21.6.07

Pernambucanos & Gaúchos

Momento do Chimarrão - Aquarela de Marlowa


Recebi do Zéca a seguinte indicação para leitura:

O Grito
por Luciano Pires - jornalista, escritor, conferencista e cartunista

"... Pois recentemente estive em Recife e em Porto Alegre, onde pude apreciar atitudes com as quais não estou acostumado, paulista/paulistano que sou.
Em Recife, naquele centro antigo, história por todos os lados. A cultura pernambucana explícita nos out-doors, nos eventos, vestimentas, lojas de artesanato, livrarias. Mobilização cultural por todos os lados. Um regionalismo que simplesmente não existe na São Paulo que, sendo de todos, não é de ninguém.
No Rio Grande do Sul, palestrando num evento do Sindirádio, uma surpresa. Abriram com o Hino Nacional. Todos em pé, cantando. Em seguida, o apresentador anunciou o Hino do Estado do Rio Grande do Sul. Fiquei curioso. Como seria o hino? Começa a tocar e, para minha surpresa, todo mundo cantando a letra!
“Como a aurora precursora / do farol da divindade, / foi o vinte de setembro / o precursor da liberdade”
Em seguida um casal, sentado do meu lado, prepara um chimarrão. Com garrafa de água quente e tudo. E oferece aos que estão em volta. Durante o evento, a cuia passa de mão em mão, até para mim eles oferecem. E eu fico pasmo. Todos colocando a boca na bomba, mesmo pessoas que não se conhecem. Aquilo cria um espírito de comunidade ao qual eu, paulista, não estou acostumado. Desde que saí de Bauru, nos anos setenta, não sei mais o que é “comunidade”. Fiquei imaginando quem é que sabe cantar o hino de São Paulo. Aliás, você sabia que São Paulo tem hino? Pois é... Foi então que me deu um estalo. Sabe onde é que os “ressentimentos passivos” se transformarão em participação ativa? De onde virá o grito de “basta” contra os escândalos, a corrupção e o deboche que tomaram conta do Brasil? De São Paulo é que não será. Esse grito exige consciência coletiva, algo que há muito não existe em São Paulo. Os paulistas perderam a capacidade de mobilização. Não têm mais interesse por sair às ruas contra a corrupção. São Paulo é um grande campo de refugiados, sem personalidade, sem cultura própria, sem “liga”. Cada um por si e o todo que se dane. E isso é até compreensível numa cidade com 12 milhões de habitantes.
Penso que o grito – quando vier - só poderá partir das comunidades que ainda têm essa “liga”. A mesma que eu vi em Recife e em Porto Alegre. Algo me diz que mais uma vez os gaúchos é que levantarão a bandeira. Ou talvez os Pernambucanos. Que buscarão em suas raízes a indignação que não se encontra mais em São Paulo. Que venham, pois. Com orgulho me juntarei a eles."

Me chamou atenção, outro dia, que tenho muitos blogs de pernambucanos linkados no Roccana: (Só perdem para os gaúchos!)

Simplificando (da Thelma, uma "pernangaúcha")
Estuário
Síndrome de Estocolmo
Gênero Cinematográfico
Liperama
Sítio de Maricota
Raimundo Pajeú

* Também foi o Zéca quem descobriu o lindo blog da Marlowa, autora da aquarela que ilustra este post!

_____________________________________
.

Não poderia deixar de mencionar aqui uma certa pernambucana que transita em todos os blogs com seus comentários inteligentes, sensíveis e bem humorados: Cidinha!

Além de estar presente nos blogs ela é minha amiga no Orkut, onde mantém uma ponte-jégue - se é que posso falar assim! Envia de tudo, lá de Pernambuco, num jégue que não chega nunca! E olha que não tem nenhum operador de vôo, ops! - de jegue em greve!!

10 comentários:

Unknown disse...

O Zeca mandou pra mim tb, mas eu mal tive tempo de ler.

Ótimo teu post, Ana! Adorei!

O jegue vai chegar em outubro trazendo a Cida.

Bjão.

Graziana Fraga dos Santos disse...

bah, eu com o meu bairrismo adorei o texto do Luciano.
aqui temos muito disso e meu namorado, carioca, ficou impressionado como somos bairristas!
E, alémm de Pernanbuco e Porto Alegre, acho que encontramos outros exemplos de bairrismo pelo Brasil ;)

Anônimo disse...

Realmente espero que não tenha nenhum evento com a Bethania na rota do jegue, porque senão ele fica de tiete e não trás a passageira!!!!Estamos todos aguardando a vinda da Cida!!
Bjos

Anônimo disse...

Obrigada por apresentares o Jeribuco para os nosso(a)s amigo(a)s.Nessa foto, ele deu uma paradinha para sentir a brisa super poluída de Porto de Galinhas, antes de seguir com o carregamento de Rayban com proteção Ultra-vIOLENTA para o terrorista-mor e de gogo- matéria-prima do bobó- para ti, Clarice e Rosaaaaaaaah.

Adorei essa crônica que Zeca me mandou e como eu já estava querendo consolidar a minha ligAção e aprender determinadas táticas com vocês,queridos do Sul, vou me arranchar por somente 3 meses na casa de cada um(a).Ah, não estou esquecendo dos gaúcho(a)s que moram nas adjacências..

Portanto, a partir de outubro/07, passarei no mínimo 2 anos aí com AnaBacana, Carmencita, Clarice, Grazi, Márcia, Rosa, Xôn e Zeca, aprendendo técnicas humanitárias e educacionais para serem implantadas aqui em pernambuco e, dessa forma, contribuir para o desenvolvimento do nosso país.

Um grando abraço a cada um de vocês!

Marcia disse...

eu só quero saber DESDE QUANDO a Thelma virou pernambucana. que desaforo.

Ana disse...

Rosinha!
Yesssssss! Vai ser uma festa!

Graziana!
Ninguém nos supera! Heheheheh!

Clarice!
Sem escalas em Camboriú, espero!

Cidinhaaaaaa!
Jeribuco é perfeito! Heheheeh!
A gente se diverte muuuuito, né?
Espero que os primeiros 2 anos sejam em satoleP!!

Pintinha!!
Me rendi aos fatos! A Thelma se apaixonou pelo Recife! Fazer o quê??

Telejornalismo Fabico disse...

*



cida!
vc vem na hor certa.
estou precisando de uma cozinheira passadeira lavadeira arrumadeira.

não imagina que felicidade vc traz.





*

Zeca La-Rocca disse...

Ana, separa aquele vestido de prenda para a Cida...

ela vai ter q aprender a dançar, no minimo, a dança do pezinho.

E acho q nestas andanças dela por aqui tem q sobrar tempo p ir a São Borja depositar flores no túmulo do Getúlio e do Tio Briza!
E, logicamente, q vai ter q levantar todas as manhãs e preparar o chimarrão...

hehehehe

bjosss

Ana disse...

Só porque a Cida vai passar 2 anos na casa de Xôn ele já está re-organizando os serviços da casa! De uma forma muito justa e equilibrada, claro!!

Ana disse...

Zécaaa

Bem pensado! Vou deixar o vestido prontinho, esperando por ela!
E o resto das atividades com certeza será colocado em prática!

"Ai bota aqui, ai bota ali o meu pezinho!!"

Related Posts with Thumbnails