6.11.06

Feriadão

Lavras em festa: exposição agropecuária, FELAIC (Feira Lavrense de Artesanato, Indústria e Comércio), ENCLAV (Encontro de Lavrenses) e o festival de música nativista deixou a cidade movimentada! Encontrei tanta gente, falei tanto que perdi a voz, provavelmente porque em todos os lugares tinha música alta e eu precisava falar um tom acima, pelo menos!
.

Estela no Benedito
.
Ver a Estelinha cantar sempre me emociona! É impressionante, ela está cada vez melhor! Gosto da voz, do jeito dela se apresentar e do repertório!
Muito bom estar entre amigos e a minha primeira noite em Lavras, foi assim.
O Benedito é um barzinho super charmoso, e o atendimento da Silvinha é a marca registrada da casa, além das paredes coloridas e da certeza de chegar lá e rever amigos!
Nesta noite, especialmente, encontrei vários: nas fotos a Estela, a Kika, a Marthinha Bulcão, o Cássio, a Large, o Guga... Ainda estava tímida, evitando tirar muitas fotos! Depois assumi a minha tietagem e fotografei tudo!
.


Inauguração do Casablanca Eventos
Um lugar bonito, espaçoso, bem decorado, com lareira, churrasqueira, piscina, espaço ao ar livre com uma iluminação planejada pra valorizar cada recanto. Lugar perfeito pra reunir amigos, promover encontros, idéia do Marcelo Gomes que tem tudo pra dar certo. Há muito faltava um lugar assim em Lavras.
.
Nas fotos Maurício, Lídia e Jerônimo; depois Renata, Gisela e Guga (com aquele abraço que só ele sabe dar). Na seguinte eu e ele, novamente. Na 4ª foto a Fernanda, depois estou com a Fernanda e Camila, na seguinte um grupo animado: Maria Teresa, Ana Júlia, Cristiane e Ricardo. Na 8ª Sávio, Júlio e Cristina, na última Batista e Maria Teresa, que animam qualquer festa!
Mais fotos da inauguração no site TNT
.

 
Esta é a Fernanda, do blog Minha Insensatez! Gosto muito do que ela escreve e fico feliz de encontrar pessoas de Lavras aqui, na blogosfera! A Fereh sempre comenta minhas poesias de um jeito que eu adoro! Ela é filha dos meus amigos Maurício e Glorinha! Muito bom encontrá-la pessoalmente!




.
Noite de Autógrafos
Fernando Adauto autografou “Tropeando”, uma seleção de cinqüenta crônicas publicadas no Jornal Sul Rural.
O repórter Sebastião Ribeiro comenta: “As crônicas de Fernando Adauto saem do fundo do galpão, como se cada página fora construída ao redor do fogo, a carne na brasa, a cuia passando. Paradoxalmente, tenta ordenar este universo do Pampa acolherando letras com a ponta da caneta. Ainda que temperada pela poesia e pela sabedoria de um homem que se empenhou em conhecer o mundo para entender a sua campanha, é a crueza da conversa campeira que impregna o livro."
No coquetel, entre queijos e outras delícias fabricadas em Lavras, muitos amigos foram abraçar o Fernando. Entre eles, a Professora Jurema Souza, aos 95 anos de idade, extremamente inteligente, bem informada e um papo muito interessante! Ela é um exemplo de vida e foi uma das primeiras professoras do meu pai! 
.

Novo jornal em Lavras
Se chama "Tribuna do Povo" e é semanal. A Rosângela e a Cristina (na foto, comigo) tem uma coluna chamada "Em Evidência" bem bacana. Pra assinaturas o nº é 0xx55 32822227 e o email é tribunadopovols@hotmail.com .
.

10ª Bateada e Show do Jair Kobe
.
Achei muito bom o nível das músicas que estavam competindo e nem senti o tempo passar enquanto assisti as apresentações.
Ver as imagens do Paraguassu (idealizador da Bateiada) e do Pigue no telão, lembrando do quanto eles gostavam destes momentos foi muito bonito!
.

 .
O 1º lugar ficou com a música "A Mais bela Xirua" de Murilo Teixeira e Leandro Bagé:

 

Jair Kobe mostrou toda sua versatilidade, cantando músicas divertidas e interpretando personagens-Sergay Baitabichóvski, o Baiano e o Guri de Uruguaiana, que fez comentários durante toda a apresentação .
“Eu estava lendo aqui. Tem umas poesias na música gaúcha, né tchê? Aquela música do Nico Fagundes e do Bagre, tchê! Troço loco aquilo! O Canto Alegretense. Fala assim: "Flor de tuna, camoatin de mel campeiro. Pedras mouras das quebradas do Inhanduí." Mas olha que coisa simples isso né tchê?! Todo mundo sabe o que quer dizer isto. Como é que a música gaúcha não conquista esse Brasil inteiro? Umas letras tão fáceis assim. Por causa da música... não sei. A música do Bagre é muito bonita, mas se ela fosse mais alegre, mais moderninha, mais pra cima. Eu acho que com certeza a música gaúcha conquistaria o Brasil.” (Do blog de Karine Viana).
Depois desta reflexão ele passou a cantar o Canto Alegretense inspirado em Tete Espíndola, Elvis Presley, Tom Jobim e Macareña, entre outros! Muito bom! E ainda cantou Garota de Ipanema com a melodia do Canto Alegretense! Ficou show! Não deixe de olhar o vídeo com os momentos do show "Seriamente Cômico"!
.
A banda
.
Teve um momento, lá na Expofeira, em que ouvi a banda começar a tocar! Meu Deus! O tempo voltou, rapidamente, e eu me senti na época em que eu tocava na banda do Ginásio Licínio Cardoso, em Lavras!
Passa uma coisa de felicidade simples e ingênua que eu simplesmente não sei descrever! Se clicarem na foto, vão ouvir uma banda - não a da Escola Dr. Bulcão, que tocou agora, em Lavras, mas dá pra ter uma idéia do que senti, naquele momento, e da minha saudade!
.

18 comentários:

Anônimo disse...

Vixe! Mulher, tu tinhas mesmo que ficar sem fala: Festão danado de bom, hein?! E tu sempre saindo MUITO BEM nas fotos, tão bela, toda simpatia.
Grande abraço do visitante do sertão de PE.

Anônimo disse...

Noooooossa Ana!!! Quanta farra, hein Dona??? Assim é que é bom!! :D

Este povo de Lavras é muito festeiro. Quase toda vez que você vai prá lá volta com um post/relato desses. Muuuuito gostoso! E já que não posso embarcar com você, daqui fico feliz em vê-la assim genuinamente alegre.

Beijo,

Luiz Felipe Botelho disse...

Farras maravilhosas, Aninha!
Faço coro com o Raimundo e o Leonardo, feliz de te ver curtindo isso tudo!
Beijo

Graziana Fraga dos Santos disse...

que maravilha de feriadão!!!
coisa boa!
que povo festeiro, que beleza!!!

Anônimo disse...

quem vai à Lavras só de passagem, não imagina o quanto a cidade tem a oferecer.
Coisa boa!

Thelma disse...

O povo da Lavrinha é hiper festeiro, né? Lembro dos meus tempos de Benedito....como era bom! Eu ficava sentada ali na praça, vendo o povo passar...tu recordas? Tempo do Tecituras, quando eu percorria a Lavrinha....Super bom! Festerê, Anazen! Maravilha! Beijos.

Dona Fernanda disse...

Ana... adorei nos ver aí no teu blog! Lavras realmente tava uma maravilha nesse último find. Também falei pelos cotovelos, aliás... na foto estamos a falar hahahaha era tanta gente pra rever, pra abraçar, pra gargalhar junto que fiquei como diz o meu irmão "cansada de fazer festa!". Falei tanto que até fiquei ligeiramente embriagada de tanto molhar a garganta uaheauheauheahe

Nessas épocas de EXPOLAVRAS é que a gente sente uma alegria de estar aqui, de vir matar a saudade que sentimos de nós., como dizia um certo poeta deste rincão.

Um grande beijo e até!

Anônimo disse...

Meu Deus!!
Agenda presidencial de vcs hein!!!
Show!!!
A Renatinha q naum vai curtir essa historia de Benedito hauihauihauihai!
Bjooossssss

Rosamaria disse...

Anabacana!

To encantada com tudo que vi aqui sobre o festerê do findi! Meu maior sentimento é não poder compartilhar com vcs, minha gente, depois de estar lá não poder ficar.

Não há de ser nada. Fico feliz por ti e pelos outros que aproveitaram, não deixa nunca de ir.

Bjããoo.

Anônimo disse...

Quanta gente bonita por ai Ana.Bjão

Rosamaria disse...

Só pra eu me situar:

- Quem é a Estelinha? Filha ou neta de quem?
- E o Marcelo Gomes?
- Os pais da Fernanda são parentes?(gostei muito do blog dela!)

- A d. Jurema é um caso especial! Quando a mãe tava doente ela ia lá e batíamos o maior papo. A cabeça dela é jovem, escuta rádios de São Paulo e fala sobre qualquer assunto.
Quando crescer quero ser como ela, hihihi!

Bjão.

Ana disse...

Oi, Raimundo Pajeu!!
Festão muito bom, mesmo! Ainda mais que reencontro amigos que eu adoro!
Adorei os elogios, visse visitante do sertão pernambucano?
Beijo!

Léo!
É povo bem festeiro, mesmo! E nunca vi gente que goste mais de sentar num barzinho e jogar conversa fora! É como se fizesse parte do temperamento do lavrense, um talento pra rir e "entender" de todos os assuntos! Heheheh!

Lipeeee!
Que bom!! Muita farra, mesmo!
Beijo!

Graziana!
É um povo danado de festeiro! Qualquer chimarrão na praça, de tardezinha, vira festerê e, se duvidar, comício!!
Bjs!

Vânia!
Tu tens que achar uma horinha e passar uns dias em Lavras! Estes feriados são ótimos, porque a gente encontra, além de quem continua morando lá, os que vão matar as saudades, como é meu caso!
Super bom! :)

Thelminha...
Lembra quando ficávamos vendo a lua, espetada na torre da Igreja??
Bons tempos, o do Tecituras e de quando estavas no Orkut!
Beijos, Guriazinha!

Oi, Fereh!
Esta idéia de molhar a garganta é massa! Heheheheh!
Quem falava em "matar a saudade que sinto de mim" era o tio Beto, grande poeta!
E o Murilo, que lindo, hein? Primeiríssimo lugar, super merecido!
Estes poetas lavrenses traduzem tão bem o que sentimos...
Beijão!

BonniTa!
A Renatinha vai começar a curtir o Benedito assim que for lá pela primeira vez! Heheheheeh!
Vamulá, também?
Beijossss!!

Rosinha!
A Estelinha é filha do Cássio Vinícius, neta da D. Lucinha La-Bella, lembra?
O pai da Fernanda é parente, sim, mas não tão próximo! E a Glorinha faz parte daquela Turma que eu sempre falo!
O Marcelão é sobrinho da d. Jurema!
Eu sempre achei que o sobrenome dele fosse Chiapetta, mas li no jornal que é Gomes! Ele mora em Lavras há alguns anos!
A d. Jurema é maravilhosa! Não se trata só de estar lúcida, aos 95 anos! Ela participa, convive e é extremamente antenada, sabe tudo! Show de bola! Também quero ser assim quando crescer!

Paty!
Beijão, peregrina!
Sempre bom te ler!

Rosamaria disse...

Como não vou lembrar da Lucinha? Eu era fã dela! Cantava muito bem a danada! Faço até hoje uns palitinhos que ela me deu a receita, qualquer dia ponho no blog.
Bjs.

Ana disse...

Pois é, Rosinha!
também lembro da dona Lucinha cantar super bem! Explica-se a linda voz e o talento da Estela!

Clarice!!!!!!!!!!!!!!!
O carnaval nunca mais foi o mesmo depois que vocês deixaram de ir!
Quem sabe no próximo??

Zeca La-Rocca disse...

Lavras sempre é ótima! No dia em que eu li, aqui no teu blog, q teria o encontro dos lavrenses, fiquei doidinho p ir. mas sem condições nenhuma.... pena!
Dificl encontrar em outro lugar o circuito cultural q Lavras oferece.
Bjosss

Ana disse...

Ô, Clarice...
nem tudo é perfeito!!

Zequinha!

No ano que vem tem mais!
Já te programa!
Beijão!

Tania Velázquez disse...

É nessa hora que dá vontade de ir a Lavras...

Adorei o post, as fotos e acho que ouvi a banda da sua saudade!
Como o sabor das uvas da parreira da casa da minha avó. Nunca comi nada igual. Isso tem uma denominação: sabor de infância

Tania Velázquez disse...

É nessa hora que dá vontade de ir a Lavras...

Adorei o post, as fotos e acho que ouvi a banda da sua saudade!
Como o sabor das uvas da parreira da casa da minha avó. Nunca comi nada igual. Isso tem uma denominação: sabor de infância

Related Posts with Thumbnails