1.2.08

Carnaval é em Lavras do Sul!


.
Escrevi, em 15/02/2006:
"No interior do Rio Grande do Sul, um carnaval diferente! Pura festa e alegria! Chega a ser exaustivo, com sua programação intensa: desfiles, churrascos, passeatas e apresentações que acontecem durante todos os dias e todas as noites de Carnaval.
O centro da cidade vira um grande salão de baile, com muita música e tanta gente que sempre surpreende, porque a cada ano parece aumentar o número de pessoas que vai passar o carnaval em Lavras.
Inúmeros blocos desfilam suas camisetas, sendo os mais tradicionais "Os Relaxados" e o "Vai de Qualquer JGeito" - VG, o meu bloco do coração!
Antes de tudo é um reencontro - dos que moram na cidade com que os que retornam...
E é um reencontro com a alegria, um jeito de matar a saudade ou de senti-la, ainda mais forte!"
.
É por isso que estou indo para lá!! :)
"O carnaval de Lavras é considerado um dos maiores do interior do estado do Sul.
A festa dura 6 dias e atrai milhares de pessoas.
O forte da cidade é o carnaval de rua, que tem como ponto central a Praça Licínio Cardoso, porém, o Clube Comercial, que fica defronte à praça, também entra na folia e organiza uma porção de festas. Há bailes todos os dias, inclusive, o tradicional Baile do Chope e desfile de Rainha e Princesas do Clube." (ObaOba Uol)
.
Na praça, 2 lugares fazem parte da festa:.
.
Telúrica, agora tem um belo terraço de frente para a Praça, Igreja, Clube:
.

.
Benedito, sempre um lugar perfeito para se encontrar amigos! Super charmoso!
.

Fotos da Néka Machado

.
"O carnaval é a maior festa que acontece por aqui.
Nesta época, de férias, a cidade é invadida por lavrenses que vivem em outras localidades e pessoas que gostam do carnaval de Lavras.
A cidade fica completamente diferente.
É criada toda uma estrutura no centro, com um lonão na rua principal, palco, arquibancadas. Surge, em dias, uma praça de alimentação com barracas que cobrem mais de duas quadras. Debaixo do lonão é só festa e alegria.
Os bailes do Clube Comercial também são ótimos. E aqui existe uma grande e sadia rivalidade entre blocos carnavalescos. Eles reúnem multidões e fazem apresentações teatrais - mostrando fatos engraçados ocorridos na cidade durante o ano.
Há ainda desfile de escola de samba (bem pequena) e o bloco Marylu, onde homens saem trajando roupas de mulher. Muito, mas muito engraçado!"
(Brasil Fora do Eixo)
.

.


.

Sobre a rivalidade dos blocos:

Um comentário do meu amigo Zéca Bueno em 02/03/06
"Escrevi e apaguei muitas vezes. Tentei escrever sobre rivalidades, depois sobre similaridades e, por fim, creio que o tema deve ser amizade intermediando com saudade.
Adorei sua postagem, considerando que é uma homenagem aos Relaxados, e que vindo de uma VG da nata, deve ser um pequeno sacrificio em nome de uma grande amizade, não pelo pouco tempo em que convivemos ainda adolescentes, e sim pela saudade daquela época tão alegre e irresponsável que hoje lembramos juntos e adultos e responsáveis por outras vidas que nos cercam.
Agradeço Ana de todo coração, mesmo que não consiga as fotos, saiba que já me sinto feliz e satisfeito com as do Churrasco do VG e dos meninos batizados."

Este tipo de sentimento, provavelmente só quem passou um carnaval na Lavrinha pode entender...
Mais uma vez vou pra lá desejando que a alegria dos reencontros supere as saudades!

-> Mais aqui: Carnaval 2007 e Roccana
.

6 comentários:

Anônimo disse...

O Carnaval de Lavras é realmente o melhor. Tenho muita saudade não só do carnaval, mas de todos os amigos que tenho e não vejo há muitos anos.
Ana, bom carnaval pra você e baixe o skype pra gente conversar mais, tá?
Beijos

Oliver Pickwick disse...

Conheço algumas cidades do Rio Grande, mas infelizmente nunca estive em Lavras. Pelo que escreveu, pelas fotografias, parece que o seu carnaval vai ser super-tri-legal, prezada Ana.
Relaxe e divirta-se!
Beijos!

Anônimo disse...

Ana, bom carnaval e volte nos contando tudo e com muitas fotos!

Rosamaria disse...

Ana
Nos dias de carnaval me dá uma tristeza de saudade do meu tempo de solteira (e faz tempo...huáhuáhuá). Ainda bem que tu vais e nos mostra aqui. Já é um consolo.
Aproveita bastante e depois vem contar.
Bjão.

Anônimo disse...

O título do post já diz tudo, Carnaval é em Lavras!!!! E realmente, é um sentimento que só quem já esteve presente consegue dimensionar o que ocorre nesta pequena cidade. Ela se transforma, e a alegria dos blocos contagia a todos!!!!! Muito bom revê-la aqui...e "vamos" de QUALQUER JGEITO!!!!!!
Beijos

Anônimo disse...

Ana, Ana......
Só quem tem a emoção de virar folião em Lavras consegue avaliar toda a energia que rola nesta terra!!!!!!Saudades de cantar na praça!!!!!!!

Related Posts with Thumbnails