em duas malas...e os livros, que passeiam de navio para cima e para baixo.
Eu irei aí para te ajudar na mudança. Bjs.

Ana disse...

Oi, Isa!
Precisamos conversar!
Tô pensando em morar em Santa Maria, mas vamos manter um lugarzinho aqui, e voltar sempre!
Beijão!

Ana disse...

Thelminha!!
Vem me ajudar, sim!
Tô te esperando! Vamos encaixotar coisas e vou te contar dos "meus guardados"! heheheh!
Beijo!

Eurípedes disse...

Se procurar bem você acaba encontrando. Não a explicação (duvidosa) da vida, mas a poesia (inexplicável) da vida.
Carlos Drummond de Andrade

Related Posts with Thumbnails