6.6.08

Aprendizado


vida depois da morte, reencarnação, mediunidade, incorporação, obsessão,
prece,
passe, cirurgia astral, cura, carma, vida espiritual, kardecismo,
espiritismo, sincretismo religioso, umbanda, orixás...


De uns tempos para cá, todas estas questões tem me perturbado! Nunca tive uma religião, nunca frequentei nenhum delas, a não ser algumas sessões de estudo, na Livraria Espírita de Pelotas, há mais de 20 anos, motivada pela doença da minha mãe.
Sempre acreditei em Deus, do meu jeito: um Deus doce, cheio de compreensão e amor. Um Senhor compassivo, complacente, até, com todas as minhas sombras, imperfeições, deslizes, fraquezas... E esta certeza, pouco compreendida ou aprofundada, sempre me bastou.
Quando meus filhos eram pequenos, nossas preces, antes de dormir, eram feitas de historinhas, agradecimentos, reflexões ingênuas sobre os acontecimentos daquele dia. E eles aprenderam, verdadeiramente, o que de melhor eu tinha entendido: não fazer com ninguém o que não gostamos que façam conosco. Isso é, essencialmente, o que considero um resumo de todos os mandamentos!
O tempo foi passando e fui protelando um estudo, uma leitura, um entendimento sobre todas estas questões. Só que o Joaquim é profundamente envolvido pela fé e pela prática da sua espiritualidade. Não havia como ficar imune. E tudo me levava a isso, desde a morte prematura do meu irmão, três anos atrás (aos 40 anos, eu considero "prematura"!).
O que sei é que preciso entender esta perda. E preciso entender tantas coisas...
Acho que chegou o momento.

5 comentários:

Oliver Pickwick disse...

Um chamado para o misticismo? Espero que a sua busca resulte em algum tipo de entendimento.
E é claro que o passamento aos 40 é prematuro. Lamento a sua perda.
Um beijo!

P.S.: O livro de contos sai no segundo semestre do próximo ano. É a editora que determina a data da publicação. Porém, no segundo semestre de 2010, sai o primeiro volume da trilogia de um romance.
Obrigado pela sua visita, o condado sentia a sua falta. ;)

isa disse...

ana querida,
acho otimo este chamado para a espiritualidade!
tambem estou neste caminho!
beijos!

Anônimo disse...

Dizem q quem convive com alguém, digamos sensitivo (sinonimo, para mim, de quem vê e vive a espiritualidade em tudo da vida)acaba por desenvolver esta forma de viver 'meio que sem querer querendo'. Qdo as pessoas abrem-se para estes mistérios, as respostas vão chegando, de mansinho, para não assustar, na verdade para conquistar. A vida vivida com os olhos espirituais ou da alma torna-se mais bela do q já é. Torna-se plena! Te desejo uma caminhada cheeeia de aquisição de sabedoria e discernimento! Bjo!

Rosamaria disse...

Que bom que estás "abrindo os olhos" para a espiritualidade, Ana!
A tia Teresa me ensinou tantas coisas maravilhosas! Às vezes sinto que ela está perto de mim, bem como ela disse que faria. Sinto um arrepio gostoso, como agora...

Tem coisas que é muito difícil de entender e nem sempre a gente consegue.

Adorei tua atualização nos comentários do meu blog!!!

Bjão, cosquirídia.

Thelma disse...

Boa caminhada, Anazen!

Related Posts with Thumbnails