22.1.08

Sobrancelhas

Lembro, nitidamente, da primeira vez que tirei as sobrancelhas. Melhor seria dizer "a" sobrancelha, porque tirei uma e doeu tanto que me recusei a tirar a outra! Só no dia seguinte enfrentei novamente a pinça, porque tava diferente demais um lado do outro e não dava para sair na rua daquele jeito! Heheheh!
Hoje é engraçado lembrar, mas, naquela época, foi quase uma tragédia! Eu me sentia muito insegura com relação a minha aparência e queria mudar, sem saber bem o que fazer. Agravava a história, eu ter só 13 anos e estar na série do ginásio, onde as meninas tinham em torno de 15, ou seja, eram umas mocinhas!!
.


.
Eu, com 12 anos. Março/1972
Sobrancelhas intactas! Bonitinha!


Quando me arrependi era tarde! Simplesmente não conseguia deixar que voltassem ao formato natural! Cada tentativa de deixar de tirar ficava horrível e eu acabava tirando tudo de novo! E fiquei com esta cara (argh!) durante algum tempo:

Baile de Debutantes: 15 anos completos

Todas estas lembranças porque li o seguinte:

A beleza inalcançável

"Garbo e as demais estrelas e divas eram seres intocáveis, produzidas e construídas para a perfeição. Os principais conceitos transmitidos pelo cinema, e que rapidamente tornaram-se objeto de desejo das mortais, eram Elegância e Glamour. Garbo era a própria encarnação da elegância e do mistério, mas assim como ela, eram fascinantes Jean Harlow, Joan Crawford, Bette Davis, Marlene Dietrich, Ginger Rogers, Katharine Hepburn..
Perfeição - A grande maioria dessa divas era fisicamente alterada. Para as atrizes daquele período era bastante comum depilar as sobrancelhas para redesenhá-las com lápis; arrancar os cabelos da testa para deixá-la maior, tirar os dentes posteriores para aumentar a cavidade das bochechas; pintar os cabelos num tom bem platinados e os lábios bem rubros. O drama era que tamanha perfeição mexia com a cabeça de todas as mulheres, que passaram a desejar um padrão de beleza inalcançável." (Daqui: No Provador)

Hoje, quando vejo minhas sobrinhas ou amigas com as sobrancelhas fininhas lembro da minha "tragédia"! E fica claro que o nosso conceito de beleza é muito manipulado pela mídia, por mais que não acreditemos nisso! Infelizmente passei parte da minha juventude inconformada com muitas coisas que hoje vejo que não tinham a menor importância! O que perdemos em frescor e beleza física ganhamos em segurança e auto-estima. Ainda bem que é assim! Antes tarde do que nunca!

.
Erros que saltam aos olhos:
"Para consertar uma sobrancelha que foi depilada sem critério, preciso trabalhar nela de quinze em quinze dias até acertá-la. Isso pode levar seis meses", explica Cida Nunes.
.
São estes os erros mais comuns:
ARQUEAR DEMAIS - Nem todo mundo fica bem com o ar misterioso e fatal desse desenho de sobrancelha. Se você já nasceu com ela, ótimo. Caso contrário, não force a barra, o resultado certamente vai ficar artificial.
AFINAR MUITO - Atitude típica de modelo, que vive com as sobrancelhas maquiadas. Se as suas são grossas, remova os pelos fora da linha e explore esse visual poderoso.
SIMETRIA (sobrancelhas iguaizinhas) - Um lado do seu rosto nunca é igual ao outro, portanto as sobrancelhas não precisam ser também.
ENCURTAR -Tirar alguns fios a mais no início ou no fim da sobrancelha pode ser fatal. Retire apenas o que está sobrando.
AFINAR DE REPENTE - Para um resultado natural, essa redução na espessura tem que ser gradual, sem ficar evidente.

9 comentários:

Pra saber um pouco mais... disse...

Mas olha eu ali tchê!!!hehehe

Vou confessar: odeio minha sobrancelhas..tirando minha gordura o que mais detesto em mim, são elas..hehe

beijos!

Denis Barbosa Cacique disse...

Engraçado esse post porque a minha sobrinha de 15 anos q mora na casa ao lado da minha resolver submeter-se à pinça pela primeira vez. Ficou horrível, e ela está morrendo de vergonha. Qdo a vi, não consegui segurar a risada. Uma hora ela pega o jeito (ou não! vai saber, né!? hehehe).

Abraços

Ana disse...

Luizaaaa
Não sei de que "gordura" tu ta falando!! Pára com essa bobagem, menina! Tu és linda!
Quanto às sobrancelhas, sei que é complicado, mas dá pra ir mudando o formato, aos poucos!
As minhas eu simplesmente parei de tirar (e ficaram todas espetadas, horríveis) durante alguns meses! Radicalizei! Hehehehe!
Mulher tem cada coisa...

Ana disse...

Denis
É que o formato das sobrancelhas dá, de certa forma, personalidade ao rosto... Eu vejo assim!
Parece um detalhe sem importância, mas muda tudo!
Com certeza ela vai pegar o jeito!! Tomara que seja rapidinho, porque, aos 15 anos, ficamos muito ligadas nessa coisa de aparência!
Abraços!!

Rosamaria disse...

Nem me fala em sobrancelhas, Ana, sou traumatizada com as minhas! Um dia ainda mostro como elas eram (taí um post ótimo!) Depois que tirei (a Elba) a 1ª vez, nunca mais voltaram ao que eram. Já fiz definitiva duas vezes. No último mes de outubro reforcei e sumiu tudo, tá uma droga!

Bjim.

Rosamaria disse...

Voltei aqui pq me chamou a atenção a data na tua carteira de estudante. Em 1958 eu tnha 13 anos e foi um ano muito feliz pra mim.

Bjim.

Graziana Fraga dos Santos disse...

guria, tem uma menina que sempre faz a minha sombrancelha, uma vez fiz com outra e ela acabou comigo! fiquei um tempão tentando voltar como antes!!!
as minhas eram enormes, como as da malu mader...hehehehehehehhe
resolvi tirar porque parecia um bicho cabeludo! hahahahahaha

Ana disse...

Rosinha!
Pois é... Por que é tão difícil voltar ao formato original? Acontece quase sempre!
:(

O que aconteceu em 1958? Contaaa!!

Beijos!

Ana disse...

Grazianaaa
Publica uma foto da época que ainda não tinha tirado as tuas sobrancelhas de Malu Mader!
Fiquei louca pra ver! Tu deverias ser muito linda, desde esta época!
Agora, como estão na moda, estas sobrancelhas de "bicho cabeludo" são só aparadas, delineadas e valorizadas! Eu adoro! (Como as da Ana paula Arosio.)

Related Posts with Thumbnails