30.7.08

Dicas sobre alimentação e emagrecimento

Alimentos que queimam calorias:

"Parar de comer para emagrecer é uma velha prática que não dá muito certo e ainda prejudica a saúde. Mas que tal fazer o contrário, comer para queimar calorias e de quebra mandar uns quilinhos embora? Não é magia, mas sim a propriedade de certos alimentos chamados de termogênicos.
- Quando digeridos, esses alimentos aumentam o metabolismo e a temperatura interna corporal. Com isso, queimam calorias e ajudam a emagrecer - explica o cardiologista especializado em nutrologia e medicina biomolecular Sérgio Puppin."

Alguns termogênicos:

Pimenta Caiena (pimenta vermelha): aumenta a circulação, melhora a digestão e aumenta a temperatura do corpo. Estudo realizado no Instituto Politécnico de Oxford mostrou que a pimenta caiena, aumenta o metabolismo em 20%. Este mesmo trabalho evidenciou ainda sua propriedade de retirar gorduras das artérias. Quantidade: 3 gramas ou 450mg (cápsulas), 2 vezes ao dia.

Gengibre: aumenta o metabolismo em 20%. Pode ser usada crua, refogada ou em forma de chá, 3 vezes ao dia.Outra opção é bater no liquidificador com aipo, laranja, maçã ou qualquer outra fruta. Pode também ser consumida em cápsulas de 500mg, 3 vezes ao dia, no entanto a melhor forma é ao natural.

Vinagre de maçã: Um “cocktail” de 1 1/2 colher das de chá na água, 2 vezes ao dia, inicialmente pela manhã, e posteriormente, durante uma das refeições, pode diminuir a circunferência abdominal em 2,5 cm em dois meses. Em quatro meses, 5 cm. Depois, o organismo “cria resistência” e é aconselhável interromper a seqüência a cada três semanas, descansando uma. Mulheres que apresentam infecção por monilia (cândida albicans), devem evitar o consumo de vinagre.

Ômega 3: Aumenta o metabolismo basal, ou seja, queima calorias. Elimina o excesso de “líquidos” e aumenta a energia do organismo. Além disso, funciona como antiinflamatório, previne e trata doenças cardiovasculares. Fontes: óleo de prímula, óleos de peixes(como salmão e sardinha), semente de linhaça (misturar duas colheres de sopa a vitaminas, salada de frutas, saladas etc).

Chá verde: Reduz a absorção de açúcar no sangue inibindo a ação da amilase (enzima responsável pela digestão de carboidratos). Diminui a compulsão por carboidratos, acelera o trânsito intestinal e aumenta o metabolismo, ajudando na queima gorduras. Beba diariamente 1 xícara de cinco a 10 minutos antes das refeições.

** Para fazerem efeito, os termogênicos devem ser introduzidos com regularidade no dia-a-dia.

Dicas:

-> "Há algumas medidas que queimam calorias sem nenhum sacrifício.
Por exemplo, água gelada!- Beber oito copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias. Isto porque o organismo gasta energia para elevar a temperatura da água de 5ºC para 37ºc, que é a temperatura corporal interna - conta Sergio Puppin.
Ele acrescenta que pegar sol sem filtro solar até às 10 da manhã e após cinco da tarde, e dormir em um quarto bem escuro, libera o hormônio MSH (hormônio estimulador de melanócitos), que queima gorduras.
.
-> Faça cinco ou seis pequenas refeições ao longo do dia. Toda vez que você come, o corpo gasta calorias extras para digerir e metabolizar os alimentos ingeridos. E como sabe que vai receber o combustível necessário na hora e na medida certa, não tem motivos para estocá-lo em forma de gordura.
.
-> Conheça outros segredos revelados pela nutróloga Tamara Mazaracki:
• No café da manhã, prefira uma xícara de chá verde. E lá pelas 10 horas, tome um copo de chá mate.
• Ponha vinagre de maçã na salada, capriche no alho ao temperar e, quando o prato estiver pronto, pingue gotas molho tabasco.
• Um pedaço de coco no lanche da tarde é sempre bem-vindo. Não esqueça do cafezinho no intervalo entre as refeições e da canela na sobremesa.
• Acrescente 1 colher (de café) de guaraná em pó em qualquer item do seu café da manhã.


Leia também:
Magra para sempre com a dieta antiinflamatória
Dieta Já
/ Saúde / Feminíssima

Será?? Alguém já experimentou?
Vou imprimir e colar na porta da geladeira! :)
Preciso um jeito de emagrecer rápido, indolor e sem esforço!! Hohohoho!

5 comentários:

mundo azul disse...

Bem... As dicas me parecem muito boas! Mas, para manter o peso ou diminuí-lo, tem mesmo é que diminuir açucares e gorduras... E fazer exercícios ( aeróbicos ) pelo menos três vezes por semana...
Sem nenhum esforço? Acho difícil!

Gostei muito da sua postagem!

Beijos de luz e o meu carinho...

Garotas de Vinte e Poucos disse...

Ana, que notícia ótima essa da água gelada! Vou parar de tomar "águia misturada"e incorporar água bem gelada no meu dia a dia. Não custa nada e não tenho nada a perder...
Bjo

*lala*

-post novo no Garotas

Ana disse...

Oi, Moça do Mundo Azul!
Sonhar é tão bom bom!!
Bem vinda!

Ana disse...

Lala!
Gostei disso de "incluir" alimentos termogênicos!!
O meu problema é "excluir" qualquer outro tipo! Heheheh!
Beijão!

Blog do Beagle disse...

Esse post é para ser impresso, lido e aprendido. Depois, incorporado ao dia a dia. Vou imprimir, tá? Bjkª. Elza

Related Posts with Thumbnails